
Como alguns de vocês sabem, sou grande entusiasta e admirador da Jaguar. Quando novo, apreendi muitos sobre esses carros, e tive o privilégio de andar em todos incluindo o primeiro carro que Sir Lyons fez o SS-1 (antes de se chamar Jaguar). Quando há a oportunidade de matar a saudade com um desses felinos não penso duas vezes. Além de tudo, o Jaguar XK120 foi a inspiração que resultou no Corvette.

O Jaguar E-Type é talvez um dos designs automotivos mais belos já criados. Inspirado nos carros de competições C-Type, D-Type e no raro e belíssimo sobrevivente XK-SS, o E-Type tinha como missão ser um grand tourer de dois lugares com versões conversível e coupe.

Para não deixar de mencionar uma curiosidade, ao ver o E-Type pela primeira vez, Enzo Ferrari disse à imprensa: "O carro mais belo já feito." Além de todo o pedigree da marca Jaguar e da aprovação de Ferrari o carro em si tinha pontos bem positivos a seu favor: era belíssimo, preço acessível frente à seus concorrentes e tinha uma ótima performance. Uma receita que provou ser vitoriosa nos anos 60.


Os primeiros carros, além do motor XK de 3.8 litros, vinham equipados suspensão independente traseira com molas helicoidais, freios à disco (poucos carros tinham essa invencão da Jaguar na época) hidráulicos e câmbio de 4 marchas sem sincronizada na primeira marcha.

O E-Type série I (1961 à 1968) pode ser facilmente indentificável por ter faróis com cobertura, escapamento duplo abaixo da placa, faróis traseiros e sinalizadores acima do parachoque e uma pequena abertura "boca" de radiador. Na minha opinião é a série mais bela e pura do E-Type. Como podem ver, na foto, esse E-Type drop head é um série I.

Na série II (de 1969 à 1971) o carro difere estéticamente por fárois abertos sem cobertura, parachoque traseiro involvente, sinalizadores dianteiros e faróis traseiros posicionados abaixo dos parachoques e uma boca de entrada de ar maior com um radiador com duas ventoinhas elétricas que foi uma lição apreendida com os clientes da ensolarada Califórnia. No série III (1971 à 1975) tivemos a triste introdução do motor V-12 que viria equipar o sucessor XJS, os chassis eram maior para acomodar o layout 2+2 de assentos, rodas e pneus modernos e lanternas diferenciadas. As versões Americanas tinham horrendos borrachões de proteção nos parachoques cromados.

Mas voltando ao carro tema desse texto, não há nada mais prazeiroso que guiar um série I com o ronco do motor XK em linha 6, o cheiro de óleo misturado com o couro Jaguar. Na minha opinião a melhor versão do E-Type foi a drop head, os coupes me agradam apenas na série I e mesmo assim acho que o desenho mais harmônico é do conversível. O dono, descobrindo meu passado com Jaguar, pediu para que eu experimentasse o carro nas ruazinhas de montanha de Midway. Você diria não à um pedido desses? Eu certamente não. Poderia escrever páginas sobre o E-Type mas infelizmente o tempo não permite. Talvez no futuro visite o tema novamente mas por equanto fica aqui a lembrança do passeio nesse belo série I.


Mas que esse carro é belo é apenas pouco para ele.


Nada como brincar com um E-Type por Utah. Além de termos passado o final de semana nesse resort Suíco belíssimo, equanto minha esposa curtia o spa eu estava fora curtindo o tipo de exercício que faz bem para minha alma entusiasta: um belo E-Type como Sir William Lyons tinha planejado. God save the Queen and the Jags!
3 comentários:
Eu fico aqui imaginando o teu "sacrificio" em andar neste JAG...parabens
Foi duro mesmo Francisco.
Eu também sou fã do Sir William Lyons!!! Ele começou fabricando Side-Cars para motos!
Tenho um livro sobre a Jaguar até o XJ-220! Se precisar de algum detalhe me pergunte q eu vejo para vc! O série3 exportado para os EUA tem aquele horrivéis pára-choques absorventes de impacto devido as leis americanas que haviam mudado.
Assino embaixo de tudo q disse, E-Type revolucionou os esportivos e a Série 1 é a mais incrível! Para mim compete cabeça a cabeça com o XK-120 pelo posto do melhor Jag esportivo de rua.
Apesar da falta de criatividade, tb invejo essa vida dura q vc leva! KKKKK, abraços!
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