Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

sábado, 3 de julho de 2010

Ajustes no teto do Z06

Na oficina à esquerda e a direita um Z06 idêntico porém batido.

Ano passado notei que o teto do Z06 estava literalmente descolando de um lado. Então procurei o gerente da concessionária, que sempre vou, e mostrei a ele. Achei aquilo bizarro. O fato é que um dos fornecedores da GM, o do adesivo, tinha feito um composto defeituoso que causava isso. O Corvette tem muitas partes "coladas" assim como os Lotus modernos.

Sem o acabamento do teto que foi arrastado para trás no porta malas.

A GM então trocou o teto. Isso foi em Outubro. Dirigi o carro para casa e guardei ele. O teto desse carro é muito caro. Em primeiro lugar, a estrutura ou moldura é toda feita de titânio. Depois o teto, que é vendido em primer, precisa ser pintado mas ele já vem colado de fábrica.

Outra visão sem o acabamento do teto para poder trabalhar na fixação.

Aí então vem a parte fácil, basta tirar o acabamento inteiro do teto, desaparafusar outros acabamentos e então desaparafusar o teto do parabrisa (2 parafusos de cada lado) e desaparafusar da coluna traseira. Coloca-se o novo teto, os acabamentos no lugar e pronto.


Parafusos de um dos lados do topo do para-brisa.

Porém quando fizeram a primeira vez, o carro não foi devidamente aparafusado. Assim, quando sai com ele, era um flexão total de chassis. Voltei, e arrumaram. Guardei o carro então durante o inverno. Semanas atrás, sai com ele e notei algo bizarro, um sonoro assobio vinha para dentro da cabine por sobre o para-brisa. Muito irritante. Então levei o carro devolta na Sexta de manhã para ajustes. Em 40 minutos tudo resolvido. O reajuste foi feito e o assobio desaparaceu. Isso foi tudo recall da GM, ou seja, custou $0 para os clientes.


Porta esquerda do outro Z06 acidentado.

Na oficina havia um outro Z06 também preto. Nesse, o dono exagerou na dose, perdeu a traseira em alta velocidade e bateu o carro. Por sorte, pegou de raspão apenas danificando a porta esquerda, a lateral esquerda traseira e a traseira do carro. Impressionante como esses carros são construidos (veja o vídeo) já que as peças de fibra da carroceria são facilmente retiráveis e susbstituidas. E foi isso que aconteceu com o carro uma vez que estruturalmente estava sem danos.

Foto do outro Z06 com o nosso logo à frente fazendo ajustes de teto.

Naturalmente, tudo isso foi muito caro. As peças de fibra de vidro são caras, soma-se a mão de obra e a pintura. Porém as peças de compósito de fibra de carbono são absurdamente caras. Não foi barato mas o carro foi totalmente recuperado. O gerente lá me disse que idiotisse sempre sai caro. Não poderia concordar mais.


Notem a traseira sem o parachoque externo. O parachoque interno é bem parrudo.

Chega de Z06 batido. Final feliz, dirigindo o carro de volta para o escritório. Aqui algumas fotos no estacionamento depois de ter voltado.











E por fim, um pequeno video feito na oficina.













Um comentário:

Luiz disse...

Essa Corvette danificada, no Brasil o dono ia levar para uma oficina fazer uns remendos de fibra e resina...