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sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Coleção do Ardell Brown, parte 5

Chegamos finalmente à quinta parte da visita. Aqui temos o que tem de melhor na coleção em termos coletivos. Esse galpão é em L e o maior como podemos ver nas fotos da propriedade da parte 1. Haviam alguns carros da década de 20 e 10 na entrada e logo vários muscle cars, carros da década de 50,60 e 70 e um belo Cord L-29 que uma vez ganhou people's award num show na Califórnia. Claro nesse galpão tinha também os Corvettes C1 e C2. Na foto acima temos um C1 1954 de bem primeira geração.



Um Corvette 1957 também estava representando a coleção de Corvettes do Ardell.


Aqui temos um Corvette 1962 com câmbio manual.


O Ardell também tem um Stingray split window 1963.



O painel do 1957.


O painel do Corvette 1962.

O motor do 1962.



Traseira do 1954 e do 1957.



Um Bricklin SV-1 que era um carro esporte construido no Cana'da. Incialmente vinham com motor V8 AMC de 360 ci em 1974 e depois de 1975 á 1976 vinham com Ford V8 de 351 ci. Esse carro merece eu falar um pouco à respeito. Foi na verdade feito para segurança e as cores dele representavam isso e eram chamadas de safety colors. Podia ser verde, branco, vermelho, orange e sultão mas todas claras. Aliás o nome SV-1 significava Safety Vehicle One. Vinha com gaiola interna para proteção contra capotagem, parachoques que aguentavam impactos de 5 mph, era todo feito de fibra de vidro, tinha vigas de proteção nas portas e não tinha nem cinzeiro nem acendedor de cigarro. O idealizador Malcon Bricklin não era fumante e acreditava ser bem perigoso fumar. Estava certo antes do seu tempo. Foi também o único asa de gaivota operado eletrônicamente, ou seja, as portas fechavam e abriam apertando um botão. Algo bem contraditório com a segurança, porque as portas eram tão pesadas que não abriam caso houvesse algum problema no sistema. Além disso, numa capotagem os ocupantes ficariam presos. Ou seja, uma piada. O De Lorean DMC-12 que veio depois era muito parecido com esse carro. O interessante é que vinha com câmbio manual.


Um Studbaker Avanti, um dos últimos da marca.




Esse aqui, na minha opinião, era o carro mais interessante desse galpão. Trata-se de um Cord L-29. Fala-se muito do Citroën Traction Avant que era um pequeno carro com pouca potência. O Cord L-29 veio antes do Citroën sendo lançado em 1929 e é o primeiro carro Americano com tração dianteira. Foi a criação do Carl Van Ranst, um ex engenheiro da Miller. O sistema de tração desse carro foi "emprestrado" dos carros até então dominantes nas 500 milhas de Indianapolis sendo que o L-29 usava o mesmo layout inboard de freios de Dion. Com isso, o L-29 era muito mais baixo que os competidores e a carrocerias eram feitas por empresas Americanas e Européias sendo que a grande maioria desses trabalhos ganhou vários prêmios.


Esse carro tem motor 8 em linha da Auburn com 4.934 cc que produzia 125 hp de potência e peso de 2.100 kg. O câmbio ficava na frente e tinha 3 marchas. Porêm o carro não era bem dimensionado e portanto era capaz de apenas 130 km/h. Porém o carro tinha uma estabilidade espetacular e era necessário apenas 4 voltas na direção para ir de batente à batente. Foram vendidos apenas 4.400 carros uma vez que o L-29 não sobreviveu à crise de 1929 tendo sua produção terminada em 1932.


Esse carro do Ardell recebeu um people's award num concours na Califórnia. O carro chama muita atenção e está impecável. Observem os detalhes como os faróis e o belo 8 em linha da Auburn.




Aqui temos dois Lincoln.




Lincoln Continental MK II, talvez o Continental mais bonito já fabricado.



Aqui um Cadillac 1960.




Um Ford Thunderbird 1963, gosto muito do deck traseiro tipo speedster desse carro e a frente tipo aspirador. Acho que foi o último ano do Thunderbird que me agradou.



Aqui temos um belíssimo Galaxy 1963 conversível.





Um Cadillac Eldorado 1976 conversível.


Aqui um belíssimo Pontiac GTO conversível na carroceria que mais gosto: 1965 assim como o branco cupê que vimos na parte 2.


Um Plymouth Barracuda conversível de segunda geração. Nunca tinha visto um Barracuda conversível de segunda geração antes. Claro, o de terceira geração conversível que chamava 'Cuda era bem maior e o que mais me agradava tendo uma réplica sendo usada no seriado Nash Bridges com Don Johnson.


Vários Mustang, o primeiro à direita azul é um clássico 289 ci 1965, no meio um conversível 1966.


Não poderia faltar um Duesemberg boat tail e ao lado direito um Impala 1960.



Esse aqui é um Cadillac Hot Rod totalmente rebaixado.


Aqui temos um Mercury 1951 chopped roof, low rider e com pintura especial. Um Hot Rod muito bom de olhar.


Aqui um Ford Galaxy 1959 com teto retrátil como no Fairlane. Ao lado um Cadillac 1959 também.


Um Mustang Shelby.


Um Buick Riviera 1963 de primeira geração. Todos eram equipados com transmissão automática de 3 marchas, ST-400. Como motor tinha 3 opções: 445.5 ci wildcat (7.2 litros) que rendia 340hp , 401 ci e 425 ci Nailhead. Esse carro mede 5.2 metros. e nos mais recentes os faróis eram escamoteáveis nas laterais.


Um Ford Edsel Pacer conversível 1958. A grade do radiador é algo bem caracterísitco nos Edsels. Se você vai ter um o conversível sempre é o mais desejável deles.


Um Pontiac GTO 1970 ligeiramente modificado.

O Camaro 1969 ao lado de um Pontiac GTO. Good times!


Aqui o meu ano preferido do Camaro: 1969.

O Camaro pace car da Indy 500 de 1969. Notem que não se trata do modelo 1969 mas sim o 1968. Todos os pace car da prova eram Camaros SS/RS (sempre o SS tem precedência) e conversíveis. O RPO pace car desse carro era Z11 e vinha com motor big block de 396 ci de 375hp e com câmbio muncie de 4 velocidades o mesmo tipo de mecânica do Corvette da época. Todos eram brancos com faixas laranjas e interior laranja.





Um Ford T impecável.

Aqui um Ford 1938 logo na entrada.

O Ford 1938, um Chevelle big block manual e um Camaro 1969 ao lado.

Uma visão dos Muscle cars.

Logo atrás do Camaro havia um Chrysler woodie conversível. O Sr ao lado dele é o John Kennedy que iria ser o host da reunião da NCRS de Agosto.

O Ardell tem um total de 247 carros. Para se ter uma idéia o Jay Leno tem 120. Claro, Leno tem coisas raras como um McLaren F1, alguns Buggati, Jaguar, Duesembergs, etc. Mesmo assim, estimando um valor médio de $50.000 dólares para cada carro dele já que cada um está impecavél dá um valor total de 10 milhões de dólares para a coleção. Nada mal.




Vejam também:

- Parte 1
- Parte 2
- Parte 3
- Parte 4

3 comentários:

Luiz disse...

Uma coleção magnífica! Como ele mantém tudo isso impecavelmente limpo? Deve ter um exército de lady cleaners...

Entre os meus favoritos o T-Bird 63 "rocket bird" e a Corvette 62. Os super clássicos como o Cord e o Duesemberg me impressionam mas não me causam desejo.

Carlos Scheidecker disse...

Luiz,

O Ardell tem um total de 247 carros no momento. Nada mal para um cara que vende RVs.

Alguns são muito bons, outros nem tanto. Mas estao completamente impecaveis e limpos. So a conta de luz que ele tem e bem alta.

Ele tem mais carros que o Jay Leno mas o Leno tem mais qualidade. No total uns 120 carros para o Leno.

Fazendo uma media de $50.000 dolares por carro, Ardell tem uns $10 milhoes em carros.

Guilherme da Costa Gomes disse...

Adorei o passeio, obrigado pela cobertura, muito bem feita.
A coleção é muito bonita, mas sempre fica aquela sensação "se fosse minha, não teria esse e teria aquele...", mas tudo no plano da hipótese! Se tiber oportunidade de conhecer outras coleções, compartilhe conosco!

Grande abraço,