Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Mongoose, a réplica ilegal


O Grand Sport foi um dos grandes Corvettes criados por Zora Arkus-Duntov e tinha como objetivo derrotar os Cobras equipados com motor Ford. Porém, devido à uma inteligente conspiração com o dedo de nínguem menos que Henry Ford, Duntov ganhou um banho de água fria e teve que parar com seu projeto.

Por causa disso várias pessoas e algumas empresas criaram réplicas do que então é um dos Corvette mais legendários já construidos. Porém, a empresa Duntov Motor Co (que teve o direito de usar o nome dado por Elfi Duntov, viuva de Duntov que também faleceu recentemente) é a única com os direitos da GM para produzir as réplicas do Grand Sport.

A General Motors processou a empresa baseada em Ohio, Mongoose Motorsports LLC, por produzir réplicas não licenciadas do Corvette Grand Sport 1963. Esses carros possuem mecânica do Corvette de quinta geração, sendo possível instalar qualquer motor que se desejar. O chassis é criação da Mongoose e é tubular, algo muito bem feito.

Recentemente a GM licensiou os direitos do Grand Sport para a Duntov Motor Co que, com parceria da Superformance (conhecida pelas melhores réplicas do Cobra e GT 40) começou à oferecer aos clientes réplicas do Grand Sport para uso em pista ou rua.

Ano passado, o chassis #002 foi leiloado pela RM Auctions, mas apesar da oferta de 4.9 milhões de Dólares, não vendeu o carro. Porém o carro foi adquirido depois pelo museu da Fundação Simeone da Philadélphia por uma quantia não divulgada.

Caso a GM não processasse a Moongose, teria problemas em causar jurisprudência para perder futuras causas contra sua propriedade intelectual. Assim justifica o departamento de relações públicas da GM que diz não se tratar de algo contra a Mongoose.

A GM exige que a Mongoose pare de produzir as réplicas imediatamente e também a remoção de qualquer adesivo ou placa que contenha o nome Corvette ou Grand Sport de suas instalações. Além disso, quer acesso aos livros da empresa para calcular uma indenização financeira.

Mongoose (ou Mangusta) é um mamífero que se alimenta de Cobras, por questões históricas a empresa usou esse nome e tem no Grand Sport sua maior atividade.


Um mongoose em ação

Dessa forma, morre uma grande empresa que fazia uma réplica de extrema qualidade. Sorte dos donos que adquiriram esses exemplares e não sofreram nada por isso. Com certeza esses carros terão grande valor no futuro.

A oficina e o Mongoose Grand Sport:



Mais Mongoose Grand Sport:

2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Fico meio dividido neste assunto...a empresa é dona da marca original, a Mongoose produz um veículo sensacional que ao mesmo tempo pode tirar compradores dos carros da marca....putz sei lá. A GM tem razão.

roberto zullino disse...

história mal contada, aí tem mais coisa.
depois de vinte anos caduca a propriedade intelectual.
acho que a Mongoose se ferrou porque esticou a corda e usou o nome e os emblemas originais. aí não dá, toma ferro mesmo.
se valesse esse conceito de propriedade intelectual nenhuma réplica de porsche poderia ter sido construída, mas nenhuma sai com os emblemas e marca da porsche.
os chamonix são vendidos como Beck nos USA. se bem que o Chuck Beck fez uma réplica de 904 e a porsche quis processar ele e parece que a coisa parou. vai entender, quando advogado entra não se sabe onde vai dar. de cabeça de juiz e de bumbum de bebê já se sabe o que sai, mas não quando.