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sexta-feira, 18 de março de 2011

Como trocar o óleo do Corvette Z06


Hoje vamos falar de uma coisa um pouco mais técnica, a troca de óleo do Corvette Z06 de sexta geração. Recebemos esse email do André Carrillo que é um dos proprietários de um Z06.

Olá Amigos, tudo bem? Estou com uma dúvida um pouco básica mas não custa perguntar para quem conhece... Sabe qual a quantidade exata de óleo que vai na Z06 ano 2007? Como vc costuma medir o nível de óleo da sua? E qual vc utiliza? Desculpa tomar seu tempo com perguntas. Meu carro não tem manual e sempre fico com dúvida na troca de óleo. Abraços, André


Caro amigo André,

Nós vamos responder com prazer pois esse carro requer cuidados especiais.

Trocar o óleo do Z06 é algo diferente e que requer alguns cuidados. Isso porque com o sistema de cárter à seco (dry sump), se você colocar óleo de mais vai travar hidráulicamente o seu motor e estourar os pistões que são feitos de magńesio e potásico. O motor desse carro custa algo de $18K Dólares aqui. Portanto vamos te explicar, passo à passo, como fazer corretamente.

Aqui vemos o reservatório do óleo à esquerda e o cárter seco (sump) direita.

Vamos primeiro aproveitar e falar do sistema de cárter à seco do Z06 e como funciona. O óleo desse carro é bombeado pelo motor por duas bombas, uma de pescagem e outra de lubrificação. Por causa da ausência do cárter o motor do Z06 é montado mais para baixo do que no Corvette convencional o que trás vários benefícios como menor centro de gravidade. Além disso, a lubrificacão do motor é melhor bem feita com esse sistema o que permite ao carro fazer curvas como num carro de competição.


Aqui o caminho inverso do óleo pelo cárter com a bomba de pescagem até o reservatório.

A bomba de pescagem remove o óleo do fundo do motor (cárter seco) e a bombeia para o reservatório externo que é onde você coloca óleo nesse carro. Lá é retirado gases e ou ar do óleo de forma a recircular para o motor. A bomba de lubrificação tira o óleo do reservatório e alimenta o motor sobre pressão através do filtro do óleo e o pequeno radiador de óleo que fica abaixo na frente do motor (abra o motor do seu carro e veja ele). Depois que o óleo passa pelo motor ele volta ao cárter seco (sump) de onde é retirado novamente e você tem o ciclo completo.



Vamos falar de capacidade do reservatório. No Z06 são 8 quarts. 1 quart (que é 1/4 do galão Americado de 3.8 L) equivale à 0.946 L, então 8 quarts são 7.57 litros extatos. Cuidado com a medida. Em segundo lugar, ame seu carro usando apenas Mobil1 5W30 sintético. Não misture. Use apenas esse, nem tente Shell, Valvoline ou outra marca. Faz muita diferença nesse carro o óleo que você usa.

Vamos então ao procedimento de troca:

Você precisa remover os dois plugs de drenagem debaixo do carro, os dois não um. Preste atencão na foto que nos marcamos onde estão os dois parafusos. O plug que está perto do filtro do lado esquerdo drena bem pouco pois é apenas para o residual do pequeno cárter, ou seja ele drena 1 quart ou 0.96 litros. Já o outro plug acima da foto é diferente pois drena do reservatório externo onde fica o óleo e desse deve vir os outros 7 quarts.


Os dois plugs de remoção de óleo, o da esquerda é do cárter e o da direita do reservatório.

Depois de fazer isso é a hora de remover o filtro. Deixe o óleo escorrer por completo.

Quando o óleo todo drenar, instale um filtro novo que nós temos aqui como código PF48 e preste atenção na quantidade de torque que você aperta ele. No Z06 precisa ser 25 N.m (Newton metro).

Coloque devolta os dois plugs no cartér e aperte também com o mesmo torque: 25 N.m.


O reservatório, note a tampa por onde colocar o óleo e a vareta de nível.

Agora encha de óleo pelo topo do reservatório do sistema dry sump. Tampe o reservatório devidamente e ligue o motor por uns 15 segundos SEM acelerar justamente para circular o óleo fresco pelo motor. Agora é a hora de checar o nível do óleo manualmente.




Observe: o manual do carro diz para colocar 7 quarts primeiro, ligar o motor e depois colocar mais 1 quart. Você pode fazer isso mas não é necessário.

Importante: Tem uma capinha que parece de óleo na cobertura de válvulas. Ela é apenas decorativa! Não a remova!!! Se você tentar fazer isso (como os leigos fazem) vai quebrar o plástico e estilhaçar pedacos pelo cabeçote! Em nenhuma hipótese deixe alguem trocar esse óleo sem antes mostrar isso.


Um motor LS7 fora do carro com o reservatório do lado.

Para checar o nível do óleo faca o seguinte:

1) O carro tem que estar com motor quente à 80C (se o seu painel estiver em inglês isso equivale à 175F).
2) O motor precisa estar desligado. Assim, se estiver frio ligue o carro até os 80C e depois desligue.
3) Espere uns 5 minutos (mas não mais de 15 minutos) para que o óleo deça e fique no nível correto.
4) Use a vareta que é a peça amarela na figura, tire-a e limpe-a com um pano que não deixe fios ou esteja sujo. Não suje ou deixe sujeiras entrar na vareta!
5) Coloque a vareta de volta até o final como se estivesse encaixando. Tire-a novamente mas mantenha a ponta para baixo (não vire a vareta pois esse óleo é bem fino) e olhe o nível do óleo. Se o nivel estiver normal dentro do parâmetro da vareta tudo está bem.


O cárter do Z06 por dentro.

Ah, eu esqueci. Agora você precisa resetar o mostrador de vida do óleo no computador. Para fazer isso, aperte o botão Trip à direita do painel até mostrar OIL LIFE PERCENTAGE e então aperte e segure o botão Reset por uns dois segundos até mostrar 100%.

Essas são as instrucões mais completas que o manual André e espero que isso te ajude e os demais proprietários do Brasil.

Grande abraço,

Carlos.

2 comentários:

André C. disse...

Melhor que isso só se vc vier trocar o óleo aqui pra mim... hehehe
Muito bom, valeu!!! Abraços

Anônimo disse...

ANDRE PODERIA ME TIRAR UMA DUVIDA TENHO UM GRAND SPORT ,NA VARETA DE OLEO ELA FREZADA E TEM 3 PONTINHOS , ENTÃO 1° PONTO BAIXO 2°PONTO MEIO,3°PONTO 100% OK E ISTO MESMO???OBRIGADO