quinta-feira, 15 de abril de 2010

410 km/h em 1988 com um C4


Um dos melhores lugares na América do norte para se testar um carro de alta performance é a TRC. A pista do Transportation Research Center (TRC) que foi comprada pela Honda do estado é um oval de 7.5 milhas (12 kms) com curvas inclinadas e retas tão longas que é difícil ver onde começa e onde termina. Ali, em 1987 Reeves Callaway fez história.


Exposto no National Corvette Museum

Esse foi o campo de provas da equipe da Callway que desenvolveu em 1987 um monstro chamado Callway Sledgehammer (marreta), esse era o Top Gun da empresa. Na época o pacote da Callaway era oferecido para o cliente Corvette como opcional, antes do ZR-1 entrar em cena.


Esse carro da Callaway alcançou a marca impressionante de 254 mph (ou 410 km/h) de final nessa pista com tudo de série como pneus, freios etc. Era esse o pacote que também seria oferecido ao cliente Callaway fora da rede GM. Custo? Na época 400.000 Dólares. Estamos falando aqui de 1988.


O vídeo à seguir conta a história desse projeto e é algo imperdível e fantástico de ser visto. Além dele, há as fotos que também são interessantes.


O projeto começou depois de um teste da Car and Driver onde Reeves Callaway pilotou pessoalmente um dos seus Callaway Twin Turbo Corvette C4, apelidado de Top Gun, e conseguiu a fantástica marca de 231 mph (372 km/h), ganhando o teste de todo mundo.


Na época o Callaway Twin Turbo de produção (e oferecido ao público via rede Chevrolet) "apenas" conseguia uma final de 188 mph (302 km/h).


Callaway queria um carro que chegasse facilmente à 250 mph (402 km/h) mas que pudesse ser dirigido depois para o supermercado como qualquer outro carro de produção. Foi então criado o SledgeHammer (marreta) e também uma carroceria especial chamada de Callaway AeroBody para uma maior estabilidade (o C4 tem ótima aerodinâmica) em altas velocidades. A nova carroceria foi projeto de Paul Deutschman da Deutschamn Design.


O motor foi feito à mão com dois intercoolers em cada lado logo atrás do parachoque. Como mostra o vídeo, o carro foi bastante modificado e pode-se notar soluções geniais de engenharia para tudo isso. Novamente, estamos falando em 1988.


A potência do motor era de 898 hp a 6200 RPM com torque de 772 lb-ft. O carro tinha tudo de série como banco de couro, travas, vidros elétricos, som da Bose, ar condicionado e bancos elétricos mas também tinha uma galiola de proteção roll cage.

Guiado pelo também legendário John Lingenfelter (o mesmo que prepara os Corvette Lingenfelter, infelizmente falecido em 2003) fez história e assustou Ferrari ao conseguir a impressionante marca de 410 km/h no TRC e depois retornando à Old Lyme (oficinas da Callaway) pela estrada como um carro normal.

Deutschman, que desenhou sua carroceria, também foi responsável pelo famoso Callaway Speedster C4, o SuperNatural C4, o C7, C12 e C16.

Os dados de performance do carro são:

  • Potência: 898 bhp / 669.6 kW @ 6200 rpm
  • Torque: 772.2 ft·lbf / 1047.0 Nm @ 5250 rpm
  • HP por litro: 157.54 bhp/litro
  • Peso/Pot6encia : 0.565 bhp/kg
  • Velocidade máxima: 254.8 mph / 409.9 km/h
  • Aceleração 0 à 100 km/h: 3.9 segundos
  • Quarto de milha: 10.6 segundos
Com vocês o vídeo desse Corvette antológico









5 comentários:

  1. Mister Fórmula Finesse15 de abril de 2010 às 13:43

    A cultura do excesso dos americanos unida a sua legenda automobilística mais poderosa!!!

    Um carro memorável mesmo, quem sabe eu experimente um Vette zero de uma locadora que cobra absurdos por tão parca quilometragem....mas ao menos eu saberei o sabor da lenda.

    òtimo post!

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  2. Belissíma história...a gente tá aprendendo bastante sobre as Corvettes aqui no teu blog....Voltei de Lindóia agora pouco, muitas Corvettes, mas as históricas não devem aparecer por lá.

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  3. Francisco,

    Tirou alguma foto para mim dos Corvettes?

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  4. Carlos, passei muito rapidamente por A.de Lindóia, alguns Corvettes ainda estavam nos caminhões, os que porventura seriam expostos na grama ainda não estavam por lá.

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  5. E o pessoal acha o Bugatti Veyron atual o máximo...

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