Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Video: Corvette 1983

Rodas originais no 1983

Todo mundo sabe que nunca existiu um Corvette 1983, o ano que seria o trigésimo aniversário mas que nunca sequer produziu um carro. Ou seja, um 1983 é tão verdadeira quanto uma nota de 3 Dólares. Ou será mesmo? O fato é que o C4 foi planejado à ser lançado em 1983 devido a comemoração de aniversário porém problemas de pré-produção, logística e a necessidade da GM de realmente lançar um produto revoluncionário que fosse confiável atrasou os planos de forma que apenas começaram à produzir o carro em Janeiro de 1983 como modelo 1984.







Mas a verdade é que foram feitos 44 Corvettes 1983 para serem usados para teste e oferecidos para a imprensa. Todos os carros de pré produção tiveram como destino a total destruição. Porém os empregados resolveram "esconder"um dos carros. Era o número 23 na cor branca. O carro era movido de ala em ala para ser escondido do destino certo até que o alto escalão resolveu não destruir o carro mas sim preserva-lo. Hoje o carro esta exposto no National Corvette Museum como podem ver nas fotos. Infelizmente as rodas originais que nunca foram produzidas estavam nesse carro. Porém agora, foram trocadas pelo do modelo 1984 maiores. Uma pena que não foram preservadas.

Notem as rodas originais ainda no carro.

Mas o que era tão revoluncionário no C4 que tinha que ser mais testado? As tecnologias à seguir foram introduzidas pelo Corvette em primeiro lugar como produção pois antes estavam apenas disponíveis de forma artesanal. A citar:

- Painel digital controlado por computador.
- Chassis de alta densidade de aço galvanizado.
- Pintura com base e verniz aplicada por robôs.
- Painéis de aço de folha única o que iliminava as soldas.
- Uso de cola de uretano para a carroceria.
- Metais leves como magnésio e almunínio aplicado ao carro.

Aqui já com as rodas trocadas. As que ficaram originais em 1984 e eram bem maiores.


Rodas originais no 198

Vejam no video o carro quando ainda estava com as odas originais de pré série que nunca foram vendidas. Para quem quer conhecer a história do C4, veja esse post que publicamos no passado.

2 comentários:

Joel Gayeski disse...

Achei as rodas originais muito pequenas... e feias.

Carlos Scheidecker disse...

Essas eram aro 15 e nunca chegaram à ser produzidas. Apenas os protótipos a tinham.