Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

domingo, 12 de setembro de 2010

Mercury 1950 Lead Sled


Sexta Feira é dia de dirigir Corvette para o trabalho e nessa última Sexta não foi diferente. Também é o dia de ligar para os amigos e, claro, não deixei de faze-lo. Porém indo para o trabalho me deparei com um Mercury custom e tive que parar, tirar fotos, falar com o dono e fazer um pequeno video.


A Mercury foi uma marca criada pela Ford para ser intermediária entre os Ford e os Lincoln, morreu em 2010 mas nos anos 50 e 60 teve seu período de glórias. A Mercury seria equivalente à Oldsmobile da GM porém nos anos 50 e 60 tinha também uma conotação de maior performance. Era nessa época que a Mercury tinha também uma indentidade própria. Muitos jovens desejavam os Mercury 1950 com seus potentes motores V8 e assentos confortáveis. Quando esses carros ficaram mais acessíveis, depois de usados, jovens na Califórnia e em outros estados começaram a customizar seus Mercury. Para se ter uma idéia, os tetos eram serrados, os carros rebaixados e pinturas chamativas eram usadas. Praticamente pode-se entender que os Mercury foram os primeiros full size hot rods.


Esses carros modificados e cortados ganharam o apelido de Lead Sled (ou seja, treinós de chumbo) porque eram soldados e remendados com chumbo depois de cortados. Muitos eram até feitos em casa. O Mercury desse Sr no video não foi feito por ele. Ele o comprou já assim. O carro nem motor Ford tem, no lugar um Cadillac do começo dos anos 80 no qual o dono tinha vergonha de mostrar e não quis abrir o capô mesmo pedindo. Me disse: é feio e você não vai querer mostrar isso para os leitores do blog.



Quem assitiu o filme Cobra de Sylvester Stalone vai se lembrar do Lead Sled dele. Era diferente porque tinha mais motor, duas portas e era cinza chumbo. Um verdadeiro badass. Já esse aqui é mais ou menos mas não deixa de ser curioso.


Notem o volante que é na verdade de um Impala e a bolinha do câmbio um Mad Doggie Dog. O carro estava bem apresentável e tinha até caixas de som um tanto interessantes. As calotas no estilo Bonneville foram colocadas pelo novo dono: a única modificação que ele fez.


O carro não tinha alarme. No lugar um simpático Collie chamado Max ocupava o banco do passageiro.


O banco traseiro era muito importante para os jovens da época que namoravam e o Mercury nunca decepcionou nesse quesito.




O espelho é bem Californiano, no espírito dos rodders do sul da Califórnia.



Espero que gostem do video. Irão notar o C4 1992 preto ao fundo. Outras coisas à notar são que esse Lead Sled é um quatro portas o que é incomum. O bacana das portas traseiras são que elas são do tipo suicida, ou seja, abrem ao contrário. Os trincos também foram removidos e no lugar botões para abrir as portas foram instalados, são como os percursores das portas de trinco elétrico de hoje. Para se fazer esse Merc' com teto rebaixado foram necessários novos vidros de tamanho customizado para o carro, algo caro e não muito fácil de fazer. Dessa forma, é muito mais interessante comprar um carro pronto de um vendedor motivado (que precisa vender) e assim fazer um bom negócio. Foi o que o dono dessa oficina de pintura automotiva fez. O que ele precisa agora é cuidar da parte do motor e trocar o velho motor Cadillac dos anos 80 por algo um pouco mais apropriado para o carro e de preferência de origem Ford. Mesmo assim, de modo geral, foi interesssante conhecer o carro.


3 comentários:

Luiz disse...

Não se pode dizer que o Corvette Brasil é anti democrático. Além dessa bela Mercury custom, até o meu "Chevelho" SS 396 apareceu no blog. Acho isso interessante, abrir espaço de vez em quando para outras marcas e modelos.

Road Runner disse...

Muito bacana mesmo esse Mercury customizado. Gosto muito dessa traseira fastback. Sem dúvida alguma o bólido merece algo mais musculoso sob o capô, para fazer jus à aparência agressiva da carroceria.

Luiz,

O seu Chevelle SS 396 está lindo e maravilhoso, digno de nota!

Joel Gayeski disse...

Badass!

Muito bem detalhado o carro.
As calotas estilo Boneville deram um toque especial.