Corvette Brasil

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sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Corvettes da VH1

Foto promocional da VH1 com os 36 Corvettes

Em 1989 o canal VH1 promoveu um concurso para presentear 36 Corvettes, um de cada ano fabricado desde 1953. Um carpinteiro de Long Island, Califórnia chamado Dennis Amodeo ganhou a coleção. Naturalmente, quando se ganha algo tem que se pagar ao leão algo aproximado à 40% do valor ganho. Custou a VH1 algo próximo à $600.000,00 Dólares comprar toda a coleção em 1989 sendo aproximadamente 60 mil pelo raro Corvette 1953. O Senhor Amodeo não tinha como dispor de 240 mil Dólares, logo a solução foi vender toda a coleção que ele o fez para Peter Max, um artista plástico famoso. Max queria usar a coleção para fazer arte o que pode se notar por alguns carros em que ele começou à pintar (estragar) para alcançar seu objetivo.


O vencedor Dennis Amodeo com o staff da VH1

Amodeo e seus Corvettes, sentado num 1961 vermelho

O bizarro projeto nunca continuou e os Corvettes acabaram esquecidos num prédio no Brooklin em Nova Iorque. O prédio é um local abandonado que antes abrivava uma gráfica da publicação Daily News. A idéia do concurso da VH1 veio de Jim Cahill e contou com uma promoção durante 1988 que utilizava modelos em escala dos Corvettes em questão. Devido à audiência, Cahill recebeu carta branca dos executivos do canal e começou à comprar os carros. Até que demorou pouco e conseguiu comprar todos os 36 carros em menos de 60 dias sendo que o mais difícil, claro, foi o 1953 comprado no Barrett-Jackson em Scottsdale, Arizona.

O 1954 teve o privilégio de pelo menos ser estacionado com a capota para cima

Já o 1953 não teve tanta sorte, ficou aberto por 21 anos.

Os carros sendo movidos para outro local.

O concurso recebeu 1.3 milhões de participantes, total sucesso. Quando descobriu que tinha ganho a coleção, Amodeo foi levado à Califórnia onde recebeu as chaves de todos os carros da coleção. Max ficou sabendo do final do concurso e teve a brilhante idéia de comprar os carros, não como um entusiasta colecionador mas sim com um bizarro desrespeitador de carros clássicos. Ainda, Max pagou apenas $500.000,00 o que significa que depois do Governo, Amodeo ficou com pouco mais de 300 mil. Logo que acertado o negócio os carros foram transportados para o Brooklin em Nova York. Claro, Max tinha seus problemas típicos de uma celebridade exêntrica entres eles um caso com o fisco americano. Resultado, os carros ficaram aprodecendo abandonados durante mais de 20 anos.



Encontrada a coleção recentemente, vários jornais e sites da Internet cobriram o assunto a maioria especulando no estado do Corvette 1953 que foi o número 291 de apenas 300 fabricados. Inclusive, o National Corvette Museum ofereceu limpar e restaurar o 53 e devolver à Max. Outra coisa foi uma oferta de membros entusiastas do NCRS que se volutariaram à arrumar os carros mas também foi negado por Max.



Devido à encrenca, os carros foram recentemente tirados do local e levados para outro lugar desconhecido. Será que Max vai terminar o seu projeto? Mas afinal, qual projeto? Bem, ele queria pintar os carros e os expor no estádio do New York Yankees. Max até disse que vai continuar, e ainda complementa que agora vai comprar mais 14 Corvetttes até o modelo 2003 para totalizar 50. Alguém ainda bota fé nele? Porém especula-se que vai pinta-los, usa-los para promover um tour e depois leiloá-los. Espero que os carros sejam vendidos e fiquem nas mãos de verdadeiros entusiastas e colecionadores com suas cores originais.

O mesmo 1961 em que Amodeo apareceu na foto como está hoje

Alguns especialistas, como David Borroughs do Bloomington Gold foram procurados pelo New York Times e questionados sobre um possível valor para a coleção no estado deplorável na qual se encontra. Estima-se que consigam algo em torno de $850,000.00 Dólares pelos carros sendo os C1 e C2 da coleção responsáveis por pelo menos metade desse valor. É esperar para ver.















4 comentários:

Road Runner disse...

Só pela fato desse cabeçudo do Peter Max deixar os carros abandonados por 21 anos, já é motivo suficiente para que ele jamais chegue perto de um Corvette pelo resto de sua vida excêntrica! Faço votos que os carros caim em boas mãos entusiastas. Quer pintar? Compre telas, onde já se viu, destruir carros com pinturas de gosto sempre duvidoso... Se nem mesmo os BMW "decorados" eu vejo graça, nem pensar um Corvette nessas condições.

Mas deve ter sido duríssimo para o Sr. Amodeo ganhar 36 jóias dessas e não ter como ficar com os carros. Eu venderia somente o necessário para pagar o valor devido ao fisco, depois daria um jeito para guardar o que restasse da coleção.

Carlos Scheidecker disse...

Road Runner,

Eu iria gostar de ter um daqueles midyear (C2s). Imagine: tinha todos 63,64,65,66 e 67 nessa coleção. Não precisa mais não é? Além disso os C3s inicais 68,69,70,71 e 72 e eventualmente um 73 ou 74 LS4 Big Block 427 tambem estava legal. Devia ter alguns carros nessa coleção com câmbio manual.

Ainda que os C1, C2 e C3s da para recuperar porque não tem tanta eletrônica embarcada como o C4 que são inrecuperáveis pelo custo de se refazer tudo isso.

VAMODOIDO disse...

Putz.. Essa é de lascar.. Fiquei chocado ao ver. Lógico que são apenas carros, mas não mereciam ser deixados nesse estado. Max não tem a mínima noção do que faz. Sem comentários um cara desses. Se na época valia US$600k e hoje assim judiados valem US$850k, imagine se tivesses todos perfeitos, bem conservados.. Essa coleção triplicaria, quadruplicaria o valor...

Concordo com você Carlos, ficaria com os C2, o 53, o 68 e o 89 pra levar as crianças na escola e ir ao supermercado..rs

Carlos Scheidecker disse...

Vamodoido,

A cada 10 anos, o valor em dólar tem que dobrar devido a inflação, sendo assim em 20 anos quadriplica.

Em 1989 ainda o valor desses carros clássicos nao era tão grande, mesmo ajustado em 4 vezes mais como é hoje.

Ainda é o melhor investimento que se pode fazer na América.

Claro, para muitos colecionadores, querem mesmo que essa coleção do Max se dane porque esses carros a mais no mercado vai tirar o valor de alguns carros originais como os C1.

É lamentável mesmo assim e devido a publicidade negativa que essa história trouxe, so mesmo tirando os carros do lugar original e guardando em outro com custo maior. Max está chateado por isso...

Não dou muito e os verdadeiros entusiastas, caçadores de fantasma vão achar esses carros no novo lugar secreto que estão agora.