Conhecido na comunidade internacional de Corvettes como Samurai segue um dos seus carros que já havíamos mostrado antes. O Samurai gentilmente dedicou um tempo preparando esse material que conta um pouco mais desse belo cupê 69. Nós já tínhamos publicado algumas fotos desse carro aqui.
A seguir as fotos e a descrição do carro escrita pelo próprio Samurai para o blog.
No inicio de 2010 um amigo meu me perguntou se teria interesse em um Corvette 1969 – até esse momento tinha pouco conhecimento da história deste carro. Tinha mais familiaridade com os últimos modelos, ZR1, Z06, etc. Que era um carro esportivo acessível, muito bem montado, etc.
Me interessei pelo negócio e resolvi fechar com ele. Fiquei, dessa forma acidental, proprietário de uma Corvette C3, 1969. Porém a situação em que se encontrava era um pouco complexa. Como tinha sido importada ha dois anos, e nunca realmente “rodada”- estava basicamente imobilizada, ou impossibilitada. Freios pararam de funcionar, direçao estava ruim, a bomba de agua enferrujada, sem baterias, etc. Problemas comuns em carros que ficam muito tempo parado, sem uso – isso mesmo as Corvettes precisam rodar – carro parado é carro quebrado!!!.
Vou descrever a Corvette que chegou em nossa garagem. É um modelo C3, fabricado em 1968, de ano modelo 1969. Coupê, com teto targa. De acordo com a plaqueta ela foi fabricada aproximadamente no dia 28 de Setembro de 1968 (Código B28), com pintura branca 972 – Can Am White, e interior Azul Metálico Claro em vinil - 411. O número de produção é 703107.
Particularmente, apos estudar melhor a historia das Corvette, gosto bastante do modelo 69, por algumas razoes:
1) A linha de motores de 69 somou cilindradas, e potencia, estavamos nos ultimos anos dos verdadeiros muscles;
2) O espaco interno foi redesenhado e somou uma polegada de largura, apos reclamacoes no novo modelo C3 de 68, basicamente com a adocao de laterais novas nas portas;
3) O mecanismo de abertura das portas perdeu o botao exterior, o sistema agora era integrado;
4) Volta do nome Stingray (todo junto) nas laterais do veiculo;
5) Novas rodas de 8 polegadas;
O pacote de potência da nossa corvette é o HX, com motor 350 cid, L46, taxado em 11:1, com 350 hp e 350 lbs de to, commando de válvulas especial, ar condicionado, transmissão manual de 4 marchas Muncie, e carburador de quarto corpos.
RPO# | DESCRIPTION | QUANTITY | $ RETAIL |
19437 | Base Corvette Sport Coupe | 22,129 | 4,781 |
19467 | Base Corvette Convertible | 16,633 | 4,438 |
n/a | Genuine Leather Seats | 3,729 | 79 |
A01 | Soft Ray Tinted Glass, all windows | 31,270 | 16 |
A31 | Power Windows | 9,816 | 63 |
A82 | Headrests | 38,762 | 17 |
A85 | Custom Shoulder Belts (std with Coupe) | 600 | 42 |
C07 | Auxillary Hardtop (convertible only) | 7,878 | 252 |
C08 | Vinyl Covering (for Auxillary Hardtop) | 3,266 | 57 |
C50 | Rear Window Defroster | 2,485 | 32 |
C60 | Air Conditioning | 11,859 | 428 |
F41 | Special Front and Rear Suspension | 1,661 | 36 |
G81 | Positraction Rear Axle | 36,965 | 46 |
J50 | Power Brakes | 16,876 | 42 |
J56 | Special Heavy Duty Brakes | 115 | 384 |
K05 | Engine Block Heater | 824 | 10 |
K66 | Transistor Ignition System | 5,702 | 81 |
L36 | 427ci, 390hp Engine | 10,531 | 221 |
L46 | 350ci, 350hp Engine | 12,846 | 131 |
L68 | 427ci, 400hp Engine | 2,072 | 326 |
L71 | 427ci, 435hp Engine | 2,722 | 437 |
L88 | 427ci, 430hp Engine | 116 | 1,032 |
L89 | Aluminum Cylinder Heads with L71 Engine | 390 | 832 |
MA6 | Heavy Duty Clutch | 102 | 79 |
M20 | 4-Speed Manual Transmission | 16,507 | 184 |
M21 | 4-Speed Manual Transmission, close ratio | 13,741 | 184 |
M22 | 4-Speed Manual Transmission, close ratio, hvy dty | 101 | 290 |
M40 | Turbo Hydra-Matic Automatic Transmission | 8,161 | 221 |
N14 | Side Mount Exhaust System | 4,355 | 147 |
N37 | Tilt-Telescopic Steering Column | 10,325 | 84 |
N40 | Power Steering | 22,866 | 105 |
P02 | Deluxe Wheel Covers | 8,073 | 57 |
PT6 | F70x15 Red Stripe Tires, Nylon | 5,210 | 31 |
PT7 | F70x15 White Stripe Tires, Nylon | 21,379 | 31 |
PU9 | F70x15 White Letter Tires, Nylon | 2,398 | 33 |
TJ2 | Front Fender Louver Trim | 11,962 | 21 |
UA6 | Alarm System | 12,436 | 26 |
U15 | Speed Warning Indicator | 3,561 | 11 |
U69 | AM-FM Radio | 33,871 | 172 |
U79 | AM-FM Stereo Radio | 4,114 | 278 |
ZL1 | Special L88 (aluminum block) | 2 | 4,718 |
1969 Corvette Exterior Color ChoicesCODE EXTERIOR QUANTITY 900 Tuxedo Black n/a 972 Can-Am White n/a 974 Monza Red n/a 976 LeMans Blue n/a 980 Riverside Gold n/a 983 Fathom Green n/a 984 Daytona Yellow n/a 986 Cortez Silver n/a 988 Burgundy n/a 990 Monaco Orange n/a
1969 Corvette Interior Color ChoicesCODE COLOR ZQ4 Black Vinyl 402 Black Leather 407 Red Vinyl 408 Red Leather 411 Bright Blue Vinyl 412 Bright Blue Leather 416 Green Vinyl 417 Green Leather 420 Saddle Vinyl 421 Saddle Leather 427 Gunmetal Vinyl 428 Gunmetal Leather
A Chegada:
- Quando fui checar o carro na garagem onde estava estacionado, já esperava um veículo em um certo grau de precariedade. Chegando em SP, encontrei o veiculo não funcionando corretamente, a bomba de agua estava quase pifada e a bateria já tinha acabado a muito tempo.
- No mais encontrei um veiculo que tinha, aparentemente, sido “parcialmente” recuperado, basicamente uma camada de pintura em cima da original – trocando a cor para Azul Metálico claro, e mantendo o interior basicamente intacto.
- O cofre do motor foi “pintado”integralmente em preto fosco, um trabalho de qualidade questionável. E bem sujo.
- Carregamos o veiculo em um caminhao e levamos para Jundiai, de onde iniciaria a tentative de recuperação do veículo.
- Este foi o motor que encontrei, no geral estava em aparente boas condicoes, porem alguns anos de reparos “meia boca” e pouca atenção, deixaram ele na forma em que encontrei.
- Notem a buzina do alarme, e a falta do tanque de expansão do radiador.
- O carburador era um Edelbrok replica e o coletor de admissao um torker I single plane. Os dois nao originais.
- No geral boa condição, e muita esperança de “levantarmos”o carro para um estado geral melhor.
Chegada na nova casa.
- Chegando em Jundiai iniciei uma inspeção geral no veículo, anotando o que não estava aparentmente correto com o carro, e tentando alcançar uma estretégia para “levantar” a Corvette;
- A conclusao geral foi que algum dono anterior Americano deu uma “guaribada” geral nele, e colocou-o a venda;
- O estado geral dos components é bom, porem necessitando futuramente de “frame off” ou do chassi para cima. Os freios não funcionavam, o fluido de freio tinha se tornado uma pasta, a bomba de agua estava arruinada, e o local onde a bateria fica tinha corroido por exposicao a acido, necessitando de reparo;
- A pintura está razoavel, me incomoda a cor nao ser a mesma original– Matching numbers – e de qualidade razoável – diria um “barn paint job”
- Um bom trato de polimento deve levantar ela até decidirmos se vale a pena restaurar ou nao; - O interior tem assentos da 71, com o head rest integrado, mas está sem o cinto de tres pontos passando pela cabeceira do assento, as capas de couro estao em bom estado porém já mostrando sinais de desgaste. O carpete ainda é o original, com sinais de desbotamento.
- O painel está bem conservado, e os instrumentos parecem estar funcionando, o amperimetro não funciona nem o relógio. O restante está em um estado muito bom.
- O odometro marca 50,000 milhas aproximadamente, cerca de 80 mil km, para um veiculo de 41 anos de idade, nada mal. Creio ser a kilometragem original, pois vários componentes mostram uma idade e conservação similares.
- Chrome years – as corvettes fabricadas até 1972 tem os dois parachoques cromados, com um visual mais classico. Após isso a regulamentação americana obrigou a instalação de parachoques que absorvessem impacto, etc – gerando a adoção de parachoques integrados. Os cromados me agradam muito. Gostei.
Estratégia
- Bom, eu nunca tive, nem andei em uma Corvette C3, portanto desconhecia o “carro”
– então a primeira ação é de colocar ela para andar. E para isso vou precisar da ajuda de um mecanico para esta primeira fase. Tomei algumas semanas procurando algum local confiavel, e nao foi fácil;
- Alguns amigos que possuem V8’s na região comentaram sobre uma oficina local, o Empório, no qual um mecânico que somente trabalha com autos antigos, poderia me ajudar, mas que de ante-mão deveria estar preparado a tomar um não de cara, pois a lista de pretendentes era muito longa;
- Descobri que o proprietário da oficina – o Adhemar, não era mecanico, e sim engenheiro mecanico, e que ele possui uma dos locais lendários de recuperação e manutenção de Mopar no Brasil – a tarefa parecia se tornaria mais dificil ainda;
- Passei na oficina uma tarde, fui atendido pelo Adhemar. Ao chegar notei que estava realmente em um local diferenciado, com mais de 4 veiculos entre Pontiac’s, Dodge’s, Chevy’s, até uma mercedes da década de 40, sendo restaurados. Vários blocos de V8 pela oficinal, e uma infinidade de peças e ferramental. Nunca tinha visto algo igual no Brasil, o local limpo, muito organizado. E o Adhemar, ele e apaixonado por Mopar e V8s, nessa ordem. - Conversamos bastante, e ele me demoveu das ideias barbarizantes de alterar a Vette totalmente. Resolvemos arrumar o basico, experimentar o carro e determinar com isso se eu iria “gostar” do carro.
- A primeira intervenção foi nos freios
- A segunda parte no sistema de direção, neste caso tomei a decisão de migrar para um sistema mais seguro, então pedi uma conversão da VBandP para o sistema moderno.
- Motor, compartimento. Aqui gastamos maior parte do tempo, o Adhemar desmontou o top e botton para verificar as pecas, e maravilha o motor tinha sido recentemente remanufaturado, retificado.
Só no brasil vc ainda consegue estas coisas. Pedi para desenvolverem um couro com a coloracao original. Olhem o resultado.....
Além do Stingray 1969, o Samurai está negociando esse 1974 que, como já está modificado, deve receber um motor mais bravo e se tornar um restomod.
Vamos acompanhar o trabalho do Samurai nos seus dois Corvettes e em breve deveremos ter mais fotos e ou videos dos carros.
Um comentário:
Samurai, mesmo um pouco mal tratado, boa sorte! Esse carrão agora está em boas mãos!
Algo me diz que em breve ele estará alvo... Lépido e faceiro passeando por aí! Rs
Exelente post como de costume Carlos!
Abraços!
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