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quinta-feira, 10 de março de 2011

Exclusivo! O Ferrari Enzo de Bonneville em detalhes

O Ferrari Enzo renascido como um carro de velocidade para o sal.

Certas oportunidades na vida são únicas. O carro que ficou famoso no mundo inteiro, uma vez que foi o carro que apareceu na capa da Road & Track, eu conheci de perto e é de um Sr muito simpático chamado Richard Losee. Richard é um filantropista de uma família bem tradicional de Utah. Entre outras coisas, fundou um centro para reabilitar dependentes de alcool e drogas. Ou seja, um cara legal. Em uma tarde de 2006 pude ver o carro que ele mostrou com todo orgulho e com toda gentileza conosco. Mal eu sabia que poucos dias depois ele iria sofrer um acidente que quase lhe custou a vida e destruiu o carro. Richard quebrou várias costelas e até uma vértebra do pescoço e teve muita sorte de estar em perfeita condição para correr com o carro no sal. A história que vamos contar à seguir é algo inspirador assim como os videos exclusivos que fizemos do carro.


A placa da Enzo: Most Miles Enzo. A foto foi tirada no Provo Canyon, estrada que pego todos os dias para ir ao trabalho.

Richard sempre foi cuidadoso, como um verdadeiro entusiasta. Note as capas de proteção para os bancos.

Um dia de sol no Provo Canyon em 2006, mal sabíamos que seria um dos últimos do carro na sua primeira vida.


Abaixo, o carro acidentado. Escapar de uma dessas foi um total milagre.


Acredite se quiser: o chassis de fibra de carbono é o mesmo, o motor que se separou do carro e ficou cicatrizado esta de volta ao carro. Vejam os videos.



A história do carro eu sempre acompanhei pela Road & Track, Losee o tinha porque é um apaixonado por carros e teve uma Ferrari 288 GTO, uma 550 barchetta entre Dusembergs e até um Aston Martin DB5. O mais interessante é que ele registrou o carro com a placa de MM Enzo que significa Most Miles Enzo. Ou seja, ele tinha o carro para andar e curtir mesmo. Então no dia 2 de Agosto de 2006 houve o acidente e o carro se foi. Depois de um tempo, li uma história dele na Road & Track onde dizia que o seu avô o havia ensinado à sempre subir de novo do cavalo que o derrubou. Oras, a Ferrari tem o brasão de um cavalo rampante e foi isso que Richard fez. Reconstruiu a Ferrari mas, por ter tido o acidente a dirigir há 320 km/h, ele decidiu então fazer umas certas modificações no carro e correr com ele no Salt Flats aqui de Bonneville. Quando vi o carro numa foto a primeira vez nunca suspeitei que se tratava de uma Enzo real ou muito menos do carro dele renascido das cinzas.


Notem os escapamentos mais para fora e com revestimento de cerâmica que foi baseado nas F1s dos anos 60.

Eis que a nossa história aqui chega numa parte interessante. Sexta Feira passada eu tive a satisfação de ser convidado por Kevin Marsh, o gerente do projeto do carro, para conhecer o "novo" Enzo pessoalmente e saber de tudo que havia sido feito nele. Não tive dúvida e fui. Ao chegar lá começamos à conversar e então tive a idéia de fazer um filme para colocar no blog. Afinal, nínguem tem os detalhes desse carro com uma história tão fanstástica como a que vamos publicar aqui para vocês verem exclusivamente. Pois bem, primeira tomada eu apaguei e então pedi para o Kevin para fazer de novo, dessa vez, que ele fala-se seu nome bem claramente para não haver dúvidas. O video, claro, está em inglês ainda que falo um pouco de português toda a vez que tenho uma chance. Vamos então há alguns detalhes do video antes de apresentá-lo.


Cockpit com os novos controles e as gaiola obrigatória com uma barra superior que abre para permitir entrar melhor no carro.

A primeira modificação que fizeram no carro foi criar um nariz para encaixar na frente que fosse um grande spoiler de forma a não deixar o ar passar por debaixo do carro. Debaixo do capô na frente do carro, solenóides foram instalados (iguais aos originais mas ligeiramente modificados) para controlar o sistema de injeção que é diferenciado nesse carro. O Nariz depois foi retirado pois diminuia o downforce atrás e assim o carro andou com a configuração original da Enzo.


Esse é o motor original de volta no carro!

A Ferrari foi completamente reconstruida, quase totalmente original apenas com as mudanças para o sal. Mudanças como pneus, sistema de segurança obrigatório, novo sistema de injeção, os novos turbos, novo sistema de gerenciamento do motor, sistema para cortar o combustível, para-quedas (obrigatório), pneus Mick Thompson e rodas especiais para o sal alem dos bancos e a gaiola mandatória que foi feita especial para o carro com porta asa de gaivota como podem ver no video. Haviam controles especias para cortar o motor que são exigidos por regulamento. Um computador da Motec dataliner que dá a velocidade real por GPS tanto frontal, como lateral e demais dados como pressão do combustível, temperatura, etc. Ainda o câmbio do carro foi reconstruido originalmente mesmo que a carcaça dele ficou totalmente destruida e teve que ser comprada nova. Mas os componentes internos puderam ser aproveitados. Impressionante!



Os pneus da frente são projetados para velocidades de 692 km/h (430mph) e os de traz 772 km/h (480mph) da marca Mick Thompson que é a única empresa a fornecer pneus para esse tipo de atividade.Bem grossos, são na verdade pneus radias para records de velocidade e é a única empresa que faz isso. O atrito, apesar de tudo, não é muito e com isso os pneus não sofrem muita variação de calor. Em compensação, precisam ser duros para aguentar bem a velocidade de giro.



A velocidade máxima atingida no sal foi de 382 km/h (238mph) que foi superior a velocidade do acidente, o objetivo de Losee. Fiquei surpreso com a velocidade de troca de marchas: apenas 150ms ou seja muito lenta. Carros como a BMW M3 SMG de 2002 faziam isso em 80ms no modo mais rápido (havia um botão no console para controlar) e 120ms no modo mais lento.

A Enzo no sal com o nariz encaixado.

Em termos aerodinâmicos, o nariz frontal não deu muito certo pois criava muito downforce na frente e pouco atrás. Assim esse nariz, feito em especial para esse carro, foi removido e o carro andou no sal sem. Curtam então o nosso video técnico do carro que tivemos que particionar em dois capítulos pois o total foi de mais de 22 minutos. Depois disso, o video do carro andando no sal e o acidente.




Kevin estava ocupado quando cheguei com um dos gerentes da Summit Racing que é um fornecedor deles e dos quais sou cliente também. A paciência compensou e depois de esperar o Kevin largou tudo e nos presenteou com essas explicações completas. Espero que vocês curtam o resultado disso.

Primeira parte



Segunda parte



Aqui o programa na TV local que saiu no dia que ele foi correr no sal.



A Enzo arrancando no sal



Mais do carro em Salt Flats

3 comentários:

Lawrence Jorge R S disse...

Excelente post...
Muito boa a lição que o dono desse carro incrível tirou.
Sem querer criticar e já criticando; a estrada nas fotos não parece segura para trafegar a uma velocidade tão alta mesmo que estivesse fechada ao trânsito.
Depois se preparou, seguiu normas de segurança, foi para o lugar adequado e deu tudo certo!
As coisas são "simples"; normalmente nós é q complicamos...
Abraços.

CarZ - rede social automotiva disse...

Muito bom o post, adorei a história!
Parabéns e continue assim!
Abraços,
CarZ - rede social automotiva.

Anônimo disse...

A great story for a great car. Congratulations.
Hugs!