Um dos melhores tipos de arqueologia é o que chamamos de arqueologia automotiva, nos EUA simplesmente barn find. Barn find se refere à uma jóia abandonada num celeiro ou galpão durante anos até que uma viúva resolve limpar o precinto e então vender a "sucata" que está lá dentro por preço de amendoin para algum entusiasta que está segurando seu entusiasmo.
Recentemente Jay Leno comprou um raríssimo Dusemberg J que estava empoeirando numa garagem atrás da sua casa na Califórnia durante décadas. Já falamos também dos carros da VH1. Um Bugatti de um dentista, que vale milhões, foi achado na Inglaterra ano passado. Esse ano o primeiro Aston Martin DB de uso pessoal do David Brown também foi encontrado. Nos EUA existem ainda muitas possibilidades de se encontrar carros clássicos e de valor escondidos em algum galpão ou celeiro de fazenda. Não há caça ao tesouro mais divertida e por muitas vezes lucrativa. Devemos lembrar aos leitores também que o primeiro Corvette 1953 de vin 001 está sumido. Quem sabe o carro ainda existe e está ai para ser achado por algum Indiana Jones automotivo. Quanto não valeria esse 53 hoje se o preço médio por uns dos 300 53 construidos é de aproximadamente $350.000 Dólares. Como mostramos anteriormente, um dos meus amigos da NCRS possui um 53 impecável.
O carro das fotos é um Corvette 1959 que ficou durante anos guardado em um galpão em Wisconsin. A última vez que o carro foi dirigido foi em 1965 sendo que está estacionado desde então. O novo dono desse Corvette o herdou mês passado do tio que faleceu e agora está interessado em restaurar, ou pelo menos como fez Leno, deixar o carro em condições de ser guiado. O carro foi comprado pelo tio desse homem em 1961 sendo então seu segundo dono até agora. Vamos torcer para que o carro continue em família mesmo porque pode ser aproveitado e vendido mais para frente com mais lucro.
O carro em si tem suas modificações. Estéticamente se notam as luzes auxíliares montadas na base do parabrisa que é algo típico que um caipira de Wisconsin faria. Além disso, há 3 carburadores Stromberg não originais que não cabiam sob o capô. A solução que o dono teve foi cortar o capô original do 1959 para que os carburadores ficassem um pouco para fora. Ao que indica o carro tem 40.000 milhas originais o que é muito para um carro que foi supostamente dirigido durante 7 anos até o meio da década de 60.
Notem os carburadoes Stromberg no motor que também foi apimentado com um comando especial.
Aqui a garagem onde o carro foi guardado por décadas.
Notem as luzes montadas na base do para brisa.
Dificil saber a condição do chassis e dos cromados mas imagino que não muito boa afinal Wisconsin é um estado com um certo teor de humidade. O que eu faria? Iria fazer uma restauração frame off do carro e tentar descobrir o que pudesse de sua história para documentar o carro devidamente. E o que você faria se tivesse herdado ou achado esse carro?
2 comentários:
Sendo um carro da família e podendo; restauraria mas ficaria na dúvida se manteria as modificações ou restauraria para o original; dependendo é claro das condições do carro e do orçamento.
Depois de tanto tempo parado nunca se sabe como estaram as peças.
Mas com certeza essas luzes na base do pára-brisas dançariam... Rs
Aqui no Brasil isso é menos comum...
Mas aqui perto de casa tem uma VW TL bem caidinha mas em bom estado; um auto-entusiasta colocaria o carro em ótimas condições sem muito esforço!
Queria esse coletor de alumínio com os Strombergs 97...
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