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quinta-feira, 15 de abril de 2010

410 km/h em 1988 com um C4


Um dos melhores lugares na América do norte para se testar um carro de alta performance é a TRC. A pista do Transportation Research Center (TRC) que foi comprada pela Honda do estado é um oval de 7.5 milhas (12 kms) com curvas inclinadas e retas tão longas que é difícil ver onde começa e onde termina. Ali, em 1987 Reeves Callaway fez história.


Exposto no National Corvette Museum

Esse foi o campo de provas da equipe da Callway que desenvolveu em 1987 um monstro chamado Callway Sledgehammer (marreta), esse era o Top Gun da empresa. Na época o pacote da Callaway era oferecido para o cliente Corvette como opcional, antes do ZR-1 entrar em cena.


Esse carro da Callaway alcançou a marca impressionante de 254 mph (ou 410 km/h) de final nessa pista com tudo de série como pneus, freios etc. Era esse o pacote que também seria oferecido ao cliente Callaway fora da rede GM. Custo? Na época 400.000 Dólares. Estamos falando aqui de 1988.


O vídeo à seguir conta a história desse projeto e é algo imperdível e fantástico de ser visto. Além dele, há as fotos que também são interessantes.


O projeto começou depois de um teste da Car and Driver onde Reeves Callaway pilotou pessoalmente um dos seus Callaway Twin Turbo Corvette C4, apelidado de Top Gun, e conseguiu a fantástica marca de 231 mph (372 km/h), ganhando o teste de todo mundo.


Na época o Callaway Twin Turbo de produção (e oferecido ao público via rede Chevrolet) "apenas" conseguia uma final de 188 mph (302 km/h).


Callaway queria um carro que chegasse facilmente à 250 mph (402 km/h) mas que pudesse ser dirigido depois para o supermercado como qualquer outro carro de produção. Foi então criado o SledgeHammer (marreta) e também uma carroceria especial chamada de Callaway AeroBody para uma maior estabilidade (o C4 tem ótima aerodinâmica) em altas velocidades. A nova carroceria foi projeto de Paul Deutschman da Deutschamn Design.


O motor foi feito à mão com dois intercoolers em cada lado logo atrás do parachoque. Como mostra o vídeo, o carro foi bastante modificado e pode-se notar soluções geniais de engenharia para tudo isso. Novamente, estamos falando em 1988.


A potência do motor era de 898 hp a 6200 RPM com torque de 772 lb-ft. O carro tinha tudo de série como banco de couro, travas, vidros elétricos, som da Bose, ar condicionado e bancos elétricos mas também tinha uma galiola de proteção roll cage.

Guiado pelo também legendário John Lingenfelter (o mesmo que prepara os Corvette Lingenfelter, infelizmente falecido em 2003) fez história e assustou Ferrari ao conseguir a impressionante marca de 410 km/h no TRC e depois retornando à Old Lyme (oficinas da Callaway) pela estrada como um carro normal.

Deutschman, que desenhou sua carroceria, também foi responsável pelo famoso Callaway Speedster C4, o SuperNatural C4, o C7, C12 e C16.

Os dados de performance do carro são:

  • Potência: 898 bhp / 669.6 kW @ 6200 rpm
  • Torque: 772.2 ft·lbf / 1047.0 Nm @ 5250 rpm
  • HP por litro: 157.54 bhp/litro
  • Peso/Pot6encia : 0.565 bhp/kg
  • Velocidade máxima: 254.8 mph / 409.9 km/h
  • Aceleração 0 à 100 km/h: 3.9 segundos
  • Quarto de milha: 10.6 segundos
Com vocês o vídeo desse Corvette antológico









5 comentários:

Mister Fórmula Finesse disse...

A cultura do excesso dos americanos unida a sua legenda automobilística mais poderosa!!!

Um carro memorável mesmo, quem sabe eu experimente um Vette zero de uma locadora que cobra absurdos por tão parca quilometragem....mas ao menos eu saberei o sabor da lenda.

òtimo post!

Francisco J.Pellegrino disse...

Belissíma história...a gente tá aprendendo bastante sobre as Corvettes aqui no teu blog....Voltei de Lindóia agora pouco, muitas Corvettes, mas as históricas não devem aparecer por lá.

Carlos Scheidecker disse...

Francisco,

Tirou alguma foto para mim dos Corvettes?

Francisco J.Pellegrino disse...

Carlos, passei muito rapidamente por A.de Lindóia, alguns Corvettes ainda estavam nos caminhões, os que porventura seriam expostos na grama ainda não estavam por lá.

Road Runner disse...

E o pessoal acha o Bugatti Veyron atual o máximo...