Durante o desenvolvimento do C4, alguns protótipos interessantes apareceram. Já em 1981 haviam protótipos funcionais. Porém os primeiros modelos em argila dos designs de Jerry Palmer foram completados já em 1978. A foto do XP-882 já dizia como deveria ser o C4 e o design final ficou praticamente definido em 1979.
A foto acima mostra um estudo inicial para o inteiror. Dá para ver já o objetivo de mostradores digitais. Porém o design definitivo do interior foi completado em Abril de 1980.
Em Julho de 1982, a fábrica do Corvette começou uma produção piloto do Corvette 1983 (como seria inicialmente o C4). 61 carros foram completados. 18 sendo protótipos e outros 43 pré série. Dos 61 carros, 60 foram destruídos e apenas 1 modelo 1983 sobrevive no Corvette Museum. Os carros pré série foram fornecidos aos jornalitas para testes e eles ficam impressionados com o baixo coeficiente de arrasto de 0.34, com o parabrisa inclinado à 64 graus e velocidades superiores à 230 km/h.
Em 3 de Janeiro de 1983 a produção do modelo 1984 começa oficialmente. Os carros com números seriais de 0002 à 0071 foram feitos para testes de durabilidade e qualidade. Porém o carro de número 71 foi o que recebeu o VIN 0001 e foi doados para o Concelho Nacional dos Clubes do Corvette para uma rifa de caridade. Bob Nagy comprou o primeiro carro de série e foi a primeira vez que o Corvette foi oferecido à venda na Europa, Oriente Médio, Arábia Saudita, Japão e América Latina.
O protótipo C4 da foto, conseguiu a impressionante marca de 1.01 g no slalom. O carro já estava destinado à nascer bom.
Fotos do XP-882, notem as rodas do C3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário