Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O primeiro e o último Corvette 1981

O último Corvette feito em St. Louis.

O primeiro e último Corvette 1981. Assim foram vendidos dois Corvettes 1981 completamente zeros pelos Barrett-Jackson. Porém ambos os carros tem algo muito especial além de serem uma verdadeira capsula do tempo. O primeiro carro na cor creme tem apenas 4 milhas no odômetro e foi o último dos Corvettes fabricados em St. Louis. Já o carro de duas cores foi o primeiro Corvette fabricado na nova fábrica de Bowling Green onde o Corvette é fabricado até hoje e tem apenas 14 milhas no odômetro. As instalações de pintura da nova fábrica de Bowling Green eram espetaculares e era possível se fazer carros de duas cores. Assim os carros fabricados em Kentucky, tanto os últimos C3s quanto os primeiros C4s, tinham a opção da pintura saia e blusa.






Os carros foram leiloados e todo o dinheiro doado para a fundação Ralph Braun e foram leiloadso em par ou seja um lance único para os dois carros. O valor arrecadado foi $100.000 Dólares.

O primeiro Corvette fabricado em Bowling Green, o de duas cores, saiu da linha de montagem em 1 de Junho de 1981 e nunca sequer foi tocado. O último Corvette feio em St Louis saiu da linha de produção em 31 de Julho de 198. Ou seja, durante uns 2 meses houve produção de Corvettes em ambas as fábricas.

O primeiro Corvette de Bowling Green. Notem as duas cores para refletir a nova seção de pintura da nova fábrica.





A farica de Flint em Michigan, no entanto, foi a primeira à produzir Corvettes sendo que os primeiros 300 de 1953 foram montados lá. Porém em 1954 a produção foi mudada para a fábrica de St Louis ondem ficou por 28 anos. O interessante
é que a fábrica em Bowling Green pertencia à Chrysler e fabricava ar condicionados automotivos. Foi reformada e ampliada para o dobro da área construida em apenas 14 meses. O primeiro Corvette que saiu da linha de montagem foi guiado para fora da fábrica pelo então governador de kentucky, John Y. Brown e por isso o carro tem 14 milhas. O carro então foi repassado para o concessionário Jimmy Greenway que era o mais tradicional em Corvettes de Bowling Green e vendia Corvettes desde 1956 na região. Porém executivos locais compraram o carro para ser rifado na véspera de natal e assim beneficiar o clube das Mulhers, Meninas e Meninos de Bowling Green. Uma senhora chamada Connie Ferrel do Tennesee tinha a rifa premiada porém vendeu o carro para Bill e Kevin Adams que o mantiveram original na sua coleção.

Já o último carro fabricado em St Louis tem uma placa escondida dentro do paralama direito dianteiro. O carro foi totalmente documentado durante sua montagem com mais de 1.000 fotos o que o torno o Corvette mais documentado da história. Os Adams compraram esse carro em 1988 e ficou guardado junto com o C3 1981 de duras cores na sua coleção por vários anos. Os pneus desse carro nunca sequer foram limpos e a plaquinha escrita "The Last St. Louis Corvette" continua lá. Então em 2010 os dois Corvettes foram comprados dos Adams pela Ralph Braun Foundation e então vendidos no Barrett-Jackson por $100.000 Dólares o par. Algo me diz que foram muito bem comprados.

Um comentário:

Vitor Castro disse...

Será que ainda tem cheiro de novo?