![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgr3BJw7qCyl6ZE_fL-TJq6J9DK9VOSNSQShZ24GRrU0IumZFv3ncdrRNYLr_1KHN2WmOCIJTqu0jDdnjS6Bmgax05oKdu8zop0c1EROZT-d1t8bmeCY41K9qFLEN57SGw_fe6p2UUOa1Xj/s400/Jul2009_5.jpg)
O Corvette acima é pintado na cor Magnetic Red que foi opcional em 2001 e 2002 sendo trocada por uma mais escura em 2003 como parte das comemorações de 50 anos da marca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjunKUN20nul39VdNxqEazmCSo7kSAwuuXXWvEedas3n3wHgYVxWX4i9IuTPIzYnGSKViNxv6ETSfe8LyBQ58LAY4VeuIB-Yrx6h_dKZeNzfSsgRm9ZOunQx_WMGDK1zm8NnykFLAiLIfY/s400/IMAGE_00081.jpg)
Um carro muito bem resolvido, com o belo motor LS1 de 350 ci (5,7 litros) todo de alumínio e que em 2001 teve a potência aumentada de 345 hp (350 cv) para 350 hp (355 cv). O nosso exemplar era completo com todos os opcionais disponíveis incluindo o Heads Up display e a suspensão magnética eletronicamente ajustável por um controle no console central (assim como no atual ZR1).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0OcTVx8dihYvJrS0WM8j3phBnMp1JjK3DmOtNnOD5yp1GjQ7Flw-MmXlbDjMefG42PzNolbYKXXYMtjbXLdDoD-ACtEb9lW5rWUeVWzpNCla8KxPYKO1ZORPyQ8VOthLYdrqcfxUCzFiC/s400/IMAGE_00083.jpg)
As suspensões disponíveis para o Corvette 2001 eram:
- A FE1 standard que foi dimensionada para agradar a maioria dos compradores.
- O sistema opcional Selective Real Time Damping suspension (F45) que tinha 3 ajustes no console: Tour, Sport e Performance - cada um com suas próprias configurações de calibração. O F45 sente as condições da superfície e a velocidade do carro e depois modula os amortecedores para manter uma perfeita altura do solo e qualidade de rodagem numa variedade de diferentes superfícies.
- Havia também a opção Z51 que é o pacote de suspensão de alta performance. Esse opcional proporciona um alto nível de controle no limite da tocada.
- No Z06 havia a opção exclusiva FE4 que tornava o carro de 3 a 4 segundos mais rápido por volta num circuito de 2 milhas onde foi testado.
A potência maior do motor era praticamente mais notada em baixa velocidade, onde importa, de forma que o carro era muito bom de saida de curva e retomada de velocidade. O sistema de controle de tração também era uma versão nova e mal dava para sentir o sistema funcionando exceto em condições extrema de pilotagem. O carro também tinha um sistema de abafamento de som bem melhorado, consumia menos e a Chevrolet abaixou os custos de manutenção do Corvette. 2001 também foi o ano que o C5 Z06 foi introduzido à linha Corvette sendo usada a carroceria hardtop do C5 que teve três carrocerias: cupê, conversível e hardtop.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg2i4Rds3eadzytg8OZDVOftG_N6ggKq2Wxia1eJL3VTEme05c9oebjLaNX5aCHC4Gcaio3OtgNDO00nuj2FqmKqVreQJ0IhvUgWnFMqT1LNYFsoyQ8jizQgQISnQEV7xAe5O-YKy-hZSjj/s400/IMAGE_00076.jpg)
O que é muito interessante desse carro é o torque que aumentava conforme os giros do motor aumentavam, graças à configuração de comando central do motor. O comando de válvulas foi melhorado fazendo uma grande diferença de performance para o carro de 2000.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWVaQ8K1jgbUxdq7nIq7BFyqA-wvZP0JAw_UTHSUhoeB5pcRT0uz9hDX10ENdiQ0hYiIdsj8nsZ6IX42XejlAbSPI534gZsnykx8N_royesGmQGkqnB2BUBmX-KXgPWQqwkfV8Vmf-4Xx1/s400/080208_15161.jpg)
A curva de torque do LS1 2001 era a seguinte:
- 300 lb-ft (406 N.m) à apenas 1.000 rpm - 400 rpm mais cedo do que no modelo anterior.
- 320 lb-ft (434 N.m) à 1.400 rpm - 800 rpm mais cedo do que no modelo anterior.
- 340 lb-ft (460 N.m) )à 2.500 rpm - Impressionantes 1.400 rpm mais cedo do que no modelo anterior.
- Torque máximo de 360 lb-ft (488 N.m) para automáticos, 375 lb-ft (508 N.m) para manuais, que vinha à 4.400 rpm.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaUnfdZTt5QRoNVENMDMCXD71eKtGAvnhrZ1huQwjrFsjzcDiS_IVng8bZ5iaeF3-oQ8Q3GhOf6ZJJ9zhAlh-D2-fFf8vhP7qElLodBJGGrUg18d6jmbLm4eo80Pk5-wKwrj3YlLYPeP3T/s400/IMAGE_00082.jpg)
Os refinamentos foram bem consideráveis no modelo 2001, a citar:
- O alternador recebeu uma nova roldana de embreagem que permitia aos automáticos terem uma rotação inferior quando em marcha lenta. Isso reduziu consumo de combustível e tornou o carro mais agradável para uso em cidade.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1tScsiI0A33Oi77i0trgybpyL2z6aUzJUmc2avbr1JLPVzHlj7lWe9fIJwihkABHgyNg_eLg7CLAdFavb-AK2ncVDrHqJY-TxyLFc7lHISl-VmplpJtkM6kkPmrSD1b-DliDFwZrQpK3G/s400/080208_15152.jpg)
- Novos materiais para reduzir ruidos incluindo novas espumas expandíveis e novos selantes em áreas estratégicas. Uma nova capota conversível foi projetada para esses modelos sendo que isolava o carro melhor dos elementos assim como reduzia ruido e tinha uma aparência mais refinada.
- Pontas cromadas no escapamento de 4 canos, um novo controle remoto menor e um novo espelho externo do lado do motorista e retrovisor interno eletrocromáticos.
- Uma nova bateria mais leve e mais durável e duas novas cores externas opcionais: Arctic White (branco) e Quicksilver (prata).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiXgllzE1hgPdz7cn1kcbcMOaeTGUouhUS_g4bVi0M-JH87ODJRLQlZkr1RAggq5Q2jMJ_e6tygevaVeGZVnN3Ny-QOmqkSquH8ztfPrZZ8u9OWDDXD_OYsDfWh8yc5s1AetQ8eCvSajbXO/s400/081008_15251.jpg)
Em termos de modificações nós trocamos o shifter original longo por um B&M curto que deixava o carro bem mais prazeroso para guiar. Além disso, a empunhadura de couro da direção original era pequena de forma que a revestimos com uma nova camada de couro da Wheelskin que deixou a direção bem mais esportiva sem perder a originalidade. Fora isso o carro era praticamente stock.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghe07bibebX_kRy4D2vyEtAojcBxSb1jiOtMqNCq5EdF1DD03g-DC1kV2lKN3HLgmoacQ2YgFSmh2PAHwkzP5wMbTjOwg9MQvNuQoOMz_M6VmE7fnfWSUNr93htUEIEIgAsbouEcEwfWvq/s400/Vettes_20090216_2.jpg)
A Chevrolet sabe que o perfil do cliente Corvette é diferenciado e, em geral, seus consumidores são fiéis, usam pouco o carro e costumam ficar com ele bons anos. Dessa forma, em 2008 tivemos um problema relativamente sério com o C5 que já estava fora de garantia. No C5, a chave fica no painel do lado direito como no C2. O problema é que a trava anti-furto da direção é eletrônica. Andando com o carro na estrada uma vez, o computador de bordo acusou: "Warning. Steering column lock malfunction.". No manual diz para não guiar o carro e imediatamente guincha-lo para a concessionária. Caso contrário a direção pode travar! Imaginem. O fato é que havia um recall para esse carro e eu não sabia. A GM mandou um guincho em casa, pegou o carro num flat bed com todo cuidado, levou para a concessionária, reparou o carro, e devolveu sem nenhum custo! Isso é que é atendimento ao cliente!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwwYGU7H6wsMah4NXZh2He70SEXAhsJ1VDhPG26OeXBdttrEcbk6oUT24GNuMrNs-JLEw1C3xNDRnHRELJNMx2cirfdTffOzITjj17cy_AgKAfv9ODIiDajzwTG86jmVCvoUivbsaZqRNO/s400/072308_14582.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBr_YspVYajFi-MJ26x3opbo1cx5xXA0kKZvryBt_ZF06ad5lB65w5mq6p2V-mA73zqmRF-CEhxP11bWfLAYRjGiIc9G5phiVlhyphenhyphennz2eEUZ7AzfJouNNzK0QDlo2UJxJC37dREQQrCDUxV/s400/072308_14581.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo7J_VzI1Zx0n04NSauyD_WVxFuzLYwmKo5t1yngQdnG8JNv4YLe6bER_SpAlpIidlQa5KdgjtcjaZGnI0iRd1pssAz3Jlmw3c4vF0TKFmtwLuGNWDRnkldEPumdHTenXExmnJo0HslsOG/s400/072308_14573.jpg)
Talvez as histórias mais interessantes à contar sobre esse carro são duas. A primeira foi uma viagem de Salt Lak City, Utah até Aspen Colorado em 2007. Na ocasião minha esposa estava grávida do nosso primeiro filho. Nós tinhamos 2 BMWs também mas ela se recusou à viajar com os BMWs porque os bancos do Corvette eram bem mais confortáveis. Esses bancos são os bancos sport com ajustes completos eletrônicos. A suspensão magnética também ajudou na viagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJEq9RhZCZOH1o_80ljvSbBWORVkwrB6Sogvb_L4E-JMSmWbMQ3FMQOxZGMEAX5WnazYL9J6s1XWcdQpYCOz_-c2ZGLLlxvKob6MIBd1ZWpKN8h9P4GS0I0RjrjqViCyXXCfCr_ZbyIwHI/s400/072308_14572.jpg)
Já na segunda história com o carro foi em 2008. Na época estava indo para o novo circuito em Toole, Utah onde ocorre a prova de ALMS. Iria para lá para correr com Ford Mustang GT da própria fábrica da Ford. Saindo da estrada, havia uma estradinha de interior de umas 3 milhas (5 km) de comprimento. Resolvi exercitar o carro e como tinha um novo detetor de radar da Escort não tive receios. Fui pego por um policial fazendo 185 mph no Corvette (298 km/h) porque ele não estava usando nenhum sistema eletrônico mas me cronometrando com um binóculo e um cronômetro. Numa situação dessas, você é multado em tudo que for infração possível, tem que passar 1 noite na cadeia, o carro é levado para o depósito da policia e o pior baque financeiro é em termos de seguro que nos USA é fundamental.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYRmvL-MJ1Fg4yJ2ykPY-d2Hh4z3q0qUfvU8HkoIfZx6w6tYRdsuLeoXgNNjDqXLGB0s_LGCMf0Isn8vocr06dJ2z9WSlfMozknweNS6_IWMYH_09pRLj3eOw9jl4cW6zZZCBMvkZ_CS0U/s400/072308_14571.jpg)
Por grande sorte, o policial era um grande fã de Corvettes e me perdoou de tudo. Claro me fez uma palestra. Depois, pediu para olhar o carro que o fez durante 20 minutos com o maior entusiasmo do mundo. Chegando na pista, a velocidade máxima atingida com o Mustang preparado foi de 125 mph (202 km/h) e não havia riscos de multas. Coisas da vida.
O C5 é um carro muito bom, rápido, confortável (muito até) e muito ágil. O problema com o C5, na minha opinião, é que a direção não é tão curta como nos novos C6 ou até no C4. Em 2007, a Chevrolet fez como a Porsche, tirou alguns dentes da engrenagem da direção do Corvette tornando-a muito mais rápida, curta e com resposta mais ágil. Esse carro tinha teto targa como todos os cupês porem, opcionalmente, pegamos o teto de acrílico azul escuro que era muito interessante e deixava o ambiente dentro do carro bem iluminado.
Finalmente, vendemos o carro em 2009 para comprar um Z06 novo. As fotos abaixo foram as últimas fotos do carro em Julho de 2009 perto do escritório.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcO3fWaLlM-Pt3LsZo00hAC3sM6biLPIMEyEno41xp3N8U9jSpcqucMYAm3VpsgVeUjMraAuiM7_lwGbx0_45ZPnLUhfHZq3nKeGEzpH4eM6y157QvB1ucn0ZzNRnXbrr7kA01PqQyhKcU/s400/Jul2009_10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdVTiLqQMUxGncztE6QzRRCYQ3u8ksG6VOI63Vm_jVlfFqgiyhKWInrA1qXHSMjjB3WCf7XTRUGjK1JRAQUNLKHKZ6AgimyXLjt247BlIKaSoN3TTYJyNj64uxnlfYk57FvirTdE83CfDP/s400/Jul2009_9.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEje9Jko_z9GcZeCUSEDYKvvlbtTKdITQCYz8E8oaNy2xKIQYURMSlFL7QVGXes7r4Fp826zwGvHJh4Ll-vjnQDrsNazbCl1qoLdsWut3Zhfr9R0qBvzK-cNlQHXnQ7QZA2Mgb8TuKqR0k1A/s400/Jul2009_8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihUPBCWpCNV2S-nMo-XG7gh2gqCvrEt9LiB2m609iSrdD6wXM2-DtpYP-6zqbhTl_MxZXnHmaZVNRaT5QiPIYcEJ6B-QmLoDKKFKhWSwzx8cH_qxhClu7SERhOXxapMiVd-m2P9nYwlat2/s400/Jul2009_7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTe-TvjqUZDKs3OYNmSsusGP0e5WvQSuGGCmQ6TiCwqyJAWsVg1M9gLQZpPgWzCNQF8-q1FWKcjubLW0pyqfT7btemi3r9JWgo1VAuInLdqv3enVahATSfzZ-U2jr5TcoYBpglBcTPaKGu/s400/Jul2009_6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTG47k3lucLN9nw4CpwgKBhkWbMG21wxqf7mkWMnfiUhOT6kHhti0ZZOJb3pnMGjvrcdwFeNH5XKO4YJX3XoKUkpEMo0OiYUX-CYR3vfcDcoXII-1BTTpkiyP1C-pzH0_h2fwNNAI8Qsuk/s400/Jul2009_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsEFrjLhms_MtLFP09hXT-li7uq4vwtB8ErnGtHnprAy8OUz7XK0peQMGjbncGwfBQC2evG7ZtQpsTPRv2XA322ZrCgdzJmt_Zc3YfU0i2VKIWCWlNq6Iau8z0Iq6-lZD48LfHjJtkLsL0/s400/Jul2009_3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaiNUWGYyrClshuIAhIForOxXwnf7wYN3O2j-IOupVCpkAFpEv94w-4v-mpMt0zU6ashXu-e06OkS_MJwFIEVs4p6vI9gXhtRArluCZCNZx8kBJRH1wfjlSLBl36yF7hwoHfBM98VKuQ4Y/s400/Jul2009_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKAgoVqWRfOyOnIPJ2mQpYAMr5KD6oYGZZJaHh6ZXsJP0KfBjPYWGcPrm0PYzJ2o7cLdOtNzEu7L3MkWPbPCVkNNBXoAUAbwjMnW5XiVEumdubUbEFYZNXXA9Qs0loX3IOXfGZSKKOlJRE/s400/Jul2009_1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUj1eNVjGVXtWH-u6gwIeAWyf5ZRZGEHItbIR5Z1E-S6OiPfgglQQhA62dt3GECmJabrGHXkavytN4C1lW9CxdvH2nT1vmUbmLR21PYOPt252Kpf3lh9LTC6_b7P1yIfgHQGqz34mTorQj/s400/IMAGE_00075.jpg)
O video à seguir é uma coleção de pequenos vídeos do carro que fizemos com uma câmera de celullar de baixa resolução. Em homenagem à cor Magnetic Red o som é do AC/DC que toca na abertura do filme Homem de Ferro 2 (Iron Man 2) uma vez que a cor da armadura do personagem é a mesma desse Corvette.
Para saber mais sobre os outros carros, visite o tag Garagem.
3 comentários:
É, escapou por pouco. Sorte que o police officer era "Corvettista"...
O guitarrista brasileiro Laurindo de Almeida, que viveu a maior parte de sua vida nos USA era um grande entusiasta de Corvettes. Uma vez ele estava sentando o sarrafo e foi parado por um policial. Nesse caso, o cop não era fã de Corvettes, e sim do próprio Laurindo. Levou uma advertência e teve que dar um autógrafo.
Luiz,
Convide o Laurinho para participar do Corvette Brasil.
Um abraço,
Carlos.
Show! Sem palavras...
Pena q não posso fazer o carro q projetei para a gente bater um pega... Eu te dava uns 200m no 1/4 de milha para não ficar covardia! KKKKK
Postar um comentário