Certas oportunidades na vida são únicas. O carro que ficou famoso no mundo inteiro, uma vez que foi o carro que apareceu na capa da Road & Track, eu conheci de perto e é de um Sr muito simpático chamado Richard Losee. Richard é um filantropista de uma família bem tradicional de Utah. Entre outras coisas, fundou um centro para reabilitar dependentes de alcool e drogas. Ou seja, um cara legal. Em uma tarde de 2006 pude ver o carro que ele mostrou com todo orgulho e com toda gentileza conosco. Mal eu sabia que poucos dias depois ele iria sofrer um acidente que quase lhe custou a vida e destruiu o carro. Richard quebrou várias costelas e até uma vértebra do pescoço e teve muita sorte de estar em perfeita condição para correr com o carro no sal. A história que vamos contar à seguir é algo inspirador assim como os videos exclusivos que fizemos do carro.
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Abaixo, o carro acidentado. Escapar de uma dessas foi um total milagre.
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Acredite se quiser: o chassis de fibra de carbono é o mesmo, o motor que se separou do carro e ficou cicatrizado esta de volta ao carro. Vejam os videos.
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A história do carro eu sempre acompanhei pela Road & Track, Losee o tinha porque é um apaixonado por carros e teve uma Ferrari 288 GTO, uma 550 barchetta entre Dusembergs e até um Aston Martin DB5. O mais interessante é que ele registrou o carro com a placa de MM Enzo que significa Most Miles Enzo. Ou seja, ele tinha o carro para andar e curtir mesmo. Então no dia 2 de Agosto de 2006 houve o acidente e o carro se foi. Depois de um tempo, li uma história dele na Road & Track onde dizia que o seu avô o havia ensinado à sempre subir de novo do cavalo que o derrubou. Oras, a Ferrari tem o brasão de um cavalo rampante e foi isso que Richard fez. Reconstruiu a Ferrari mas, por ter tido o acidente a dirigir há 320 km/h, ele decidiu então fazer umas certas modificações no carro e correr com ele no Salt Flats aqui de Bonneville. Quando vi o carro numa foto a primeira vez nunca suspeitei que se tratava de uma Enzo real ou muito menos do carro dele renascido das cinzas.
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Eis que a nossa história aqui chega numa parte interessante. Sexta Feira passada eu tive a satisfação de ser convidado por Kevin Marsh, o gerente do projeto do carro, para conhecer o "novo" Enzo pessoalmente e saber de tudo que havia sido feito nele. Não tive dúvida e fui. Ao chegar lá começamos à conversar e então tive a idéia de fazer um filme para colocar no blog. Afinal, nínguem tem os detalhes desse carro com uma história tão fanstástica como a que vamos publicar aqui para vocês verem exclusivamente. Pois bem, primeira tomada eu apaguei e então pedi para o Kevin para fazer de novo, dessa vez, que ele fala-se seu nome bem claramente para não haver dúvidas. O video, claro, está em inglês ainda que falo um pouco de português toda a vez que tenho uma chance. Vamos então há alguns detalhes do video antes de apresentá-lo.
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A primeira modificação que fizeram no carro foi criar um nariz para encaixar na frente que fosse um grande spoiler de forma a não deixar o ar passar por debaixo do carro. Debaixo do capô na frente do carro, solenóides foram instalados (iguais aos originais mas ligeiramente modificados) para controlar o sistema de injeção que é diferenciado nesse carro. O Nariz depois foi retirado pois diminuia o downforce atrás e assim o carro andou com a configuração original da Enzo.
A Ferrari foi completamente reconstruida, quase totalmente original apenas com as mudanças para o sal. Mudanças como pneus, sistema de segurança obrigatório, novo sistema de injeção, os novos turbos, novo sistema de gerenciamento do motor, sistema para cortar o combustível, para-quedas (obrigatório), pneus Mick Thompson e rodas especiais para o sal alem dos bancos e a gaiola mandatória que foi feita especial para o carro com porta asa de gaivota como podem ver no video. Haviam controles especias para cortar o motor que são exigidos por regulamento. Um computador da Motec dataliner que dá a velocidade real por GPS tanto frontal, como lateral e demais dados como pressão do combustível, temperatura, etc. Ainda o câmbio do carro foi reconstruido originalmente mesmo que a carcaça dele ficou totalmente destruida e teve que ser comprada nova. Mas os componentes internos puderam ser aproveitados. Impressionante!
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Os pneus da frente são projetados para velocidades de 692 km/h (430mph) e os de traz 772 km/h (480mph) da marca Mick Thompson que é a única empresa a fornecer pneus para esse tipo de atividade.Bem grossos, são na verdade pneus radias para records de velocidade e é a única empresa que faz isso. O atrito, apesar de tudo, não é muito e com isso os pneus não sofrem muita variação de calor. Em compensação, precisam ser duros para aguentar bem a velocidade de giro.
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A velocidade máxima atingida no sal foi de 382 km/h (238mph) que foi superior a velocidade do acidente, o objetivo de Losee. Fiquei surpreso com a velocidade de troca de marchas: apenas 150ms ou seja muito lenta. Carros como a BMW M3 SMG de 2002 faziam isso em 80ms no modo mais rápido (havia um botão no console para controlar) e 120ms no modo mais lento.
Em termos aerodinâmicos, o nariz frontal não deu muito certo pois criava muito downforce na frente e pouco atrás. Assim esse nariz, feito em especial para esse carro, foi removido e o carro andou no sal sem. Curtam então o nosso video técnico do carro que tivemos que particionar em dois capítulos pois o total foi de mais de 22 minutos. Depois disso, o video do carro andando no sal e o acidente.
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Kevin estava ocupado quando cheguei com um dos gerentes da Summit Racing que é um fornecedor deles e dos quais sou cliente também. A paciência compensou e depois de esperar o Kevin largou tudo e nos presenteou com essas explicações completas. Espero que vocês curtam o resultado disso.
Primeira parte
Segunda parte
Aqui o programa na TV local que saiu no dia que ele foi correr no sal.
A Enzo arrancando no sal
Mais do carro em Salt Flats
3 comentários:
Excelente post...
Muito boa a lição que o dono desse carro incrível tirou.
Sem querer criticar e já criticando; a estrada nas fotos não parece segura para trafegar a uma velocidade tão alta mesmo que estivesse fechada ao trânsito.
Depois se preparou, seguiu normas de segurança, foi para o lugar adequado e deu tudo certo!
As coisas são "simples"; normalmente nós é q complicamos...
Abraços.
Muito bom o post, adorei a história!
Parabéns e continue assim!
Abraços,
CarZ - rede social automotiva.
A great story for a great car. Congratulations.
Hugs!
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