Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

domingo, 27 de novembro de 2011

Video: Corvette Nomad 1954



O Corvette Nomad 1954 (conhecido também como Nomad Waldorf, pelo hotel onde aconteceu o Motorama) foi um carro conceito construido pela General Motors e introduzido no Motorama de New York no mesmo ano. O Nomad era uma perua esporte que estava muito à frente do seu tempo. O Nomad foi introduzido junto com um Corvette hardtop e o Corvette Corvair. Assim como o hardtop e o Corvair, o Nomad era muito parecido com o Corvette 1953 de série que por si só também foi um carro conceito no Motorama de um ano atrás. A GM construiu 5 Nomads para o circuito dos salões da época porém apenas 3 ainda existem. Para o Nomad, o estúdio de Harley Earl iria criar paralamas curvilíenos, faróis redondos além de uma coluna B inclinada para frente que criou escola.




Muitos consideram os Motorama de 1953 e 1954 como o berço dos carros esporte Americanos. O impacto do Nomad foi tão grande nos visitantes do salão que o nome foi aplicado em 1955 na station wagon baseada no BelAir. Uma pena que o Nomad na plataforma Corvette não vingou.



O Nomad de duas portas da época era muito diferente das demais station wagons do mercado uma vez que o seu design era mais parecido com o de um cupê hardtop do que uma sation wagon convencional. A Nomad da Chevrolet dividia a plataforma com a Pontiac Safari porém o carro seria descontinuado em 1957 devido à poucas vendas e pelo fato de uma nova plataforma Chevrolet seria introduzida para 1958.



O nome Nomad seria agora usado para uma station wagon de 4 portas de 1958 e continuou até 1961, ano em que as station wagon Chevrolet iriam usar o mesmo nome dos sedans das quais eram derivadas.



Porém o nome Nomad iria fazer um retorno em 1964 e 1965 sob a plataforma do Chevele 300 e tendo também duas portas. Então de 1968 à 1972 o nome foi novamente aplicado à série Chevele. A situação ficou pior no final dos anos 70 e começo dos anos 80 quando o nome Nomad foi usado para o furgão full size da Chevrolet.









Nenhum comentário: