Antes mesmo de ter oferecido o ZR-1 de quarta geração, a GM ofereceu um pacote (RPO) chamado B2K que era o Corvette twin turbo de Callaway.
Aqui, um modelo de 1989 que foi o primeiro ano do câmbio de 6 marchas da ZF para o C4.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheAPHiKe9PTE1TuJwIv0Cg8HMabNR-NwSrrBw8ziXLg9Nez7lq3QkrnSAue0QJn-zIu2NW3yTPb65zX5CZMeHcdA0FpvQVgbc3c_lB1xzuYAUOTZN6ZhkG6Ut85s9yoJV0zv6wSzFucbc/s400/MVC-018F.JPG)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjr_mKu_9Kkf8nUGxyMpO1hmXR7IFGKTct68FJP1evB7BpmLrlNr4XzpnFlvtB3tAW69xHF8oD2hJVyAT4WEVg6RhkxivceDFKlO_yxxKwuTWqAvyhYXgJbdvIgcbdxwiSbmlrQmB9XgxA/s400/MVC-015F.JPG)
Todos os C4 têm esse etiqueta com os RPOs, notem o mágico número B2K.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiYJKPuLy4E1kuoa6XzvUbZL3GR__eKY5b71yj1eWsEi37hvCJ-dBgf7c-mLM6xGQuXfCiIJxxX_cP7Rf_k2xcWFKOZyTVQ2CTUivhtBoy7fXn267xU5efRQzsNIFwWx43ayTDpjmRKYlQ/s400/MVC-014F.JPG)
1989 foi o último ano do interior original do C4 mas o primeiro ano do ZF 6 marchas, aleluia Santo
McLellan!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0tbCVzZpcNXioPhwnwKJXNLpQb04bQWlYGtrHGqwft7ued_fYRDoS_jBnE0eNecM_p5eoJii1kYrbLXlE8hmVVKyssmCpae56bHBnPFAxuDZFd_lehMrZf5YqBj5-hSBmXB5X6WiH1do/s400/MVC-011F.JPG)
Um ótimo lugar no C4 para se colocar o filtro, garantia de ar frio alimentado pelo spoiler.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9l6zLLaMFKdbDgJdtjYAkgkLSQ5tfZkGjkn_aJsQlDfToDnXvZCQrkc41sbcIDYTFWWv-HIWa4HFlqkwV47D-KLi9jKmZYLw9iXJHzU_SoVZDCab5GcSdevv9GBSdLx1avaBShBiSmpI/s400/MVC-010F.JPG)
O L98 já era bonito, com os duplos intercoolers e turbinas ficou irresistivél.
Reeves Callaway ficou famoso por ter turbinado um motor Alfa Romeo V6 e ter conseguido uma tremenda durabilidade para a Alfa o que chamou à atenção da GM que pediu à ele fazer o mesmo com o Corvette. O Alfa V6 turbinado foi testado pela GM como parte do programa de testar carros de concorrentes. Anteriormente a GM tinha brincado com dois protótipos de Corvettes turbo um com motor V6 e outro V8 mas com resultados não bons o suficiente para justificar à produção, mesmo porque foi antes da revolução eletrônica de gerenciamento de motor. Então o engenheiro chefe do Corvette na época, Dave McLellan (que sucedeu Duntov e depois iria criar o ZR-1 e trazer o câmbio de 6 marchas ZF para o C4) deu luz verde ao projeto de Reeves Callaway que depois iria ficar muito famoso por modificar Corvettes.
O primeiro modelo de 1987, também pintado de vermelho
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjE1KmtCVCncjMM86q7duS2hnkGICL5zoLxXKXycikxV2My3yqEt3-kCEnEbNMuJcR8c1uSTstwnFvhyphenhyphenwgyu5Fg0mpLtx0TLPVLqzwyYJsNnia8x5xTkak1ZsCUdY3DGtoIRXIGMZ9GT-c/s400/page73_2.jpg)
O primeiro B2K exposto no Corvette Museum.
A plaqueta da Callaway no console. Os comandos abaixo são do espelho (meio) e dos bancos elétricos do lado e faziam parte do primeiro design do interior do C4.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXxK71Gk_40ddB-AIeHe5RrCHrrfGCRdLs1014vyeXhWQliREShdf_ql8iLLoBpqKEugluOw-FMzQMEFT5uABPacayG01uY6oCCZtjcap0K-_e7BCNYF1yeMD-nNPn_RstatTwUeGio74/s400/page73_4.jpg)
Os charmosos dutos NACA de cada lado do capô do carro.
Bonito poder ver um motor twin-turbo sem um monte de coberturas de plástico.
As turbinas do carro eram 2 Garrett Rotomaster T04 Compac com 10.8 psi de pressão e 7 lâminas e tinham intercooler separado para cada uma. A turbina tinha pequeno diâmetro mas com sistema de escape maior. O sistema de injeção foi modificado pela Callaway a partir do original port fuel system do Corvette.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgpn_nrETNc1YclC0Kfbdi3-zAd726M-29OFK8mNvJtc2_M9jq6WKa2OVX-u5aswQL71Ua0ETAm3qwDtdTsEXFldb9H0H37BmU4Q21mz-coDZvjjfjbiVNHPRuyF1qYLS4oX1UCFYuL7ZA/s400/RotomasterT04_2.jpg)
As turbinas Rotomaster T04 da Garrett.
Note as 7 lâminas do rotor da pequena e bela turbina.
O primeiro protótipo foi apresentado à GM em Junho de 1986 e tinha absurdos (para a época) 345 hp e se tornou o Corvette topo de linha. Tudo alcançado respeitando as leis de emissão e tendo completa garantia de fábrica. O código da GM para o "opcional" era B2K e era vendido através de alguns dealers da GM. O B2K tem a distinção de ser o único pacote de motorização feito fora da GM (exceto pelo LT5 do ZR-1 feito pela Mercury Mariner) que tenha um RPO de fábrica. Algo que dificilmente será repetido.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEic4cKU9d8chhN3ritMabr1Lgkn2gkWmoV1FAIbPX-ziKmC311HOa08QlU6-D5nbXTFAJj1CkdDmM-lGQFkP5pMO97Qe5Cd7HyLW5vpXExAzs4jn7r-5M5KspRNgvT8Dsm2JXBMeTTlee4/s400/871034.jpg)
Dois exemplares da versão Speedster de 1991.
Produzido de 1987 à 1991 com aproxidamente 500 fabricados tanto em formato cupê quanto corvesível e com uma inédita versão speedster feita no final da produção foi um carro que marcou época e tem seu valor entre os colecionadores. Além da motorização diferente, vários outros equipamentos eram adicionados ao carro como o sistema SEO e Z5G que eram os pacotes de suspensão especial e freios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8NyYTauCZLSSz1XQbVKx7Dx0q9yzfjJfhzD1vt61XjhqywFAB6058faUhsM5HZs5GGnWKkZzc7zMaVoKZqyAy4K0JZrK8Sfd5l6sjaDKtTckhgWFcJb7dDnqgfCIFKKbbbEFreKPKUtA/s400/Speedster1.JPG)
Esse belo exemplar do Speedster em amarelo metálico foi comprado por um conhecido na mesma loja onde compramos o Stingray 1972. Aqui o carro ainda na loja.
Em 1987 rodas especiais de magnésio da Dymag Inglesa foram oferecidas com o B2K no começo em 16 polegadas e depois com 17 polegadas. Em 1988 o motor recebeu uma atualização e a pot6encia subiu para 382 hp. Em 1989 uma nova carroceria chamada Aerobody que foi desenhada por Paul Deutschman e baseada no Sledgehammer foi oferecida como opcional. Em 1990 o motor também melhorou para 390 hp e o carro podia ser comprado com o câmbio ZF de 6 marchas (RPO FX3) que era uma novidade do C4 e a transmissão automática já não era mais oferecida como opção. Em 1991, no seu ano final, o pacote B2K rendia 403 hp e o novo speedster foi revelado ao público.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtVb73mjGGrYhuoMviaET-y0EuN4WnuDnL7uSAdA4xvZpKvNelVNIgbdHKP0Ymzl1ckTlTLWMY-7eb_9kSgojLZKqzfBh0VhJo2jLYkkoTAK45dKi3WrfRoYz0UT4c2guSBNx8X9x7aUs/s400/Speedster3.JPG)
Em 1992 o Corvette já vinha com o novo motor LT1 no lugar do L98 e com isso todo o pacote B2K da Callaway teria que ser reprojetado. Devido à situação e ao ZR-1 foi decidido não continuar e Reeves Callaway passou a fazer seus Corvettes independente da GM. Há um tempo atrás mostramos o
Sledgehammer de 1988 que chegou à incrível velocidade de 254 mph (408 km/h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário