Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Consertando o sistema de vácuo do C3



Cada geração tem suas peculiaridades naturalmente. Existem alguns Corvettes C3 e C2 no Brasil. Enquanto que alguns C2 possuem motor elétrico para levantar os faróis escamoteáveis, os C3 vieram todos com sistema à vácuo. Existe, claro, a possibilidade de se colocar motores elétricos para o C3 e algumas empresas comercializam o kit. Mas o fato que isso descaracteriza a originalidade do carro e arrumar o sistema de vácuo não é assim um bicho de sete cabeças. Se for fazer, faça direito.


Se você tem que esperar alguns minutos extras para seu C3 esquentar à ponto de poder levantar os faróis ou ainda dirigi-lo como um cyclopes com apenas 1 lado para cima, esqueça está na hora de arrumar o sistema. Na verdade é tão simples arrumar o sistema e, muitas vezes, trocar as mangueiras é apenas o que precisa. Porém, numa situação mais grave será necessário trocar os atuadores, que também não é algo complicado e nem especialmente caro.

Então vamos explicar como diagnosticar e reparar o sistema.

Diagnóstico:

Comece procurando todas as mangueiras de vácuo que vão dos atuadores até o motor, comece pelo lado dos atuadores que é mais fácil. Veja se consegue ver secura, craqueamentos ou furos. Sim, você pode cobrir com uma fita tipo duct tape mas o certo é trocar as mangueiras. Se for o caso, comece trocando as mangueiras e tente novamente.



Com o motor ligado, abra o capô e coloque sua mão por dentro para puxar a mangueira de ar que vai do motor até o reservatório de ar que fica bem na frente do carro bem atrás dos atuadores. Se, ao puxar a mangueira, você ouvir um assovio é porque existe ar indo para os atuadores, caso contrário nenhum ar está indo.




Se no seu carro apenas 1 dos farois não sobe, pode ser que o problema seja apenas o solenóide. Veja na figura acima a posição de onde fica um dos pequenos relays. Inverta os solenóides de ambos os lados e veja se altera o quadro. Se for o caso compre novos solenóides e se não for o caso vamos continuar com a nossa tarefa.



Verifique os atuadores também, o mesmo pode estar com problemas. Veja a foto acima que mostra a capa do atuador resgada o que cria um vazamento de ar.



Você pode comprar um kit para reparar seu atuador antigo, mas o melhor é sempre comprar um novo. Eles custam em torno de $100 Dólares o par, o que não é nada mal.



Você vai precisar ir por debaixo do carro para trocar o atuador. O melhor é levantar o carro num elevador mas pode-se optar pelo esquema "eu te disse que iria cair na minha cabeça" como está na foto.



Existem 4 molas na junção que vai entre o faról e o motor à vacuo como mostramos acima.



Depois das molas é preciso retirar o pino que segura o atuador como a foto acima. Existe um grampo segurando o pino e uma arruela.



Veja acima como encaixar o sistema inteiro. Note que as molas de menor calibre e mais longas são as que seguram o pino.



Agora você precisa tirar 4 parafusos que seguram o motor à vácuo do sistema. Lembrando, Corvettes abaixo do C4 usam sistema inglês portanto a chave a usar aqui é de meia polegada. Tirar esses parafusos por cima é muito mais fácil, ainda que você prefira tirar o capô antes para não arranhar a pintura.



A foto acima mostra como tirar o atuador pela abertura do capô puxando ele para fora primeiro depois para cima. Ainda, tirar o capô é mais aconselhável por deixar o trabalho mais fácil e evitar arranhar a pintura.



Em termos de ferramentas a foto acima mostra o que é necessário para arrumar o sistema. Lembrando que as porcas são de meia polegada.

Costumo comprar peças na Corvette Central, pois é a empresa preferida.

Vou listar para você o que precisa:

  • Atuadores: código 653078 o par.
  • Capa do atuador: código 443097
  • Suporte para o atuador par: código 443106
  • Kit novo de molas: código 443127
  • Sistema para selar o atuador: par código 443012
  • Ajuste do atuador código 443006
  • Opcional manual para montar o sistema: código 113029
  • Mangueiras: imagino ser fácil achar no Brasil.



2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

É um bom divertimento.

Luiz disse...

Não tem um tutorialzinho da C2? A coisa é elétrica e creio que tirar o capô é necessário.