Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Corvette com motor central

Um estudo do que seria um Corvette de motor central.

Como tem sido tradicional nos últimos 60 anos, as vésperas de uma nova geração do Corvette ser lançada os rumores giram à altas rotações. Com os problemas financeiros da GM, a próxima geração do Corvette, C7, foi repensada uma vez que havia a intenção de fazer o primeiro Corvette de motor central como Zora Arkus-Duntov queria na década de 60.

A traseria de um Corvette de motor central baseado no conceito Stingray.

As fotos do carro prata são de um possível Corvette de motor central, incerto para a sétima geração, mas praticamente confirmado para a oitava. Em 2013 o Corvette completa 60 anos de existência e a próxima geração C7 tem data marcada para lançamento em 2013 tentando fazer o que seria o certo para as gerações anteriores mas que nunca foi feito: lançar no aniversário.

O C7 deve ser muito semelhante à esse estudo. Parece harmonioso, uma evolução do C6.

Um dos rumores divulgados pela revista Autoweek é que o Corvette viria equipado com um motor V6 bi turbo. Isso causou revolta nos entusiastas mas, bem lembrado, tanto o Corvette 1953 e 1954 eram equipados com um motor seis cilindros em linha ainda que fosse uma péssima escolha. Somente com o advento do Chevrolet V8 small block que o Corvette ganhou pelas mãos de Duntov o motor V8 em 1955. As novas leis de emissão e consumo Americana do Governo Obama vão obrigar a equipe de engenharia do Corvette à criar soluções. Vamos somente esperar que não seja na forma de um motor com menos cilindros.

Nesse estudo, um carro menor com motor V8 dianteiro e traseira baseada
no C3, C2 e no Mako Shark II.

Mas talvez um dos rumores mais interessantes vêm de um engenheiro da Saab. A Saab estava desenvolvendo uma embreagem dupla para um motor V6 bi turbo que seria instalado centralmente num Corvette com motor central. A GM tinha na Saab um centrol de excelência técnica mas recentemente à vendeu a Spyker. Não se sabe ao certo qual são os detalhes em termos de colaboração de engenharia entre os dois. Enquanto isso os rumores continuam como sempre. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: