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sábado, 18 de dezembro de 2010

Duntov e o Corvette SS


Algumas fotos para ilustrar que Zora Arkus-Duntov era engenheiro por profissão e piloto por carreira. Famoso pelo seu capacete amarelo (parecido com os usados nas partidas de polo), que usou nas suas participações em Le Mans. Aqui, Duntov pega a sua grande criação, o Corvette SS, para um teste em Sebring. O local é mais precisamente o aeroporto de Sebring onde ficava uma base militar. Notem os aviões mais antigos ao longo do caminho.


O SS nas fotos não aparece em sua forma final. Afinal a carroceria de magnésio não estava pronta e no seu lugar havia essa de fibra de vidro. Isso tudo um dia antes da prova. Imaginem o trabalho desse pessoal da GM. Notem que as laterais foram cortadas para refrigerar os canos de escapamento e, assim, diminuir a intensa temperatura dentro do carro gerada pelos 450 hp extraídos do chevy small block V8. As fotos acima e abaixo são de um dia antes à prova de Sebring de 1957 que foi também a única em que o carro participou.


Porém antes do carro definitivo foi feito um carro para testes que é esse branco abaixo. Esse carro rodou 3.200 kms sendo que alguns com Zora em pessoa, como mostra nessa foto com ele no cockpit. O carro foi testado no mesmo local em Sebring antes da versão final que competiu na prova.

O interessante dessa história toda é que tanto Juan Manuel Fangio quanto Stirling Moss testaram esse carro teste da foto. Fangio conseguiu ser 2 segundos mais rápido com o carro de teste do que com qualquer outro carro que tinha andado em Sebring antes. Na época tudo ocorria na base da camaradagem e todos eram amigos: Fangio, Moss e Duntov e portanto era natural que os dois primeiros pilotos testassem a criação do terceiro.


Duntov correndo com o carro teste na pista de taxiamento de Sebring perto da base militar com aviões de transporte aposentados como pano de fundo. Uma passagem rápida com o carro quase em forma final com Duntov ao volante abaixo.

Um comentário:

Luiz disse...

Tirar 450 HP de um 283 aquele tempo... Meu Camaro 67, ex 327, está com um 283 66 de Chevelle com 195 HP originais. Se eu conseguir uns 240 HP estou satisfeito.