Corvette Brasil
Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Corvette 1953 Supercharged
Essa é uma das raridades em termos de Corvette, ou melhor é a primeira raridade feita sob a primeira série que, por si só, é rara pois só conta com 300 unidades produzidas. Para o leitor mais atento, a primeira foto dá uma dica: trata-se de um Supercharged. Isso mesmo, um Corvette 1953 Supercharged dos quais foram feitos apenas 2 sendo que um foi montado na fábrica.
Esse carro da foto que estão vendo é o de número 24 dos 1953, ou seja VIN E53F 001 024 e é o primeiro Corvette Supercharged do mundo. Tudo começou com a necessidade da GM em fazer um Corvette com um pouco mais de potência que o de série que vinha com motor 6 cilindros em linha que produzia apenas 150hp. O objetivo era ter a opção Supercharged cujo compressor era fornecido pela McCulloch e fazia com que a potência aumentasse em 35%. Em termos de números estamos falando em uma potência de 203 hp para um motor de 6 cilindros em 1953! O carro fazia 9 segundos de 0 à 96 khm/h em comparação aos 12 segundos do motor convencional. Em 1953 o Corvette pesava 1.300 Kgs e tinha distância entre eixos de 2.59 metros. O Thunderbird, tinha entre eixos de 2.59 metros também motor de V8 de 4.8 litros vindo dos Mercury e com potência de 195 hp para empurrar os 1.470 Kgs do carro. Ou seja, o Supercharger iria ser um modelo bem mais veloz sem a terrível tendência dos primeiros Thunderbirds de "perder a traseira".
Voltando ao carro das fotos, hoje ele faz parte da Lingenfelter Collection que fica em Brighton no estado de Michigan, nada mais apropriado. Observem as fotos de alta resolução que, no mínimo, mostram o primeiro modelo do Corvette com muito mais detalhes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Interessante, na década de 60 foi feito um carro em Petrópolis com o nome de Brasília.
O interessado levava um chassi VW e eles montavam a carroceria.
Bem, meu pai fez isso. Agora olhando bem, parece-me que a traseira do Corvette serviu de inspiração para os criadores do Brasília.
Belíssimo post fechando 2011!!!
O Brasília, feito em Petrópolis, era um carro interessante. Lembro, moleque ainda, de gente que se referias a ele como "Karmann-Ghia Petrópolis"...
Postar um comentário