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quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
O poderoso IMSA Greenwood GT Supervette de 9.8 litros
Greenwood GT Supervette chassis No. 002
Esse é um dos mais significantes e bem sucedidos Corvettes na história da IMSA. Esse Corvette Greenwood GT foi pilotado por John Paul Sr (não era o Papa, e portanto não estamos falando do papamóvel aqui).
Era sempre uma ameaça à vitória e principais equipes devido ao fato
de ser um dos carros mais velozes da IMSA na época.
Tudo começou com o orgão regulamentador da IMSA que, em 1976, alterou as regras para permitir carros com chassis tubulares à competir na
principal categoria de carros de turismo Americanos, a IMSA. Então John Greenwood viu que se tratava de uma tremenda oportunidade para projetar a próxima geração de carro de Corvette de competição. Notem, a Chevrolet através do Corvette não tinha nenhum programa de fábrica na época como tem hoje.
Greenwood teve a ajuda valiosa de Bob Rilley para desenhar e projetar o chassis. O primeiro chassis Greenwood tubular de competição foi completado em 1977 e o carro das fotos é o segundo de apenas dois construidos.
Mas voltando à John Paul Sr, existe algo bem interessante à falar a seu respeito. Depois de competir com um Porsche Carrera RSR, Paul estava à procura de algo mais potente e furioso e o Supervette caiu como uma luva. O segundo chassis foi adquirido da Protofab Engineering e preparado pela AVC engineering. O que é bastante bacana dessa história era quem fazia parte da AVC engineering. Professionais altamente gabaritados como Charlie Selix, Bob Urban e Gary Pratt! Mas, espera ai? O leitor mais conhecedor vai reconhecer o último nome. Gary Pratt é da Pratt and Miller atual preparadora e parceira oficial da GM na equipe oficial Corvette Racing.
Ao olhar as fotos, fica difícil percerber que o segundo carro, o chassis 002 e menos largo que o anterior. O objetivo de um carro mais fino no cockpit era aumentar a velocidade diminuindo o arrasto total. Na verdade, pensaram em até usa-lo em Bonneville para recorde de velocidade.
Paul pilotou o 002 na temporada de 1978 da IMSA sempre competindo pela categoria principal, a GTX. Naturalmente, 1978 foi o ano da dominação do fantástico Porsche 935 de fábrica. Paul terminou no podium várias vezes sendo o melhor resultado obtido um segundo lugar em Hallett. Nada mal para um carro com muito menos recursos que os Porsche e sem
apoio da fábrica. Em 1979, Paul adiquiriu um Porsche 935 e aposentou o seu Supervette. O Supervette foi vendido para a T&R racing e a nova carroceria estilo Greenwood Daytona (como está nas fotos) foi colocada no carro. Ele ainda entrou nas 24 horas de Daytona com nínguem menos que John Greenwood como piloto. Porém uma quebra de motor acabou com a brincadeira e o carro nem largou na prova.
Em 1982 John Greenwood, pela T&R Racing, andou na classe GTO com essa carroceria Greenwood Daytona por toda a temporada. Mesmo com bons resultados, a Porsche literalmente dominava e isso acabou com a brincadeira com o desfecho da temporada de 1982. O carro depois foi vendido à Luis Burgos de Porto Rico que competiu com o carro por lá no ano seguinte. Mas depois ele competiu cok o carro no IMSA Grand Prix de 1984 em Miami. Depois de mais dois anos, foi finalmente restaurado exatamente como as specs de competição em 2004 e as fotos mostram como está atualmente. O motor? Bem, era um V8 de 600 polegadas cúbicas (9.8 litros!) e produzia algo próximo de 1.000 hp mesmo sendo aspirado!
Corvette Greenwood 1976
Corvette 1977 Greenwood.
A prova de Hallet de 1978.
Greenwood roadster na Europa, não é de competição.
Corvette Greenwood 1976 Le Mans.
Daytona 1977 - IMSA 24 hours
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