Corvette Brasil
Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.
quarta-feira, 31 de março de 2010
Alinhamento do Corvette Z06
Alinhar um Z06 não é tarefa fácil. Ainda mais quando o carro esta fora dos Estados Unidos como é o caso do Z06 do leitor e entusiasta Sr. Pedro.
Recentemente o Sr. Pedro postou o seguinte comentário no artigo com os videos do Z06.
Olá amigo,meu nome é Pedro, recentemente comprei uma zo6 e gostaria de fazer algumas perguntas, pois sou leigo em questão de corvette.
Eu senti que ela em velocidades acima de 200 km transmitia uma sensação de que estava balançando. Levei-a em um alinhamento e usando parametros de uma corvette antiga, acho que 1990, o profissional de alinhamento me disse que a cambagem e a convergência estavam fora, tanto traseira qunto dianteira.
Pedi que ele colocasse dentro dos parametros e assim foi feito (lembrando que os parametros são de uma vette antiga)o carro MELHOROU MUITO DEMAIS MESMO,
e eu consegui acelar até uns 256 km com um pouco de receio mas sem o medo de outrora, mas na faixa de uns 225 ele já balançava, mas dessa vez bem menos.
Adorei o carro, já tive carros fortes, mas nunca tinha andado em algo tão forte. Já andei de Shelby 2009, Mercedes etc..., mas esta maquina é um monstro.
Gostaria se possível que você me ajudasse enviando informações de como melhorar esta questão, ou seja, deste, não sei dizer se aparente (sensação minha pelos pneus serem largos e transmitirem imperfeições da pista) ou real balanço do carro.
Já conversei com um proprietário de uma zo 6 e ele me disse que ele não tem esta sensação e que ele já acelerou até 300 sem receio.
Se tiveres tabelas de alinhamento por favor me envie.
Agradeço antecipadamente. Obrigado.
Sr. Pedro,
Obrigado por nos escrever. O Ron Griffith (Gerente de assistência técnica da Larry H. Miller Chevrolet em Murray, Utah onde fazemos manutenção do nosso Z06 identico ao seu) foi gentil e nos enviou as seguintes informações de acordo com a sua requisição:
Z06 Alignment specifications:
Labels:
Manutenção,
Z06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Obrigado mais uma vez pela atenção, vocês têm um excelente blog e para dizer mais, com melhores informações até do que sites dos Estados Unidos, parabéns.
Não querendo abusar, vocês poderiam me esclarecer mais uma coisa?
O que é F1,F2;F3 e F4 e o que é o termo Total Toe, que aparece em várias tabelas de alinhamento?
Desculpem a minha ignorância no assunto, mas como disse sou novato nesta matéria, obrigado e continuem com esta qualidade. Vocês estão me ajudando muito e com certeza várias outras pessoas, valeu.
Sr Pedro,
F1, F2, F3 e F4 são um tipo de ajuste para o alinhamento do seu carro.
Uma foto pode ser vista aqui http://www.j-body.org/forums/read.php?f=3&i=146834&t=146834
Dessa forma é o numero que corresponde a cada um deles.
No caso do Z06 2008, pode se considerar as seguintes margens de forma geral:
Primary Angles (minimum to maximum)
front caster left 7.0 to 8.2
front caster right 7.4 to 8.6
front camber left -1.6 to -0.4
front camber right -1.6 to -0.4
front toe left -0.05 to 0.15
front toe right -0.05 to 0.15
rear camber left -1.5 to -0.5
rear camber right -1.5 to -0.5
rear toe left -0.10 to 0.10
rear toe right -0.10 to 0.10
thrust angle 0.2
Eu vi isso no blog de Corvettes.
Alguns carros vem até de fábrica fora disso, porem eu acho que a tabela que foi fornecida esta mais completa e precisa para cada ajuste.
Toe num pneu individual/roda é a diferença entre a distância da frente e traseira de um único pneu em referência à linha central do veículo. A maioria das especificações chama Toe de Total Toe que é o caso da GM nessa tabela que nos foi fornecida.
Essa paǵina em Ingles mostra bem esses termos: http://www.aligncraft.com/terms/terms.html
Outro lugar bom para apreender é http://www.familycar.com/Alignment.htm
Espero ter respondido.
Obs: Sou apenas um entusiasta, não entendo de mecânica mas essa tabela na mão de um especialista é algo fácil para ele entender se ele sabe ajustar o alinhamento desse carro.
ESTE POST ESCLARECEU-ME DE VEZ, TOE AQUI É O QUE NÓS CHAMAMOS DE DIVERGÊNCIA OU CONVERGÊNCIA, VI PELO SITE QUE VOCÊ ME DISPONIBILIZOU, OBRIGADO PELA INFOEMAÇÃO, ABRAÇOS
PRIMEIRA VEZ QUE VISITO ESTE SITE POIS PRECISO DE UMA INFORMACAO TECNICA,SOBRE QUAIS OS PARAMENTROS DE ALINHAMENTO DE UM VETTE MODELO C6.
SE PUDEREM ME AJUDAR DESDE JA AGRADECO
Postar um comentário