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sábado, 5 de novembro de 2011

GM, uma história secreta



William Crapo Durant incorporou a GM em 1908 (16 de Setembro) porém 1 ano seguinte ele foi atrás da terceira e mais bem sucedida empresa de Henry Ford, a Ford. A maior falha de Durant, seria então o motivo do nascimento da Chevrolet. Em 26 de Outubro de 1909 a diretoria da GM deu a autorização à Durant para comprar a Ford apenas se ele conseguisse financiar a compra. Porém, na época, os bancos recusaram o pedido de 2 milhões de Dólares de empréstimo, para dar entrada na Ford, uma vez que houve um certo pânico no mercado em 1910. Assim, como falhou na sua tentativa de compra, a diretoria da GM aproveitou e expulsou Durant da companhia. Durant não era o tipo do homem que colocava o rabo entre as pernas e logo começou a trabalhar no seu retorno à indústria automotiva.



William Crapo Durant

Então ele tirou da aposentadoria o ex piloto da Buick, Louis Chevrolet, e montou um galpão em Detroit para começar a Chevrolet Motor Company, a qual foi incorporada em 3 de Novembro de 1911. O primeiro carro de produção (ainda que artesanal), foi o caro e grande Classic Six de 1912 que custava na época o absurdo de $2.500 Dólares.


Chevrolet Classic Six de 1912

Porém os primeiros Chevys, como foram conhecidos, foram os tipo H de 1914 também chamados de Royal Mail Roadsters. Esses carros custavam $750 Dólares e ainda não eram ameaças ao Ford modelo T.


O famoso anti-modelo T, o Chevrolet Four-Ninety de 1915 modelo 1916. O primeiro deles na foto.

Então tudo mudou com a introdução, em 1915, do modelo 1916 conhecido como Four-Ninety porque custava $490 Dólares e era feito para bater de frente com o modelo T, uma espécie de obcessão de Durant.


O Tipo H de 1914, Royal Mail Roadster.

Com o Four-Ninety a Chevrolet estava indo muito bem e isso deu à Durant força financeira para começar à comprar ações da sua antiga empresa, a GM. E em 16 de Setembro de 1915 (exatos 7 anos de sua fundação), Durant tinha novamente o controle da GM. Agora, amiga e amigo, imaginem. O que seria da Chevrolet, Corvette e, claro, Corvette Brasil se Durant tivesse comprado a Ford?

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