Corvette Brasil

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sexta-feira, 11 de junho de 2010

Corvette 2001 magnetic red


O Corvette acima é pintado na cor Magnetic Red que foi opcional em 2001 e 2002 sendo trocada por uma mais escura em 2003 como parte das comemorações de 50 anos da marca.


Um carro muito bem resolvido, com o belo motor LS1 de 350 ci (5,7 litros) todo de alumínio e que em 2001 teve a potência aumentada de 345 hp (350 cv) para 350 hp (355 cv). O nosso exemplar era completo com todos os opcionais disponíveis incluindo o Heads Up display e a suspensão magnética eletronicamente ajustável por um controle no console central (assim como no atual ZR1).


As suspensões disponíveis para o Corvette 2001 eram:

- A FE1 standard que foi dimensionada para agradar a maioria dos compradores.

- O sistema opcional Selective Real Time Damping suspension (F45) que tinha 3 ajustes no console: Tour, Sport e Performance - cada um com suas próprias configurações de calibração. O F45 sente as condições da superfície e a velocidade do carro e depois modula os amortecedores para manter uma perfeita altura do solo e qualidade de rodagem numa variedade de diferentes superfícies.

- Havia também a opção Z51 que é o pacote de suspensão de alta performance. Esse opcional proporciona um alto nível de controle no limite da tocada.

- No Z06 havia a opção exclusiva FE4 que tornava o carro de 3 a 4 segundos mais rápido por volta num circuito de 2 milhas onde foi testado.

O painel do C5 2001 com o Heads Up Display ligado

A potência maior do motor era praticamente mais notada em baixa velocidade, onde importa, de forma que o carro era muito bom de saida de curva e retomada de velocidade. O sistema de controle de tração também era uma versão nova e mal dava para sentir o sistema funcionando exceto em condições extrema de pilotagem. O carro também tinha um sistema de abafamento de som bem melhorado, consumia menos e a Chevrolet abaixou os custos de manutenção do Corvette. 2001 também foi o ano que o C5 Z06 foi introduzido à linha Corvette sendo usada a carroceria hardtop do C5 que teve três carrocerias: cupê, conversível e hardtop.


O que é muito interessante desse carro é o torque que aumentava conforme os giros do motor aumentavam, graças à configuração de comando central do motor. O comando de válvulas foi melhorado fazendo uma grande diferença de performance para o carro de 2000.


A curva de torque do LS1 2001 era a seguinte:

- 300 lb-ft (406 N.m) à apenas 1.000 rpm - 400 rpm mais cedo do que no modelo anterior.
- 320 lb-ft (434 N.m) à 1.400 rpm - 800 rpm mais cedo do que no modelo anterior.
- 340 lb-ft (460 N.m) )à 2.500 rpm - Impressionantes 1.400 rpm mais cedo do que no modelo anterior.
- Torque máximo de 360 lb-ft (488 N.m) para automáticos, 375 lb-ft (508 N.m) para manuais, que vinha à 4.400 rpm.


Os refinamentos foram bem consideráveis no modelo 2001, a citar:

- O alternador recebeu uma nova roldana de embreagem que permitia aos automáticos terem uma rotação inferior quando em marcha lenta. Isso reduziu consumo de combustível e tornou o carro mais agradável para uso em cidade.


- Novos materiais para reduzir ruidos incluindo novas espumas expandíveis e novos selantes em áreas estratégicas. Uma nova capota conversível foi projetada para esses modelos sendo que isolava o carro melhor dos elementos assim como reduzia ruido e tinha uma aparência mais refinada.

- Pontas cromadas no escapamento de 4 canos, um novo controle remoto menor e um novo espelho externo do lado do motorista e retrovisor interno eletrocromáticos.

- Uma nova bateria mais leve e mais durável e duas novas cores externas opcionais: Arctic White (branco) e Quicksilver (prata).


Em termos de modificações nós trocamos o shifter original longo por um B&M curto que deixava o carro bem mais prazeroso para guiar. Além disso, a empunhadura de couro da direção original era pequena de forma que a revestimos com uma nova camada de couro da Wheelskin que deixou a direção bem mais esportiva sem perder a originalidade. Fora isso o carro era praticamente stock.



Junto com o C4 1992 e uma Star Warrior 1.700cc que não temos mais.


A Chevrolet sabe que o perfil do cliente Corvette é diferenciado e, em geral, seus consumidores são fiéis, usam pouco o carro e costumam ficar com ele bons anos. Dessa forma, em 2008 tivemos um problema relativamente sério com o C5 que já estava fora de garantia. No C5, a chave fica no painel do lado direito como no C2. O problema é que a trava anti-furto da direção é eletrônica. Andando com o carro na estrada uma vez, o computador de bordo acusou: "Warning. Steering column lock malfunction.". No manual diz para não guiar o carro e imediatamente guincha-lo para a concessionária. Caso contrário a direção pode travar! Imaginem. O fato é que havia um recall para esse carro e eu não sabia. A GM mandou um guincho em casa, pegou o carro num flat bed com todo cuidado, levou para a concessionária, reparou o carro, e devolveu sem nenhum custo! Isso é que é atendimento ao cliente!





Talvez as histórias mais interessantes à contar sobre esse carro são duas. A primeira foi uma viagem de Salt Lak City, Utah até Aspen Colorado em 2007. Na ocasião minha esposa estava grávida do nosso primeiro filho. Nós tinhamos 2 BMWs também mas ela se recusou à viajar com os BMWs porque os bancos do Corvette eram bem mais confortáveis. Esses bancos são os bancos sport com ajustes completos eletrônicos. A suspensão magnética também ajudou na viagem.


Já na segunda história com o carro foi em 2008. Na época estava indo para o novo circuito em Toole, Utah onde ocorre a prova de ALMS. Iria para lá para correr com Ford Mustang GT da própria fábrica da Ford. Saindo da estrada, havia uma estradinha de interior de umas 3 milhas (5 km) de comprimento. Resolvi exercitar o carro e como tinha um novo detetor de radar da Escort não tive receios. Fui pego por um policial fazendo 185 mph no Corvette (298 km/h) porque ele não estava usando nenhum sistema eletrônico mas me cronometrando com um binóculo e um cronômetro. Numa situação dessas, você é multado em tudo que for infração possível, tem que passar 1 noite na cadeia, o carro é levado para o depósito da policia e o pior baque financeiro é em termos de seguro que nos USA é fundamental.


Por grande sorte, o policial era um grande fã de Corvettes e me perdoou de tudo. Claro me fez uma palestra. Depois, pediu para olhar o carro que o fez durante 20 minutos com o maior entusiasmo do mundo. Chegando na pista, a velocidade máxima atingida com o Mustang preparado foi de 125 mph (202 km/h) e não havia riscos de multas. Coisas da vida.

O C5 é um carro muito bom, rápido, confortável (muito até) e muito ágil. O problema com o C5, na minha opinião, é que a direção não é tão curta como nos novos C6 ou até no C4. Em 2007, a Chevrolet fez como a Porsche, tirou alguns dentes da engrenagem da direção do Corvette tornando-a muito mais rápida, curta e com resposta mais ágil. Esse carro tinha teto targa como todos os cupês porem, opcionalmente, pegamos o teto de acrílico azul escuro que era muito interessante e deixava o ambiente dentro do carro bem iluminado.

Finalmente, vendemos o carro em 2009 para comprar um Z06 novo. As fotos abaixo foram as últimas fotos do carro em Julho de 2009 perto do escritório.














Junto com uma Harley-Davidson Road King na mesma cor praticamente.


O video à seguir é uma coleção de pequenos vídeos do carro que fizemos com uma câmera de celullar de baixa resolução. Em homenagem à cor Magnetic Red o som é do AC/DC que toca na abertura do filme Homem de Ferro 2 (Iron Man 2) uma vez que a cor da armadura do personagem é a mesma desse Corvette.

Para saber mais sobre os outros carros, visite o tag Garagem.

3 comentários:

Luiz disse...

É, escapou por pouco. Sorte que o police officer era "Corvettista"...

O guitarrista brasileiro Laurindo de Almeida, que viveu a maior parte de sua vida nos USA era um grande entusiasta de Corvettes. Uma vez ele estava sentando o sarrafo e foi parado por um policial. Nesse caso, o cop não era fã de Corvettes, e sim do próprio Laurindo. Levou uma advertência e teve que dar um autógrafo.

Carlos Scheidecker disse...

Luiz,

Convide o Laurinho para participar do Corvette Brasil.

Um abraço,

Carlos.

Lawrence Jorge R S disse...

Show! Sem palavras...
Pena q não posso fazer o carro q projetei para a gente bater um pega... Eu te dava uns 200m no 1/4 de milha para não ficar covardia! KKKKK