Qualquer entusiasta sonha, desde menino, em ser dono de um dos concept cars que alguma vez viu numa revista. Porém John Bolstad, do estado vizinho de Idaho, gastou 12 anos de sua vida para fazer o sonho realidade.(Lembrem quando dissemos que para ter um Corvette bastava sonhar?) O sonho de Bolstad era o Corvette Nomad 1954 que foi mostrado durante o Motorama no hotel Waldorf-Astoria em New York. O Nomad foi um dos 3 Corvettes conceitos que a GM trouxe. O outro era o Corvette fastback chamado de Corvair (nome que depois seria usado no famoso Corvair da Chevrolet de motor traseiro) e o conversível tradicional porém com uma capota removível de fiberglass. A capota de fiberglass se tornaria um acessório não original em 1955 passando a ser oferecido pela fábrica como opcional apenas em 1956.
Os carros conceito do Motorama de 1954. Notem o Corvette Corvair, o roadster tradicional, a Nomad e o roadster com teto de fiberglass removível.
Para tirarmos quaisquer dúvidas dos leitores do Corvette Brasil, deixamos claro que o verdadeiro e original Corvette Nomad era apenas um conceito sem sequer ter motor ou transmissão instalados. E apesar da GM ultimamente ter aberto seu cofre e colocado algumas raridades e carros conceitos à venda através do leilão da Barrett-Jackson, a verdade é que nínguem sabe o que aconteceu com a Nomad original. Especula-se que ela tenha sido destruida no final dos anos 50 ou está sendo guardada em algum depósito junto com a arca da aliança de Indiana Jones.
Bolstad trabalhou à partir de fotografias antigas de fábrica para construir esse carro que vocês estão vendo aqui. Interessante que ele fez o trabalho partindo de uma Nomad 1956(Nomad sob o Bel Air e que foi fabricada). Assim ele teve que encurtar a distância entre-eixos por uns 8cm, rebaixar o teto uns 5cm e modifica-lo para replicar o carro original. Portanto, a réplica não foi construida à partir de um Corvette C1.
Naturalmente o interior do carro foi repensado do zero. Bancos individuais que vieram de um Toyota foram colocados na frente no lugar do banco interiço do carro do Motorama. O painel, como podem ver, veio do carro doador ou seja a Nomad 1956 e não do Corvette C1. Já o resto da lataria foi refeita para imitar o Corvette de 1954 criado pelo imortal Harley Earl e sua gang de designers visionários.
Notem o grafismo do interior e o painel modernizado da Nomad 1956 doadora.
Já o coração da máquina é algo mais moderno: um motor LS1 reconstruido que foi a base do Corvette C5, somado à injeção eletrônica moderna e câmbio de 6 marchas. Interessante que o desenho original do Corvette Nomad era aerodinâmico de forma que esse carro consegue rodar à 130 km/h com apenas 1.800 giros no motor em sexta marcha. Isso significa um consumo de combustível de apenas 12.5 km por litro de combustível!
Um LS1 350 batendo forte sobre o capô.
Os freios da frente são da pickup S-10 assim como as peças da suspensão dianteira. A caixa de direção é uma TM605 e o carro é muito bom de rodar. Um detalhe: Bolstad dirige o carro sempre entre as suas duas casas no sul da Califórnia e em Idaho. Alguém sabe quanto longe é isso? Digamos mais de 10 horas de viagem sem paradas.
Um comentário:
Uma bela salada o resultado final.
Coisa fina.
Bacana mesmo é que ele montou o carro para USAR.
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