Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Fabricante do fiberglass dos primeiros Corvette


A seguir um video bem interessante do canal de TV WKYC que mostra a fábrica de fiberglass em Ashtabula, Ohio chamada MFG. A MFG foi fundada em 1948 por Robert Morrison que tinha como principal cliente inicial a empresa de pães Wonder Bread e fabricava para eles as prateleiras dos pães em fibra de vidro. Morris tinha muita fé no seu produto e reconhecia os vários benefícios da fibra de vidro de forma que passou vários anos tentando convencer a GM que seria o material ideal para carroceria de automóveis.

Uma vez que Earl tentou usar o fiberglass para seu novo carro esporte, o Corvette, baseado numa idéia de carro esporte de fibra de vidro que foi levado ao seu estúdio, a GM chamou a MFG para fabricar os panéis de fibra de vidro. A MFG ainda viria a usar a idéia para lanchas de pequeno porte, algo que deu muito certo comercialmente.

No video a seguir existe um erro bem grosseiro dos repórteres que fizeram a matéria. Eles dizem que a Ford estava introduzindo o Thunderbird e que a GM teria que correr atrás com o Corvette. Na verdade, foi bem o contrário. Ao instroduzir o Corvette em 1953 no Motorama, a Ford resolveu desenvolver algo para combater a idéia da GM lançando o Thunderbird em 1955. Naturalmente o Thunderbird foi um sucesso de vendas já que vinha com motor V8, virdros elétricos e era mais um grande carro de luxo para dois do que um carro esporte propriamente. O Corvette e o Thunderbird seriam criaturas completamente diferentes e não competidores diretos.

Existe um livro do Randy Leffingwell chamado Corvette Fifty Years, que detalha o involvimento da MFG na história do Corvette.


Nenhum comentário: