![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCZ6BSCtDtOajykROsSkVRFKAsncP6Z8iHkSjztVaUg2uwTiNzcFQxd6VmGsMeyrr9V7wZ7qTC2NI-FN_n984r8Vak4VYL1R31XGo1xFPH0BBVIgVB5HIefG7VSfD8BK-ucIN1psNiN4mT/s400/vemp_1104_01%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Cada geração tem suas peculiaridades naturalmente. Existem alguns Corvettes C3 e C2 no Brasil. Enquanto que alguns C2 possuem motor elétrico para levantar os faróis escamoteáveis, os C3 vieram todos com sistema à vácuo. Existe, claro, a possibilidade de se colocar motores elétricos para o C3 e algumas empresas comercializam o kit. Mas o fato que isso descaracteriza a originalidade do carro e arrumar o sistema de vácuo não é assim um bicho de sete cabeças. Se for fazer, faça direito.
Se você tem que esperar alguns minutos extras para seu C3 esquentar à ponto de poder levantar os faróis ou ainda dirigi-lo como um cyclopes com apenas 1 lado para cima, esqueça está na hora de arrumar o sistema. Na verdade é tão simples arrumar o sistema e, muitas vezes, trocar as mangueiras é apenas o que precisa. Porém, numa situação mais grave será necessário trocar os atuadores, que também não é algo complicado e nem especialmente caro.
Então vamos explicar como diagnosticar e reparar o sistema.
Diagnóstico:
Comece procurando todas as mangueiras de vácuo que vão dos atuadores até o motor, comece pelo lado dos atuadores que é mais fácil. Veja se consegue ver secura, craqueamentos ou furos. Sim, você pode cobrir com uma fita tipo duct tape mas o certo é trocar as mangueiras. Se for o caso, comece trocando as mangueiras e tente novamente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ9TMakJkqpkkrt0IwQF8a990rpwxI_6QEAdp6PAyUmr8mvAAtlEDLwqOfxoFE8qYjx_7JgpjHO_22E9X1NOf9fF3e29PvRT9-1I0c9AJC1FHKhYxbUbaVTaAQRRk0ICxxR-lyUI4zkZTT/s400/vemp_1104_02%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Com o motor ligado, abra o capô e coloque sua mão por dentro para puxar a mangueira de ar que vai do motor até o reservatório de ar que fica bem na frente do carro bem atrás dos atuadores. Se, ao puxar a mangueira, você ouvir um assovio é porque existe ar indo para os atuadores, caso contrário nenhum ar está indo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ8xP_yaEjgcwJ_x8I3k-Z0LnWXS_c79Ti2OuzFbR1_2ER7-GoZ_UE6_3rImdBjjme-Wl4EVcmMlAJ4kldB5uqbK05nQfEKg6Ed6lrNP8YgiHk7Q_YlTDQdUUEAIvS4q14KbeSXASOV2Ph/s400/vemp_1104_03%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Se no seu carro apenas 1 dos farois não sobe, pode ser que o problema seja apenas o solenóide. Veja na figura acima a posição de onde fica um dos pequenos relays. Inverta os solenóides de ambos os lados e veja se altera o quadro. Se for o caso compre novos solenóides e se não for o caso vamos continuar com a nossa tarefa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsD5rFYQsnKmIB7j108QhlPhVH4Jayf3i7Wv247p8yY6OCyiSp-HYKVbPhyyFPzDbZU9c7fxIe18x8RUHjh438pOsnDo3Or_z_drHF4bZp0g4B_yQ0X8rRqEFT9aqpBZcLH7rub3r3c_fv/s400/vemp_1104_04%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Verifique os atuadores também, o mesmo pode estar com problemas. Veja a foto acima que mostra a capa do atuador resgada o que cria um vazamento de ar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0J4YW7GCwm4XERwo4PUezZcpYglAdGA7ayuyULV1H0HqKRnRHoZFFLERHvpKHPAESXScQxSTWBjumjn9n2_QcuduATiGAo-IRsCPxZNJuCjIMBGjnG5VHQDY9dhRxLg5CCdXBukgjb9ZK/s400/vemp_1104_06%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Você pode comprar um kit para reparar seu atuador antigo, mas o melhor é sempre comprar um novo. Eles custam em torno de $100 Dólares o par, o que não é nada mal.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUFf_Zi8D9tnizUtVHyazKHA97PIWhF3IYlnRsYXRfVfCXZlSGboXOZRjQ7mTZ4hlLMBZL60W_G2RrGmkdzpjBOJvWMbFQ_3JB_dm38HTWU9TYF85oJR_Ad4JgRFoO5_ed1zzZM6NFP6QR/s400/vemp_1104_07%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Você vai precisar ir por debaixo do carro para trocar o atuador. O melhor é levantar o carro num elevador mas pode-se optar pelo esquema "eu te disse que iria cair na minha cabeça" como está na foto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzRWlj8O0AXNpkwjvECy6Pk9cPX5LraRent4ULcJu-PmRv53zOeHyWCOzmTV4EOnJR3XO9P5fvLTn_AFHEfNM9cCVS3-nxdRrVT0eg3U_qFy5mcYrrgtx4FTZ2s5flOAvikRxliTRJK7JI/s400/vemp_1104_05%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Existem 4 molas na junção que vai entre o faról e o motor à vacuo como mostramos acima.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEcMkwTu4Y8XPOSV7A8k7UNsMt4N39dL3Y-_8EVq3SgcSp7ekD0lnkJkep0i0v7nhQu13TbwF1hCSdDEmEEtD3LlzbWikuh48bJbOQePw4u_82wwyFAXWOPfalWFcKt5wKalIZnJMzxu76/s400/vemp_1104_08%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Depois das molas é preciso retirar o pino que segura o atuador como a foto acima. Existe um grampo segurando o pino e uma arruela.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzkrMrbPB-w-Al8gvpVVA58j_RXltgpv1VtKJLxtIIRqaE_X2-YNxyWJCyM7ZpVcb2wqkJuJCILAV5mxFVxIfzFJrQ4aQwt6Sdqk5jPkYbnDBNKgyUUf-EN8Pq1W4Jc5Ewr2KEGzCSUnZ-/s400/vemp_1104_09%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Veja acima como encaixar o sistema inteiro. Note que as molas de menor calibre e mais longas são as que seguram o pino.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgM1-fLyq0sXMnRyWUxwOquKuUJQ7Vk7JgwW8j9vbdsrIVW3GNy1cuQYTr0vjZyolQP-BKJR2i9NyGiqSIKdZXF73cJLP6UDj7tW1LBhVsQa9B0TYqjw6XHB5I1_gB2rLJtmPOpkKOu5bLM/s400/vemp_1104_10%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Agora você precisa tirar 4 parafusos que seguram o motor à vácuo do sistema. Lembrando, Corvettes abaixo do C4 usam sistema inglês portanto a chave a usar aqui é de meia polegada. Tirar esses parafusos por cima é muito mais fácil, ainda que você prefira tirar o capô antes para não arranhar a pintura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5rTHcbCv4E7Q6QWmwKU80eRn8oVKCMRLy0TjNW2EYSxB9Mu5oMNVmeDbzLtgXyYFcCUrQeK-PVVedPcDpLwLhsh4CdwcMrIb4X4WmPC_2FfSoC8tuA7WUvDh1Zpfbk2At94MZxQs2wH0p/s400/vemp_1104_11%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
A foto acima mostra como tirar o atuador pela abertura do capô puxando ele para fora primeiro depois para cima. Ainda, tirar o capô é mais aconselhável por deixar o trabalho mais fácil e evitar arranhar a pintura.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj_cvz7S4jLpnG2x3UgG87mSUKkGIjYc15-mj9LpKFtNKPORCPqNm79S2AYzwWQPLttgmVBvUJ3bQZuRwbU0UK6pzSTe-b3vKOpOOB0xCrgch9snY1ldgNYECMiiTSGiGUtbf0Ni5Dv6pjF/s400/vemp_1104_12%252Bc3_corvette_headlight_repair.jpg)
Em termos de ferramentas a foto acima mostra o que é necessário para arrumar o sistema. Lembrando que as porcas são de meia polegada.
Costumo comprar peças na Corvette Central, pois é a empresa preferida.
Vou listar para você o que precisa:
- Atuadores: código 653078 o par.
- Capa do atuador: código 443097
- Suporte para o atuador par: código 443106
- Kit novo de molas: código 443127
- Sistema para selar o atuador: par código 443012
- Ajuste do atuador código 443006
- Opcional manual para montar o sistema: código 113029
- Mangueiras: imagino ser fácil achar no Brasil.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEid7S970KdVXKIzE47GFtxLgXzy4G0p9_zr2wibY6CMGRlgxiXQCsZCTS_g07CCeTp3c-XcftuqZCMeYMxUvY6oHQZam4FHz4BCOp2UFB7u5C3iar0UfcjETRXZqqh7AgG5mavvIut-bKZL/s400/esquemaSistema.jpg)
2 comentários:
É um bom divertimento.
Não tem um tutorialzinho da C2? A coisa é elétrica e creio que tirar o capô é necessário.
Postar um comentário