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terça-feira, 9 de agosto de 2011

Corvette ZR-2, os fatos


O Corvette ZR-2 é mais um dos unicórnios que nunca foi explicado corretamente. Então, vou tentar hoje, tirar essa história à limpo.





Em 1970 um pacote especial de competição chamado de ZR-2 foi oferecido (pela porta de trás) pela GM para os pilotos de plantão mas nunca foi
oferecido ao público devido às novas normas de emissão de gases poluentes.


O pacote incluia o motor LS6 de 454ci e 465hp nominais (na verdade eram 530hp!), câmbio de 4 marchas curtas, diferencial anti-blocante de 3.36:1, freios assistidos heavy duty, igniçào transitorizada (por isso não havia rádio), radiador leve de alumínio, molas especiais, amortecedores de competição e barras estabilizadoras na frente e traseira. No total, apenas 12 ZR-2s foram fabricados sendo que apenas 2 eram converśiveis como o carro verde das fotos.


O LS6 tinhaa bloco de ferro fundido com 454 cid (7.2 litros) e cabeçote de alumínio. Vocês devem lembrar que existe um LS6 1971 no Brasil como mostramos aqui.


O LS6 ficava apenas atrás do L88 e do ZL-1, claro. Porém o LS6 é mais raro pois foi oferado apenas em 1971 enquanto que o L88 foi de 1967 à 1969 e o ZL-1, claro, sabemos que foram poucas unidades. No LS6 apenas 188 carros foram fabricados com essa unidade em 1971 o que o torno um ótimo ítem de coleção. Para vocês terem uma idéia, 188 carros é menos que 1% dos 21.801 carros fabricados em 1971. O preço do motor LS6 na época era de $1.221 Dólares, ou seja acrescia em 22% o valor do preço básico do Corvette de $5.496 Dólares. Quando o LS6 foi testado pelas revistas Americanas da época, não decepcionou. Fazia de 0 à 100 KM/h em apenas 5.3 segundos e o quarto de milha em 13.8 segundos girando à 170 km/h.



Já o pacote ZR-2 era um acréscimo ao LS6 e incluia o que já citamos à cima. O ZR-2 é mais raro que o Z06 original de Duntov de 1963.


O carro das fotos foi vendido pela Mecum. Ele tinha toda a documentação inclusive a Protect-o-plate. A Protect-o-plate, como já explicamos algumas vezes, era uma plaquinha de metal que a Chevrolet enviava com o carro que servia como comprovante de garantia. Porém nelaa vinha tudo que o carro nasceu originalmente, o que a tornava documentação importante. Hoje em dia carros com Protect-o-plate valem mais pois podem provar que estão devidamente corretos com os opcionais que sairam de fábrica.



Uma coisa interessante sobre o ZR-2. Esse foi cria de John DeLorean (ficou famoso com os Pontiac GTOs e mais tarde com o seu próprio carro DeLorean DMC-12 bem como os escândaldos da época), um entusiasta que chegou à ser presidente da GM. Delorean gostava de Bog Blocks mas não era tão refinado como Duntov que pensava em um carro como um todo. Em especial em termos de performance em pista uma vez que competiu e foi campeão da Le Mans. O ZR-2 não era o tipo de carro de Duntov ainda que ele respeita-se muito as unidades L88 e ZL-1 que eram também Big Blocks.


O nome ZR-12 seria usado mais tarde pela GM quando montou um protótipo do C4 com motor V-12 do Falconer, apelidado de Conan. Esse carro tinha o chassis alongado em uns 20 cms na frente justamente para acomodar o V-12. O motor rendia 686 HP e foi criado justamente para mostrar ao Dodge Viper quem era o verdadeiro rei. O carro das fotos se encontra hoje no Corvette Museum e os side-pipes foram feitos pela própria GM para o carro de forma a se inspirarem no Dodge Viper. Pena somente que o carro nunca saiu de protótipo. O motor V-12 de Falconer foi feito para caminhões e uso náutico porém alguns instalaram o motor em caças P-51 Mustang de corrida de velocidade no deserto. Essa unidade tinha exatos 10 litros de capacidade e qualquer um, pelo preço certo, pode comprar o motor direto com a Falconer à um custo de aproximadamente $60.000 Dólares. Bom?






Para terminar o nosso assunto ZR-2, alguém na Chevrolet no início de 2000 teve a infeliz idéia de colocar o sagrado termo ZR-2 em uma versão da pickup S-10. Coisas que iriam aborrecer DeLorean.


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