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Desenho da Car and Driver do que pode ser o Corvette de motor central. |
Nos últimos dias, recebi o exemplar de Maio da revista Car and Driver com um artigo sobre o novo Corvette C8 de motor central. Aqui o que aprendemos sobre o assunto.
De acordo com a publicação, as mudanças serão bem maiores do que apenas de layout e aparência. Para começar, nenhum pedal de embreagem irá mais existir deixando os verdadeiros entusiastas, assim como seu humilde autor, extremamente desapontados.
Estruturalmente, o Corvette C8 será muito similar ao C7 sendo construido em aluminio para o seu chassis, com placas de plástico para carroceria junto com fibra de carbono e metais como magnésio. Será então um backbone tipo spaceframe de aluminio com outros materiais, como atualmente. O que muda é a arquitetura mudando o motor para entre as costas do passageiro e o eixo traseiro. Dessa forma, câmbio e motor serão atrás e não como desde o C5 onde motor é dianteiro-central e câmbio traseiro. Esse tipo de configuração melhora a tração e arrancada pelo maior peso nas rodas traseiras mas, na minha opinião, descaracteriza a tradição do Corvette.
Em termos de motorização, aqui grandes novidades. Para começar deve ser adotado uma versão atualizado do atual LT1 do C7 com mais potência: em torno de 500 hp. Esse será o motor básico.
Porém, logo em seguida, um motor de 5,5 litros DOHC de alto giro (motor que vai girar 9.000 RPM ou mais) será opcional. Será o primeiro DOHC do Corvette desde o LT-5 do C4 ZR-1 de 1990-95 projetado pela Lotus e fabricado pela Mercury Mariner. Esse motor deve ter características parecidas com os da Ferrari (gozação: sem quebrar ou custar tanto) e deve ter menos torque em baixa rotação (grunt), algo que descaracteriza o Corvette. Um motor que deve ter pelo menos 600 hp.
Existirá, logicamente, a versão superalimentada desse motor de 5,5 que deve ter turbos ao invés dos Compressores que existem desde o ZR1 C6 e estão nos atuais Z06 e ZR1 C7. Com isso a potência do motor deve subir para 800 hp.
Além disso, possivelmente existirá uma versão híbrida com motores elétricos na frente bons para mais 200 hp o que deve elevar a potência do carro para 1.000 hp quando ambos motores são utilizados. Por ser instalado na frente, os motores elétricos e bateria devem roubar todo o espaço do porta malas. Além disso fará com que o carro tenha tração dianteira elétrica e traseira à combustão.
Naturalmente, com os motores turbo alimentados e sistema híbrido, o desenho do carro vai necessitar de várias entradas de ar e deve ser interessante as possibilidades de desenho devido à necessidades de refrigeração mais aerodinâmica.
Com relação ao câmbio, outra novidade. Existe um rumor que um câmbio de dupla embreagem e 8 marchas está sendo desenvolvido. Não haverá câmbios manuais, grande decepção. O interessante é que esse cambio será desenvolvido junto com a Tremec que hoje fornece os câmbios manuais. Vejam, câmbios de duplo embreagem são, essencialmente, câmbios manuais controlados eletronicamente. Isso difere dos atuais câmbios automaticos de alta velocidade que a GM tem, inclusive equipando o Corvette cujo tempo de mudança é superior aos câmbios de dupla embreagem da concorrência. Imagino que deve haver espaço e opções para esses câmbios também no novo Corvette.
Uma das novidades que, como usuário e proprietário desses carros, me agradam muito é o controle da altura da suspensão dianteira. Não só tem o objetivo de alterar o ângulo de ataque aerodinámico do veículo mas é extramemente útil no uso diário para não raspar a frente quando se estaciona com guias maiores ou ainda as lombadas que atormentam muita gente no mundo inteiro.
Dizem as fofocas que o C8 não iria substituir o C7 logo de cara pois será fabricado, durante um tempo, em paralelo com o atual C7 na planta de Bowling Green no estado de Kentucky.
Vamos ver o que o C8 será, mas uma coisa eu lamento: a falta do câmbio automático que foi um experimento que até a Porsche tentou mas teve que voltar atrás no 911 devido aos puristas. Tenho certeza que os puristas do Corvette também não devem deixar isso barato.
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Capa da Revista Car and Driver de Maio 2018 |
3 comentários:
Levam 200 anos para lançar o Corvette de motor central, mas só oferecem transmissão automática? Qual é a lógica? Ou falta de lógica?
Que merda em, a essência do modelo é na dianteira, nem a Mercedez fez isso até hoje. 😒
Interessante o grupo meus parabéns! para que quer Peças automotivas acesse já o site da NPX Imports e aproveite!
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