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quinta-feira, 25 de março de 2010

Corvette Grand Sport


No começo da década de 60, Carroll Shelby dominava o mundo de carros esportes com seus AC Cobras fazendo dos Corvette meros coadjuvantes. O Cobra era aproximadamente 450 kg mais leve que o Corvette C1 e enquanto a potência dos motores de ambos os carros era compatível, os Cobras de carroceria de alumínio dominavam pela sua agilidade.


No final de 1962 haviam rumores que um novo Corvette estava sendo desenvolvido para terminar o domínio dos Cobras de Shelby nas pistas Americanas. Os fãs do Corvette estavam anciosos por isso.


Zora Arkus-Duntov, sempre ele, e outros engenheiros da Chevrolet fizeram um plano de construir 125 Corvettes ultra leves demoninados Grand Sport. Com 125 produzidos, o Grand Sport seria qualificado, de acordo com as regras da FIA, como um carro GT de produção sendo então homologado como tal. Infelizmente a GM acabou com o programa uma vez que havia um acordo de cavalheiros entre os fabricantes com relação as competições. Porém, antes da ordem de acabar com o programa ser oficializada, Duntov conseguiu construir 5 Grand Sports.

A réplica oficial do roadster construida pela Duntov Motors

O grande problema de Duntov era que o próprio presidente da GM, Red Curtice persuadiu os fabricantes Americanos de sair de qualquer competição ou ainda oferecer qualquer suporte as mesmas. Acredita-se que Henry Ford fez um lobby para involver Curtice nessa empreitada de forma à restringir o que a GM podia desenvolver em termos de produto com o que fosse apreendido nas pistas. Claro, a Ford estava envolvida em competições na Europa de forma que isso seria uma grande vantagem para eles. A justificativa dos fabricantes era que nínguem queria a publicidade negativa por mortes devido à acidentes. Mas a Ford e a Chrysler queriam a publicidade das vitórias que influenciavam nos resultados dos showrooms na Segunda Feira após as provas.


A Ford, por sua vez, disse que apenas iria respeitar a proibicão com relação as competições porém iriam continuar a fornecer peças, motores e tecnologia para equipes de corrida através de uma agência externa. Com o pretexto de serem apenas equipes independentes, a Holman and Moody trabalhou intimamente com a Ford para desenvolver carros da NASCAR com os logos da Ford.


A Chrysler fez a mesma coisa que a Ford, porém eles vendiam seus motores e peças sob o nome de "pacotes policiais" ou "sever duty". Um grupo de engenheiros da Chrysler formaram uma organização que dava assistência para qualquer equipe. Equipes como a de Richard Petty se beneficiaram disso.


Apenas a General Motors seguia à risca as regras de não entrar em competições para o desgosto de Duntov. Era ruim ser o engenheiro chefe do Corvette e ao mesmo tempo estar totalmente amarrado por politicagens da própria matriz.


O objetivo de Duntov com o Grand Sport era fazer um carro extremamente leve, já incorporando a suspensão ativa, a carroceria aerodinâmica do C2 Sting Ray desenhada por Larry Shinoda e toda a tecnologia de motores que sua equipe tinha desenvolvido. No final, eles conseguiram um carro que pesava apenas 862 kgs, ou seja 612 kgs mais leve que um Corvette de produção. Para equipar o bólido um motor V8 todo de alumínio com 377 cid (6 litros) que desenvolvia 550 hp ligado a um câmbio de 4 marchas. horsepower. They ran with a 4-speed transmission and 4-wheel independent suspension.


O Grand Sport roadster chassis 002 que foi recentemente leiloado.

O Grand Sport iria estreiar nas 24 horas de Le Mans de 1963, porém como não conseguiram construir os 125 carros, tiveram que abandonar a idéia de inscrever o carro em Le Mans para desespero de Duntov.


Dos 5 Grand Sport construidos, apenas 2 eram roadsters ou outros 3 sendo cupês.

Desde o começo, o carro mostrou-se muito rápido e quando puseram o carro contra os Cobras verificaram que não só era bem mais rápido mas muito mais equilibrado nas curvas porém os Cobras podiam competir em Le Mans e na Europa já que tinham produzido mais de 125 carros para clientes e o Corvette não. Isso é o um fator determinando já que o Grand Sport não podia ser classificado como carro de produção pelas regras da FIA e por isso teria que competir na classe de protótipos junto com os Chaparral, Porsche RS-60 e os Birdcage da Maserati. Claro, o Grand Sport não era competitivo contra esses carros que estavam em outra categoria tinham peso e características diferentes.


O destino dos Grand Sport acabou sendo equipes privadas como as de John Mecom e Roger Penske mas antes de irem para essas equipes os motores de 377 cid foram retirados e os carros foram equipados com big blocks 427 cid.


Inicialmente com os big blocks que eram bem mais pesados que os 377 de aluminio, os Grand Sport conseguiram andar até que com algum sucesso. Na famosa prova de Nassau em 1963, eles deram show humilhando os Cobra e terminando em terceiro e quarto na geral atrás apenas de 2 protótipos, porém ganhando na classe. Roger Penske voltou à Nassau em 1964 e ganhou a Nassau Trophy race o que acabou sendo o canto do cisne para o Grand Sport.


Carroll Shelby e a Ford trouxeram o seu próprio 427 Cobra e continuaram o desenvolvendo culminando nos Daytona cupês (versão aerodinâmica do Cobra, um dos seus grandes problemas) enquanto que os Corvette estagnaram no tempo na mão das equipes privadas sem nenhum apoio de fábrica. Para os Corvette era como ir à um duelo de pistolas armados apenas com um canivete. Henry Ford ria sozinho.


Apesar da sua curta existência, os Grand Sport andaram em pistas como Sebring, Watkins Glen, Daytona, Nassau, Road America e Mosport. Alguns de seus pilotos famosos foram Roger Penske, AJ Foyt, Jim Hall (da Chaparral), Dick Thompson, John Cannon, Dick Gudlstrand (preparador famoso de Corvettes), Don Yenko (dos Camaro Yenko) e Delmo Johnson.
Inacreditavelmente, todos os 5 Grand Sport originais ainda existem hoje em diferentes condições de conservação. Existem 2 roadster e 3 cupês. O roadster 002 de número 12 foi leiloado no leilão da R & M em Phoenix, Arizona em Janeiro de 2009 e mesmo com o lance de 4.9 milhões de dólares não vendeu.

Uma réplica não oficial

É bem difícil ver em alguma exposição um dos Grand Sport, sem citar os 5 ao mesmo tempo. Apenas uma vez na história, no evento Amelia Island Concours na Flórida em 2003 que o público pode ver esses 5 ícones da história do automóvel juntos pela primeira vez.

O chassis 002

Hoje em dia, dois fabricantes fazem réplicas do Grand Sport. O ilegal Mongoose Motorsporsts que foi recentemente processado pela GM por fabricar réplicas sem ter os direitos e a Duntov Motor Co em parceria com a Superformance famosa por construir réplicas do Cobra e GT 40 e ter parceria com nínguem menos que Caroll Shelby. Infelizmente, apenas a Duntov Motor Co poderá continuar fazendo réplicas do Grand Sport para os verdadeiros entusiastas.




Assista à um test drive com o chassis 002







O chassis 002 esperando para ser leiloado:



Apresentação do 002 :



A réplica construida pela Superformance e a Duntov Motors:





Prova de carros antigos em Copenhagen:





Uma réplica de Grand Sport roadster feita em casa por entusiasta:

3 comentários:

Luiz disse...

"Acredita-se que Henry Ford fez um lobby para involver Curtice nessa empreitada de forma à restringir o que a GM podia desenvolver em termos de produto com o que fosse apreendido nas pistas".
Não acho que a Ford tivesse esse poder de convecimento sobre a General Motors. A GM tinha essa convicção anti competição principalmente devido à mentalidade pão-dura do pessoal da administração obcecada em economizar cada centavo. Isso levou a Divisão Chevrolet a fixar os carburadores Rochester 2GC, na década de 70, com dois parafusos em vez de quatro. Em cada carro dois parafusos a menos representaria grande economia. Não deu certo porque os carburadores ficaram com junção deficiente no coletor de admissão. A Chevrolet só recentemente mudou essa mentalidade retrógrada e colocou as Corvettes em Le Mans com grande sucesso.

Aqui em Brasília temos algumas Corvettes novas e outras mais antigas. Entre as antigas, uma das jóias da coroa: uma '63 Sting Ray split window na cor Saddle com interior também Saddle, uma '71 e uma '73 que acabou de chegar.

Carlos Scheidecker disse...

Sr Luiz,

Existe alguma possibilidade de entrar em contato com os proprietários para um artigo com fotos desses carros?

Luiz disse...

Prezado Carlos,

Posso fotografar os carros e mandar as fotos com as informações. A partir daí você elaboraria o artigo. Vomo poemos fazer. Mande um e-mail para luiz.chevelle@gmail.com.De imediato posso te fornecer o e-mail de um desses amigos. Ele acabou de comprar uma Corvette 1973.