Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O primeiro Split Window


Falando do novo C7 essa semana citamos o fato do retorno da Split Window que só existiu em série em 1963. No entanto, antes disso no meio da década de 50, havia um protótipo de Corvette que já apresentava essa configuração estilística que seria imortalizada com os primeiros C2. As fotos são do modelo em escala 1:1 em argila do que seria o carro. Notem atrás um modelo do que seria o Corvette 1958 final com os dois filetes cromados no porta malas que somente saiu naquele ano.




O desenho foi executado pelo projetista Chuck Jordan e tinha uma certa influência no desenho do Oldsmobile Golden Rocket que era um showcar com um fastback e split window. Notem que a frente tinha os 4 faróis que vieram em 1958 em toda a linha Chevrolet, inclusive as pickups. Jordam também deu uma grade dupla cromada dianteira que mais parecia em casa em um Cadillac mas que depois ficou bem registrada com uma característica do Corvette. Uma outra coisa interessante à notar é a saída de ar da coluna B que também acabou sendo colocada no Split Window de 1963.


Nessa época da década de 50 na Europa os designers Europeus se apaixonaram pelas Berlinetas. Pininfarina, Bertone, Zagatto, Ghia etc, exploraram o tema da berlineta e o mesmo começou a ser considerado pela Corvette ainda que o espírito Americano da liberdade inspirava os roadsters.


Interessante o tema da Berlineta nos rascunhos acima. E porque não saiu? O fato era que a Chevrolet estava com menos pessoas para trabalhar no Corvette uma vez que invistiu seus professionais para redesenharem e trabalharem no novo Impala 1958. Dessa forma o Vette '58 foi apenas um facelift do '57 incorporando os 4 faróis da linha Chevrolet, mais cromados e um parachoque traseiro redesenhado.

Abaixo o Oldsmobile Golden Rocket de 1956 (notem o split window) e Chuck Jordan que era Vice Presidente de Design da GM.





O Impala 1958 com um anúncio da época.




Um comentário:

Carlos A. Castilho disse...

Excelente post para os fãs de história Carlos! Parabéns!