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terça-feira, 12 de abril de 2011

Guldstrand GS90 Nassau Roadster


O ano era 1994 e o famoso ex-piloto e preparador de Corvettes, Dick Guldstrand, teve a idéia de fabricar o seu Corvette com uma bela carroceria exclusiva, o GS90. O carro era baseado no Corvette C4 ZR-1 com o desenho de autoria de Steve Winter. Havia também o roadster que, ao invés de usar o motor LT-5 do ZR-1, usava o motor LT-1 com opcional de um turbocompressor da Vortec. O carro era conhecido como Nassau Roadster além de GS90 apesar que o nome GS90 era mais quando o carro era equipado com LT-5 e Nassau Roadster quando vinha com LT-1. Foram feitos um total de 9 GS90 tanto cupê (ZR-1) quanto Roadsters.



Antes do GS90 Guldstrand fez o GS80 que tinha tudo do C4 convencional com apenas alguns diferenciadores mas Dick queria o seu próprio carro que foi algo que conseguiu com o desenho do GS90. Na verdade, em 1990, quando o ZR-1 foi lançado Guldstrand queria montar uma versão moderna do Grandsport que ele usava para competir na gloriosa época das corridas em Nassau com Duntov no comando.


Guldstrand mostrou o conceito e tentou vender essa versão redesenhada do Corvette para a GM. Ele pediu 15 ZR-1s para começar e mais alguns milhões de Dólares. Porém a GM lhe deu um ZR-1 e um desejo de "boa sorte".


O GS90 com motor de ZR-1 era preparado pela D.K. Motorsports e rendia 475hp com uma suspensão modificada por Guldstrand. As únicas peças que compunham a carroceria original do C4 que foram mantidas foram os retrovisores, os vidros laterias e o parabrisa ainda que havia um plano de se fabricar uma versão Speedster com para-brisa especial. O carro tamme tinha barras estabilizadores mais grossas e o feixe de mola de kevlar original foi trocado por molas helicoidais sob amortecedores, muito interessante.

O compressor da Vortec aclopado ao LT-1

Guldstrand queria oferecer os carros através da rede autorizada Chevrolet como Callaway fez com o B2K porém o acordo com a GM foi cancelado. O que não era interessante era o preço. Um GS90 baseado no ZR-1 custa uns $135.000 Dólares a mais que o preço do ZR-1 fazendo com que a obra de Gulstrand custasse um total de $206.000 Dólares que é um absurdo mesmo hoje imagine em 1994 e 1995. Ainda assim, não deixa de ser um carro bem diferente e uma bela carroceria. Basta observar os faróis que vieram quase 10 anos antes dos C6 para entender que Guldstrand era um visionário.

Ah, a beleza e pureza do LT-1.















A única parte que não gostei foram as várias luzes traseiras.

Italic


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