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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Motor LS9 do ZR1 explodido


Clique na foto para ampliar. Aqui temos todas as peças explodidas do motor LS9 com o compressor Eaton (também desmontado) para ilustrar essa usina de potência de 638 hp.

4 comentários:

Road Runner disse...

Muito bacana essa foto, dá para observar em detalhes como é o motor completo. Gosto muito dessas fotos explodidas.

Uma dúvida: para que serve a roda dentada na parte traseira do virabrequim?

Corvette Brasil disse...

Road Runner,

Uma pergunta super inteligente. Isso se chama Crankshaft (virabrequim) timing gear. Em geral é usada para o comando de válvulas mas no caso do Corvette há apenas um comando central já que o motor é pushrod. Em aviões, com motor Lycoming por exemplo, é para acessários que precisam da força do motor.

No caso do LS9 imagino que essa timing gear é conectada ao compressor Eaton e usada para aciona-lo.

Corvette Brasil disse...

Pessoal,

Vou ter que me corrigir aqui.

No LS7 do Z06 tem o timing gear também do virabrequim. Ele serve para o sistema de lubrificação de cárter à seco (dry sump).

No caso do LS9 a timing gear serve para a mesma coisa, para funcionar o dry sump system.

Então está ai, Road Runner, a engrenagem é para fazer o sistema de lubrificação e sua bomba funcionarem.

Vamos publicar em breve, um artigo de como o LS9 é montando à mão.

Road Runner disse...

Obrigado pela explicação!

Por isso é que gosto dessas vistas explodidas, sempre dá para aprender algo novo ou descobrir algum detalhe interessante.

Esse artigo sobre a montagem do LS9 também promete ser muito, mas muitíssimo interessante. É impressionante como esse small block ainda faz miséria nos dias atuais! Acredito ser um dos motores de melhor custo-benefício atualmente.