Corvette Brasil
Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Mostrando o Z06 de sexta geração
O Corvette Z06 talvez seja o último exemplar de sua espécie. Dono do exclusivo motor de aluminio LS7 com 7 litros, esse carro deu muita dor de cabeça à fabricantes de exóticos como Ferrari e Lamborghini por ter um desempenho superior a um custo menor.
Muitos entusiastas acreditam que o nome Z06 significa Zora's Outstanding package 6 e que ZR-1 significa Zora Racer's One. Tudo isso não é verdade, mas claro os fãns sempre querem achar um sentido para dois pacotes que de fato foram criados por Zora Arkus-Duntov. Mas é melhor considerar que ambos as siglas tem o sentido descrito acima que é difundido entre os entusiastas durante anos, o mundo não seria o mesmo sem esse tipo de coisa. Ficaria ciêntifico demais e a vida tem bem mais à oferecer do que isso.
A seguir, apresentamos um pouco sobre o Z06. Os videos foram feitos no final de Novembro de 2009 época do feriado de Thanksgiving que nesse ano, curiosamente, não nevou e tinha um tempo muito bom apesar do frio intenso (inteligentemente estava usando apenas uma polo como podem notar pelo som da respiração). Foi possível tirar o carro para fora para fazer alguns vídeos. Na verdade esses vídeos foram feitos para o amigo Bob Sharp e familiares mas nós resolvemos tomar coragem e compartilhar com todos vocês.
Para não faltar à nossa tradição, novos videos serão apresentados aqui do Z06 e outros Corvettes, quem sabe com um test drive do carro no final da próxima primavera quando não haverá mais sal nas estradas. Portanto, certifique-se de cadastrar seu email para receber notificações dos novos videos assim que estiverem disponíveis e fiquem à vontade para comentar.
No total, são aproximadamente 30 minutos de videos divididos para não cansar.
Geral, exterior:
Interior:
Motor LS7:
Mais interior:
Painel e heads up display:
Espero que vocês tenham gostado. Aguardem novos videos em breve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Esses vpideos deram água na boca.
O vette faz a concorrência passar vergonha em desempenho com um motor de comando no bloco!
E pensar que dá pra comprar um LS7 avulso...
Pessoal,
Obrigado por lerem e verem os videos, sejam sempre bem vindos.
Porém que excluir uns comentários porque não estavam cordiais um com o outro.
Todos são bem vindos a comentar, apenas vamos respeitar uns aos outros.
Muito obrigado.
Olá, Carlos.
Adorei os vídeos, esse é um carro de babar, com certeza.
Gostaria de saber a sua opinião sobre as inúmeras alegações da imprensa americana que acusa o Z06 de ser dono de uma traseira traiçoeira, que não consegue manejar a potência de maneira amigável, dando muitos sustos nas pistas a fora.
A GM Performance Parts vende um pacote de suspensão que corrija o problema? E que tal a Ligenfelter, Hennessey, etc.
Parabéns pelos carros, de verdade, é de dar inveja.
Caro Stig,
Obrigado por ler e ver os videos. Peço desculpas adiantadas porque os videos não foram pilotando os carros mas uma hora vamos fazer.
De todos os carros esportes que já tivemos incluindo Porsche e Ferrari, considero o Z06 o mais equilibrado. O que eu gosto dele e a suspensão bem firme e os freios. Eu, como você, achei estranho a opinião da imprensa mas tenho uma suspeita com relação a isso. Antes, nós tinhamos um carro com a suspensao eletrônica (Z51) que é o mesmo sistema utilizado no ZR1. Essa é uma suspensão 15% mais mole que do Z06 mesmo quando está mo modo de competição (firme). Dessa forma o Z06 tem reações para pilotos experientes e não para motoristas que querem brincar com o carro em track days. Isso é o que acontece com certos elementos da imprensa que testaram o Z06 mas não tem skills de piloto. Acho que o Z06 foi feito para entusiastas que conhecem e apreciam um carro puro para pilotar nos moldes e standards que Duntov faria se estivesse vivo. Em compensação, se você observar o video do Tiff Nedell vai ver o que ele fala sobre o carro e ele sabe pilotar já tendo sido piloto de F1. A mesma opinião vem de Mario Andretti que tem um carro desses. Agora, um detalhe, o primeiro Z06 de 2006 ainda não estava com o sistema de direção e suspensão de acordo, e foi esse que Tiff testou. Já em 2007 e depois a suspensão foi muito melhorada de forma que o primeiro teste do Z06 em Nurburgring com o modelo de 2006 foi batido em tempo com o carro devidamente revisto em termos de suspensão e direção que ficou muito boa nos carros novos. Algo que eles apreenderam com a Porsche.
Mas por incrível que pareça, não sinto a suspensão do carro dura quando ando na estrada de forma "normal" com ele. Para quem gosta de suspensão firme e reações de carro de corrida o Z06 agrada muito.
Antes de comprarmos esse carro nós tivemos a oportunidade de testar um em pista e foi isso que impressionou. Não é um carro barulhento então a primeira impressão que se tem é que não anda forte. Mas depois brincando com outros na pista que estavam com F430 e 911s deu para sentir que o Z06 se tratava de algo muito especial mesmo.
Nós já tivemos um 911 novo mas isso sim é um carro que não dá muita segurança em velocidade e em curvas devido ao motor atrás do eixo.
Uma pena que não posso te levar para dar um volta, iria me entender porque sinto que sou péssimo para descrever para você a experiência.
De qualquer forma, muito obrigado por ler e também gostei do seu apelido. Você precisa clicar em seguir o Blog porque nós vamos ter mais textos e vídeos sobre Corvettes.
Um abraço.
Foi exatamente por causa do review do 5th gear que eu estranhei as opinioes de Car and Driver e Road and Track. O Top Gear eu não levo a sério, o Clarkson é um bufão, apesar de divertido.
Puxa, até me cocei quando você falou em dar uma carona, só de sentir o empurrão nas costas...
Sobre os 911, o AK deu uma dica numa car and driver, aqui vão:
- Nas curvas de baixa, abusar do trail braking, pra gerar grip na dianteira e fugir do subesterço.
-nas de alta, evitar reduzir a carga do acelerador e jamais pisar no freio durante a curva, ou o carro certamente escapará de traseira.
Gosto muito do seu blog, sou fã dos corvette (entre outros) já há algum tempo, e recomendo o seu site pra qualquer um que queira conhecer o carro.
Abraço.
Obrigado Stig. Ano passado iria fazer um site, mas nunca dava. Então sugerirão o Blog, também nunca dava. Aí convidaram para escrever no AE que foi legal.
Depois disso, teve umas críticas não positivas, achei melhor então voltar ao plano original. Claro, ainda não dá mas sempre tem um jeito.
Melhor menos leitores do que um monte que prefere falar o que não deve.
E é um hobby, assim como trabalhar e dirigir os carros.
O pessoal que faz o AE é super interessante, são professionais e pessoas muito, muito boas. Fora isso o Blog deles é o melhor de todos os blogs de carros.
Porém, fica aqui esse Blog para quem gosta do Corvette que não é difundido tanto como os outros e também é uma forma de conhecer mais pessoas e dividir com a família distante.
Um abraço.
Oi Carlos, tudo bem?
O meu nome e Adilson e sou do Rio de Janeiro, cara ainda bem que existe um blog como o seu, falando desse lendário modelo (poucos fazem mais de 50 anos)e eu sou suspeito para falar do Corvette, matérias maneiras e bem colocadas, os outros esportivos são legais também mas gostar do Corvette e questão de identidade. Vou divulgar a maximo possivel o seu blog para os fanaticos por Corvette. Obrigado por matar a minha vontade em ver mais sobre essa maravilha da engenharia automotiva. Valeu um abraço.
Adilson,
Que bom que voce gostou. Em breve teremos mais videos com test drive e tambem sempre novos artigos.
Olá amigo,meu nome é Pedro, recentemente comprei uma zo6 e gostaria de fazer algumas perguntas, pois sou leigo em questão de corvette.
Eu senti que ela em velocidades acima de 200 km transmitia uma sensação de que estava balançando. Levei-a em um alinhamento e usando parametros de uma corvette antiga, acho que 1990, o profissional de alinhamento me disse que a cambagem e a convergência estavam fora, tanto traseira qunto dianteira.
Pedi que ele colocasse dentro dos parametros e assim foi feito (lembrando que os parametros são de uma vette antiga)o carro MELHOROU MUITO DEMAIS MESMO,
e eu consegui acelar até uns 256 km com um pouco de receio mas sem o medo de outrora, mas na faixa de uns 225 ele já balançava, mas dessa vez bem menos.
Adorei o carro, já tive carros fortes, mas nunca tinha andado em algo tão forte. Já andei de Shelby 2009, Mercedes etc..., mas esta maquina é um monstro.
Gostaria se possível que você me ajudasse enviando informações de como melhorar esta questão, ou seja, deste, não sei dizer se aparente (sensação minha pelos pneus serem largos e transmitirem imperfeições da pista) ou real balanço do carro.
Já conversei com um proprietário de uma zo 6 e ele me disse que ele não tem esta sensação e que ele já acelerou até 300 sem receio.
Se tiveres tabelas de alinhamento por favor me envie.
Agradeço antecipadamente. Obrigado.
Sr Pedro,
Envie um email para CorvetteBrasil@gmail.com.
A Zip Corvette envia um kit para balencear o carro de acordo:
http://www.zip-corvette.com/ProductDetails/ProductDetails.aspx?pid={26450A5A-EF22-4238-BABD-A2694174D349}&gid={D25429C5-B841-41D5-9797-660D4A838E9A}&pname=06-10+Z06+Camber+Adjustment+Kit&Referer=&Alias=&ptct=GL2-SR&CTitle=&
Grato.
Comando no bloco e varetas de tuchos. Tudo o que é considerado pré-histórico em matéria de tecnologia de motores resulta em usinas de força extraordinárias como o LS7 e LT-1. Pra que tanta polia, correntes e comandos nos cabeçotes? Tenho vontade de dizer para as Euro machines algo como KISS (Keep It Simple Stupid).
Postar um comentário