Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Recriando uma réplica


O Stingray racer de 1959 de que já falamos aqui talvez seja realmente o Corvette dos Corvettes. Desenhado por Larry Shinoda e campeão da SCCA em 1960, foi também o Corvette que Elvis dirigiu em um de seus filmes.

Que o desenho de Shinoda foi realmente uma obra de arte, ninguém duvida. Em 1969, dois anos após Elvis ter dirigido o Stingray nas telas, um entusiasta resolveu construir réplicas do carro utilizando mecânica do C3.



Acredita-se que doze carros foram feitos, de forma artesanal e de qualidade pobre. Alguns ainda sobrevivem. Nínguém sabe onde estão esses carros, exceto um que emergiu de seu esconderijo recentemente. Um inglês, proprietário de uma dessas réplicas, levou o carro para a Corvette Kingdom, que é uma oficina especializada em Norfolk, Inglaterra.

Na restauração, a carroceria original foi usada como modelo, porém um novo chassis e uma nova carroceria de compósito de fibra de vidro foram criados. Despesas não foram economizadas e o resultado está nessas fotos que vocês podem ver.

Tenho pesquisado sobre essas réplicas há algumas semanas mas ainda não encontrei nenhum proprietário de algum sobrevivente dos 12 carros feitos em 1969.

O carro possui, predominantemente, mecânica do Corvette C3. O dono usa o carro normalmente em passeios de finais de semana ou para eventos de carros antigos; sem dúvida chama muita atenção.

A réplica original tinha as bancos posicionados 30 cm mais atrás que desse modelo nas fotos. De certa forma, o carro nessas fotos é único. Seu proprietário também quis uma cor única para o modelo, adotando o preto com vermelho ao invés de prata com estofamento prateado (do original de Mitchell) ou o vermelho com estofamento preto (carro de Mitchell pintado para o Elvis especialmente para o filme).

As fotos a seguir são do processo de restauração, ou reconstrução, uma vez que tudo foi refeito, um chassi tubular criado para o carro e novos painéis de compósito de fibra de vidro feitos a partir dos originais da réplica.

Quando a réplica foi criada em 1969, poucos dados e fotos se tinha do carro original, de forma que o desenho e as proporções foram executados na base do "achômetro". Notem a foto do carro junto a um Stingray split window de 1963.

É impressionante o impacto visual que o Stingray original ainda causa nas pessoas. A Inglaterra e a Alemanha são os dois países com a maior quantidade de entusiastas tradicionais do Corvette.

As fotos a seguir foram tiradas na oficina do Corvette Kingdom em Norfolk e mostram o processo de construção do carro.


Hora de um pequeno shake-down e test drive inicial.

Notem as rodas do Stingray original que foram recriadas para essa réplica.

Teste de pintura e a recriação da arraia lateral que inspirou Larry Shinoda no desenho do carro.

Instalando o interior em couro vermelho: mais americano, impossível.

O chassi já montado sem o capô estilo clam-shell que anos mais tarde iria inspirar o capô do Corvette de quarta geração: C4.

Como parte do acordo entre dono e criador, o Stingray foi demonstrado ao público na tenda da Corvette Kingdom numa exposição de carros clássicos na Inglaterra. O carro arrancou suspiros de colecionadores de Aston Martin, Jaguar, Lagonda, Bentley, Rolls, Ferrari entre outros. Alguém se habilita a explicar isso?

Imagino que o carro deva ser muito bom de guiar. Chassis tubular leve, motor Corvette na frente, freios a disco e um desenho espetacular. O proprietário já recebeu ofertas para vender o carro. Já a Corvette Kingdom selou seu nome na Inglaterra como a melhor oficina de restauração de Corvettes graças ao trabalho que fizeram nesse carro.


O nível de detalhes, qualidade de construção são realmente altos. Se o carro fosse feito nos Estados Unidos iria custar menos, mas ao mesmo tempo acho difícil competir com essa qualidade que os ingleses da Corvette Kingdom mostraram ao recriar essa réplica.

Essa réplica já esta inspirando gente muito séria a construir outros exemplares. Afinal, o carro é muito simples de fazer com carroceria de plástico, chassis tubular e mecânica Corvette. Não me surpreenderia se víssemos mais carros assim no futuro. A própria Corvette Kingdom já recebeu uns pedidos. Para eles, seria fácil, já que os moldes e dados do carro iriam possibilitar construir outras unidades dele.


E você? Gostaria de ter uma réplica dessas?

Nenhum comentário: