Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

NCRS Bonneville


Sempre na primeira Terça-feira de cada mês, temos a reunião do capítulo de Bonneville (como chamamos o capítulo de Utah) da NCRS. Em breve teremos coisas bem interessantes para anunciar, como por exemplo, o fato do site Corvette Brasil estar criando e administrando o site da NCRS Bonneville.

Na Sexta a reunião foi na casa do Corvette Guru, restaurador e mecânico Rex Marshal que fica em West Bountiful em Utah. O lugar em si é bem interessante porque há uma grande concentração de ranchos de pessoas que criam cavalos. Na própria rua do Rex as cercas e a área das casas mais se assemelham à ranchos do que casas.

Porém, no lugar de cavalos, a parte de trás da casa do Rex tem 3 galpões no lugar de celeiros onde ele restaura Corvettes clássicos e tem também uma área com várias carrocerias de C1s, C2s e C3s esperando partes para restauração.

Na reunião tivemos uma tech session sobre estampa de números de motores e bloco. Muito interessante apreender quando a peça é algo original em um carro. Ah sim, um dos membros, que tem 74 anos de juventude e uns 10 Corvettes, possuem também um 1953 completamente restaurado. As reuniões são quando os entusiastas se encontram e trocam experiências.

Dentro de um galpão de 3 portas, onde foi a reunião, havia um C2 1965 4 marchas 327 com injeção (fuelie) azul sendo restaurado como podem ver nas fotos. Do outro lado, havia a carroceria de um 1963 split window, seu chassis e a parte da frente também sendo devidamente restaurados. O chassi estava novo como todas as peças novas. Chamamos processos de restauração completos de frame off restoration porque você desmonta o carro por completo, refaz o chassis e troca tudo que pode como podem ver as novas molas dianteiras e o novo feixe de mola traseiro.








O Rex restaurou um De Tomaso Pantera com motor Ford e carburadores Holley. Ele pintou o carro e o presenteou à sua esposa Deby. Esse é o carro que ela usa para ir ao supermercado. Infelizmente, o carro estava parado na frente do galpão e um amigo deu ré atingindo o paralama esquerdo dianteiro do carro de forma que explica porque o cobertor estava cobrindo. Não dava para deixar de fotografar o carro dela também. Naturalmente o câmbio ZF de 5 marchas montado atrás do V8 Americano. O Rex começou a conversar comigo sobre vender o carro. Acho que vou ter que ter uma conversa em casa em breve...




Do lado de fora, um dos membros trouxe o seu C2 1967 preto 4 marchas. Ou seja, foi uma noite e tarde muito proveitosa sempre focado no assunto Corvette. Naturalmente, já agendamos os eventos do verão que está chegando e logo teremos mais fotos interessantes para mostrar.



A parte do terreno do Rex com as carrocerias dos carros. Em primeiro plano um C1 1961 e a frente do carro que tinha uma carroceria de um Thunderbird 1957 logo atrás.







O C2 1965 fuelie do Tom sendo restaurado. Em breve devo testar esse carro. O Bill, outro membro, tem 3 C2s para vender. Ir as reunião é como ser criança e entrar numa fábrica de chocolates.





Em breve estaremos fazendo uma visita à coleção do Ardell Brown aqui em Drapper, Utah. Ardell tem uma coleção de mais de 300 carros que deixa a coleção do Jay Leno no chinelo. Naturalmente, não é aberta ao público então aqui vai uma palhinha do que tem por lá.


5 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Vida estressante em Utah, cansativa, uma dureza de enfrentar estas chatissímas reuniões sobre Corvettes....bom mesmo é ver este mar de carros 1.0 aqui no Brasil. Parabéns, este De Tomaso é fera...aguardamos as fotos da pequena coleção....

Luiz disse...

Carlos, em 2011, quando eu aparecer em Draper, você me leva na oficina do Rex? Acho que valeria uma matéria sobre o restaurador, os carros e o típico processo de restauração. Ah, mais uma coisa. Espero que a "conversa em casa" não dê certo. Onde já se viu um Corvette lover comprando Ford?

Carlos Scheidecker disse...

Levo sim. Mas a oficina/casa dele é em West Bountiful. Em Drapper é a coleção do Ardell.

bera silva disse...

Carlos, você sabe se existem empresas, e quais são, que ainda fabricam os chassis dos C1 e ou C2? E as carrocerias também? Olhando essas carrocerias desmontadas me deu muitas idéias.

Um abraço

Carlos Scheidecker disse...

Bera Silva,

Existem sim. Inclusive com chassis mais modernos que tem o encaixe perfeito em carrocerias dos C2 e C3. Empresas fabricam réplicas também usando a mesma filosofia. A Mongoose fabricava uma réplica do Grand Sport com chassis próprio e mecânica do C5 moderna. A Duntov é a oficial agora.

Você pode ver aqui: http://corvettebrasil.blogspot.com/2010/03/mongoose-replica-ilegal.html