Um dos grandes prazeres da vida é você poder vibrar junto com a conquista dos seus amigos, no caso estou falando da conquista do meu amigo Luiz Tinoco e seu Sting Ray. Da mesma forma, a angústia do seu amigo acaba também te angustiando e assim a única cura é procurar ajudar. A situação piora quando você resolve escrever um artigo semelhante ao problema do amigo, porém de um modelo diferente. Estamos falando do artigo de reparos dos faróis do C3. Aí, como se não basta-se seu amigo ainda lhe dá um recado. Bem, para meio entendedor isso basta. O fato é que eu fiquei muito contente quando o Luiz comprou o seu sonhado Sting Ray e mais feliz ainda quando o carro chegou em Brasília. Mas, no transporte, os faróis do carro foram danificados (eu acho que desajustados da engrenagem) e aí começou esse trabalho de pesquisa. Ainda que a boa notícia é que reparar os faróis do C2 é mais fácil que os do C3. No caso do Luiz, acho que basta apenas reajusta-los como mostramos nas fotos. Então, vamos ao trabalho.
A foto do Kit de faróis.
Gosto muito da Corvette Central mas outra que também me agrada é a Zip. Geralmente, quando não consigo o que quero numa, consigo na outra. O legal do hobby do Corvette é que praticamente quase tudo pode-se encontrar e muitas coisas são vendidas em Kit como a foto acima. O kit acima consiste do motor, o kit de montagem do faról, as esferas de montagem, arruelas e borrachas, switch do pisca alerta, swith dos faróis e os parafusos. Existem também manuais de reparo do C2 nessas lojas o que tornam o trabalho mais fácil.
Para começar o certo é remover o capô como falamos no artigo do C3. Mas antes de removê-lo, use um lápis para marcar a posição de monta-lo de volta de acordo com a marca da posição das dobradiças.
Desligue, claro, a bateria e depois comece desconectando o terminal de força que vai até o motor do fárol. Tem uma pequena trava que precisa ser precionada para remove-lo como na foto acima.
Existe um knob dentro do fárol que o conecta à engrenagem do sistema, se você o girar até que a engrenagem ficar livre o sistema está solto. Aqui uma dica Luiz, no seu caso, se você girar o knob até solta-lo da engrenagem (umas 6 voltas) e depois ajustar os faróis corretamente, pode girar a knob novamente até estar fixada na engrenagem. Isso deve resolver o ajuste dos seus faróis e você talvez não precise comprar nada se o seu sistema estiver funcionando.
Você pode remover o motor e também remover o grampo que o fixa ao suporte.
Você pode facilmente remover o acabamento dos faróis através dos parafusos laterais.
Aí pode remover os faróis tirando seus parafusos e disconectar os terminais.
Faça um diagrama de quais fios estão ligados em quais posições dos terminais antes de remove-los.
Agora remova o pino que limita a abertura dos faróis.
Note que você pode remover a carcaça do farol tirando as porcas laterais.
O painel do faról vai sair apenas desencaixando os pivots laterais dos seus slots e puxando a peça para fora.
Note que o pivot pode ser tirado do painel através de pequenas porcas allen que ficam na periferia do pivot.
Quando você tirar o painel, a peça vai estar como a foto acima antes de remover os pivots.
Antes de começar à remontar com as novas peças, limpa o eixo do pivot com um lixa fina. Agora monta a arruela, borracha, rolamento e o espaçador do kit nessa ordem no eixo.
Monte o painel de volta no carro e verifique se o eixo do pivot está na posição correta e ai monte as porcas que seguram o painel porém não aperte ainda.
Agora verifique o alinhamento e que o farol não esteja raspando na carroceria. Ambos faróis tem que estar devidamente alinhados e você pode ajustar as porcas de montagem do painel para deixa-los alinhados. Aperta bem as porcas quando terminar de alinhar.
O stopper em formato de Y deve ser montado dentro do eixos de dentro de forma que ele toque o rolamento interno. Aperte o stopper com as porcas que estavam o segurando antes.
Para alinhar o painel com a carroceria da seguinte maneira:
- Aperta as porcas de suporte do pivot bem firme mas certifique-se que o conjunto está livre para movimentar pressionando com as mãos.
- Feche os faróis e alinhe o painel com a carroceria.
- Com o painel do faról fechado, aperte a outra porca cuja cabeça está virada para sua direção.
- Gira o painel e aperte as demais porcas que deixou soltas na montagem.
- Instale os faróis, aparafuse-os no painel, conecte os terminais olhando o diagram que desenhou acima.
Agora monta o suporte do motor do sistema.
Monte o motor novamente alinhando o suporte com o painel do faról.
Troque os switches do pisca que vieram no kit (parte preta da foto acima).
Troque o switch do faról que está dentro do sistema como foto acima.
Aqui uma foto que mostra o motor e o knob que você tem que girar para desencaixar o motor da engrenagem como falamos antes.
Para não arranhar o parachoque, o ideal é colocar um pano no mesmo como na foto acima. Agora aparafuse a tampa dos faróis e o serviço está concluido.
Aqui uma foto de um Sting Ray com os faróis abertos e devidamente alinhados.
Abaixo uma lista das peças e códigos na Zip para reparos completos. O site da zip é zip-corvette.com
M-219A• 63-67 Kit de montagem do motor dos faróis, par.
M-268 • 63-67 Bolas do pivot de nylon, 4 peças.
HDL-213 • Kit do retentor para as bolas dom pivot.
M-273 • Dois switches do pisca.
SF-351 • 2 pacotes de parafusos para os faróis.
ES-100 • 58-63 Switch para os faróis.
ES-201 • 64-67 Headlight on/off Switch 1
M-3675 • 63-67 New Headlight Motors
HDL-263 • Housing dos faŕois.
2 comentários:
Luiz,
Aquele Knob que mostra na figura deve ser o suficiente para ajustar seus faróis. Gire-o e solte os faróis da engrenagem. Depois alinhe os faróis e aperte o knob novamente. Você deve conseguir fazer isso sem desmontar o sistema, apenas talvez, retirando o capô. Um abraço!
Carlos, thanks a lot!
Agora fez-se a luz, principalmente se tratando de faróis...
Vou ter mesmo que tirar o capô para pintar e aí chega a hora de lidar com os headlight buckets.
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