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terça-feira, 1 de março de 2011

O Sting Ray da Ford

O leitor e amigo Larry Courtney nos presenteou com essas fotos fresquinhas da semana passada no Auto Rama anual de Detroit. O que vocês estão vendo nas fotos é a resposta da Ford ao Corvette Stingray. Assim vou contar à vocês o que contei a ele sobre esse carro que, por acaso, conhecia sua história.



As fotos novas do carro que estão vendo são as de Detroit da semana passada. Esse carro trata-se de um carro conceito da Ford em parceria com a carroceria Vignale e Carroll Shelby. O nome do carro? Ford Cougar! Será que soa familiar? Nome que no futuro iria ser emprestado à divisão Mercury que acabou produzindo um Mustang diferenciado mais luxuoso. No caso, Mercury Cougar. Cougar é como chamamos os leões da montanha aqui nos Estados Unidos.


Larry Shinoda foi o responsável pelo desenho original do Sting Ray racer e, posteriormente, do Sting Ray berlineta e roadster que conhecemos bem. Seu desenho impressionou tanto os Italianos quanto a Ford que, assim como fez com o Corvette criando o Thunderbird, queria agora criar uma berlineta Ford para fazer frente ao Sting Ray. Isso porque o Thunderbird nessa época já estava bem descaracterizado do que tinha sido sua proposta original. Alías, esse belo Cougar II das fotos que estão vendo foi preparado as pressas pela Ford que encomendou um cupê fastback para a Vignale com as mesmas características do Stingray: faróis escamoteáveis, frente mais em cunha, interior com painel completo e traseira tipo fastback. O interessante é que a história nos mostra que a Ford conseguiu mais tarde contratar Larry Shinoda que foi responsável pelos belos Mustang Boss entre oytras coisas que iremos falar no futuro.



Mas tem mais sobre esse protótipo. 18 meses antes o Cougar I foi apresentado de forma que esse se trata do Cougar II. O seu motor é um V8 de alta performance de 260 ci (4.1 litros) que era conectado à uma transmissão de 4 marchas mas que a alavanca de câmbio era montada no console. O Cougar II era um carro projetado para chegar aos 272 km/h de final e tinha uma característica bem interessante com relação ao seu interior. Nessas velocidades a pressão interna iria aumentar o que iria fazer força no vidro traseiro e o arrebentar. Dessa forma, uma painel para aliviar a pressão que ficava atrás do passageiro se abriria automaticamente para diminuir a pressão e minimizar o risco. Outra coisa interessante era um sistema de amortecimento por mola para ajudar a levantar os vidros manualmente e os ajusta-los de acordo com a curvatura da carroceria.


Mas como que a Ford conseguiu fazer esse conceito tão rápido? Bem, está certo que a Vignale foi responsável pela carroceria mas o chassis, o que era? É aí que entra Carroll Shelby. No caso, esse carro que vocês veêm nas fotos da época e do Larry é na verdade um Cobra, isso mesmo um AC Cobra com seu chassis tubular. Esse, no caso, veio direto da fábrica récem criada na Califónia na época: Carroll Shelby Enterprises. O interessante é que até o número do chassis conhecemos: CSX2004 ainda que o chassis não era exatamente o mesmo dos Cobras. Shelby teve que modifica-lo para poder deslocar o motor um pouco mais para trás do eixo dianteiro. Nessa época, a Ford já estava realmente a fim de ir atrás da Ferrari tanto nas pistas quanto nas ruas e esse protótipo era como a Ford pensava faze-lo não só domesticamente contra o Corvette mas na Europa contra a Ferrari.

A série de protótipos que a Ford fez no começo da década de 60 e culminou com esse Cougar II das fotos era chamada de X-Cars sendo que o carro das fotos foi o mais voltado à esportividade e também o mais bonito dos 3.


O mais interesssante é que esse carro é muito parecido com o Sting Ray e é belíssimo além de triste o fato da Ford não te-lo continuado. O carro vermelho abaixo não existe mais, o único sobrevivente é o vermelho metálico que o nosso amigo foi gentil o suficiente de mandar as fotos. Ah, sim claro, havia um modelo matchbox desse carro e eu tive a sorte de ter um quando menino na década de 1970.


Vejam as belas rodas raidas Rudge-Borrani no melhor estilo Italiano. Os bancos e o volante eram emprestado sem dó do Cobra e os instrumentos do painel eram também da Smith's. Couro foi aplicado no painel e no console e os pneus eram Goodyear T4 de competição. Já o teto, era diferente por ser em aço inoxidável escovado o que dava um charme todo especial. O Cougar II foi mostrado à público pela primeira vez na feira de New York de 1964 e depois disso foi exposto mais duas vezes sendo depois guardado por décadas pela Ford. Até que em 2004 um dos membros da SAAC, Jeff Burgy achou o carro totalmente esquecido no Detroit Historical Museum e resolveu mostra-lo no evento da SAAC. Depois disso o carro voltou ao museu de Detroit e recentemente saiu de lá para ser mostrado novamente no Auto Rama de onde Larry pode tirar essas fotos. O Corvette teria tido um competidor bem sério caso a Ford tivesse fabricado esse belo cupê à Italiana.

A Bertone fez um protótipo tipo Berlineta em 1962 para o salão de Paris, o carro era esse:




Havia também uma versão roadster, o Bordinat Cobra que era também feito sob chassis Cobra, esse de número CSX3001 ainda que o carro abaixo contava com um belo motor 427 Cobra (7 litros).



O Bordinat Cobra ainda existe porém nunca foi restaurado, apenas limpo e encerado de forma que sua pintura é ainda original. Vejam nas fotos junto com o cupê.






3 comentários:

Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz disse...

Oh boy! Namorei muito esse Ford Cougar escala 1/25 da IMC (Industro Motive Corporation) na vitrine da Hobbylandia. Na época eu era um garoto com pouca grana para o hobby de modelismo.

Joel Gayeski disse...

Sting Ray genérico...
Prefiro 10x o original.