![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-TYusIHBoEIlavPoK_fyeoBuR5hBoUCCFsvTnk8IbhvBre63X02MIDKk7oFmk-QH9EHkiXSe680b48bJVNh_oN6iSLSOCvco3_3yRX3PhQXXPWo57EEzbFIsPEvUSkQVyYevX-9Y7bBFV/s400/288389_10150345036730739_673465738_9708664_419037_o.jpg)
Nós já falamos brevemente do Corvette XP-897 GT de dois rotores quando apresentamos o Aerovette. Esse pequeno conceito tinha detalhes interessantes. Para começar, ele vinha com motor Wankel de 2 rotores e 4.4 litros (266 ci) que gerava 180 hp. O motor era desenvolvido pela GM e se chamava RC2-266. Sua montagem era traseira e transversal acoplado à uma transmissão automática. O interessante é que o carro foi construído pelo estúdio experimental da GM em 6 meses, digo, havia a ajuda de Pininfarina com o chassis e a carroceria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWNYaDVjvkN1EeE_C8ov5hyphenhyphenVO9VjI_4IbD2Xtrsb7K8ob_vDZZ5I0pEqJDiKIuj_zW8NCJfQpcYAhZQcOYKprYghQ4uwq69ey0otEhuUkkoE5WV95ve2yyVhnMXnYrPhDaw4X9YPngYTp4/s400/286583_10150345043305739_673465738_9708743_6600911_o.jpg)
Novamente, nos vemos falando sobre a eterna relação e rivalidade com a Porsche desde os tempos em que Duntov corria pela firma de Dr Porsche em Le Mans na década de 50. O chassis do carro, preparado por Pininfarina, nada mais era que o chassis de um Porsche 914 que foi modificado para o carro. Assim, carroceria e chassis estavam prontas em Abril de 1972 sendo que o motor de 2 rotores Wankel da GM teve sua estréia no salão de Frankfurt de 1973. Assim como o original XP-882, esse pequeno Xp-897 GT fez com que a imprensa internacional acredita-se que se tratava do futuro Corvette. Para o leitor mais entusiasta, note que o carro parecia bastante com o BMW Z1 que seria lançado décadas depois.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicD8RcrDGfsLQx5SX33V6COpHxvoVRgKXV_W8FG-onKlHyAPpnscMpunep8_kytooWAclZJ-h1FdwRxcoF04Ap5_8AleGFCDcriiQw0W0bIJXvnyEZDFM4JsAdfT625JRRlvdbkS4eI27W/s400/288218_10150345090945739_673465738_9709326_6749972_o.jpg)
O carro, na verdade, ainda existe e pertence ao Tom Falconer da Claremont Corvette (famosa na Inglaterra) com quem tivemos a chance de conversar e obter algumas das fotos. A história da acquisição do carro por Falconer foi um tanto interessante. Tudo começou com a ligação em 1982 de um amigo, Geoff Lawson. Lawson era designer chefe da Jaguar e na época era um estilista chefe dos caminhões Bedford. No telefonema, Lawson disse a Falconer que iriam prensar, em Detroit, um certo Corvette com carroceria de aço. Tom sabia que o carro não era apenas um Corvette, mas sim o legendário carro de 2 rotores que, acreditava-se, tinha sido destruído num incêndio na Califórnia em 1977.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXoxgADd6XSGiDkJgP9sbJI3bHDEFd-TJq73TadCZL-KSiRokB3fx_iiJ0n66QoHao9IPxR9TlxNYDMIKGWdcETo-IFBMkMsYQ1XD3Wm9I-66I6SvcSkTt8NvP6NZ-C82_P6tSoXqrBZ77/s400/322905_10150414089820739_673465738_10234242_708896213_o.jpg)
Falconer pediu para que o carro não fosse destruído e no meio tempo ligou para o chefe de design da GM, na época, Chuck Jordan. O carro seria destruído em Detroit no centro técnico da GM e Jordan explicou o motivo de tal atrocidade. O carro era uma vergonha, uma lembrança dolorosa do caro programa Wankel da GM e também ao fato que nenhum Corvette teria motor central ou carroceria de aço.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhgigGQtgTuxxIxr7vWy11GJrhuUIlLCwLfGLlF-gp6AqpcKcZvz9I2Qx9zWRjEQEQHbhCILmhZaoUlZjwvJgK5cJC7m1oTXg3OI30BLTI4TKIsWwQ6h605X_LbEXoMGT8r4jvEXokCkklH/s400/329151_10150414114105739_673465738_10234379_968761278_o.jpg)
Falconer conseguiu implorar pela vida do carro e de conseguir ficar com ele. Assim, em 1997, o motor original foi trocado por uma unidade Wankel 13B da Mazda que foi acoplada à um câmbio de tração dianteira da Cadillac (montado atrás) de forma a manter o carro com a distribuição e layout originais. O carro tinha sido repintado prata, algo que Falconer trocou novamente pelo vermelho metálico que o carro tinha originalmente no salão. O carro foi mostrado ao público em 2000 durante um evento da NCRS ainda que hoje o carro resida na Inglaterra sendo visitado por vários entusiastas Americanos que não acreditam que o carro é o XP 897 GT original.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBJBNQEP45SwF1-USATsZPZnvxPiEGk1kGqw-nxX7blv0IbCvLrO4F-e-drSzd9DV2pb7GLENEmi1mBHiRCzI0wZLNjCqtvbP7aBcTPt5VXtbeJH7m2O9nf0lRADmXCSrgARDl2xSBTBkB/s400/page47_1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2IXnMuQJIWcMT-U0_v_pVb9_yQq9yiHTTa6GC8k-IauA417pdg8nRd2JeO8b50f1yicPOsMeWZjPBNVQMfDLPdngUBpv12_OCEruz2cOMEclWFkWe8WpGqN5-RtjIc_dm83ylNBO-vJzh/s400/page47_2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcKCiLj9X60jiHeiTLwjUX7upKddYaZ7vBmMRuGYbQzn3ek-UUkEUlpcAFfAkad7AJfW2kXXWdd2Mxcng2SQy_ZKBHYB_3JbFgz6Irq5ZlcGBSPaTLNSm2ZgVfL0WNV5ruPxnqEjB3enNd/s400/page47_3.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwHlyuS-whWICQE0KDK1f4aQf40-l5my6CZYTpoE9agyO8-QbgxmLu2a8XvtTbBvbO2g0iReBP84JWkkTJkAfmSWIesqVw-dbrrBDEfTPtnmJZX4nYVOOmipgnnBmjspBAaJJ0yafJpvK3/s400/page47_4.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifNO4wNAlUOMmyi06Uc93XrRlllKbEv5PX5sWQrZzLLh7v0UYFsV4eUKUlE7trTs_axrHyMCmbH24lamr2Q6dLQtrOhenXE9SOGZI4OvGUSIDYklQ0FgtGQfuT0eX4U0sDKBP7ic_A-Tio/s400/page47_5.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzrOY2Od6ClcCsomZ9iUEkY8Z7PW6pkzQlu0Nv4crkQ-lryu6gD10eQPiU2mRfAe87tEwpApEp3BIKiExXujK9ZJD8hexAuQfrOLnsfXkHtgslg8cQVEjdrBNgaI6pCxvWOI9rOqWGASAQ/s400/page47_6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhoaT8-RcfVtTDjgDa4xONOHHxvgUknfJRduaEbRd6WsarvHKMa9xGtySyhfYVqQLZnbqs35GSQidEZFJIoTT6T9s8QvmCEg3INTdZaf3a96Hrx8TWbwYTskcmsvWmG9rzm_wKWUJCnt1Cz/s400/page47_8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc1GseAFkR_MBddlxyjLA8H0B2onDt-0WYnIor4Yk0_rbyLOSbMIGwRm-NNxelC1qPR-GHrb5Mo6ewbo0Lb2JXFWV1O9nh-R6SI8pPaozcUsW3Jd3Ftt-7ldK-tHiMugPnE2TMNEJ4qjF8/s400/page47_7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvlC7nusvo88pYSoYRM1Q9T4NMHUrPqOEb0c2iZEGhT_f11x3FFJUwhpjwzrai97flyQ9zltdMU20oY-yX2b2mMAnUjwr7bVQfox6Dj3I6lR45F0VOemjMTgXEbLW04Rr3GlkItE5aANbm/s400/page47_9.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8OgN7u4a5cP90Ghr58yCvIjst0hxT0kTu6P5pctX6SYiDUsZHKvi0dumfPrY_i8u9ncyTl3YHJoGXOrYvVL89QWvCjqFAbbjGFKvuESoqSZc43yFwr7oG77aAZKd-0C7euuaLWN_8t6mZ/s400/page47_10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhNm5Egc9l2wobfLPOayyDWXXAi0vo8eVESj7Px_qiRL3bBVGchgw7LjnoyJg7kLPvmkyD4Q2_2WILGQ1S-_B5OHm-LLlpTqRuJ3Eztq2TpA0TbYhTpcAbVPmnAXmjlnwslVoEAvsM7BNK/s400/page47_11.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi1fa_tbR1Ij3w6FNlUDyjfWDOBJYAcDLaA7pSRCxDkZmzIU6zgv_soBp0AKianFuCwZsEYtteGGP3dlsl0-G8UZqGBWMeqANbUMAYj6sZub68CQGYE_gWmLx_Z0oiZma2W6RSx5M7QjATS/s400/page47-29.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3H_cvNOZKZzSvatAtX9CX2r8YhTROg25PWoqdY8_KwhEIjjiq1m4Q1RDa7Uoa3OkQSxt9il6R6R1s2xPqbICm5mAZ7ZilVIA5YRhONAYnvGl3Xsu78043BaM_20oP3egkxNLgPZT2UYd-/s400/page47-seat.jpg)
Um comentário:
O carro é bonito, mas não gosto dos faróis e do volante.
Postar um comentário