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quarta-feira, 26 de maio de 2010

Corvette, Hemi e muita areia


No Brasil é normal se usar uma mecânica bem comum e abundante para se construir buggies de areia. Porém na América do Norte, outros tipos de mecânicas são mais abundantes geralmente envolvendo motores com oito cilindros em V.

Então imaginem um sujeito que mora na praia, que gostaria de ter um veículo personalizado que fosse 4x4, tivesse um motor V8, um pouco de estilo e tambem um parachoque que desse para deixar as varas de pescar. O que ele compraria? Uma pickup? Não, muito convencional. Dessa forma Dewey Powell resolveu inovar e construir um veículo bem customizado. Ele começou com um chassis de um Corvette 1969 que ele tinha, adquiriu uma carroceria de um C3 1981 modificada da Strictly Corvettes Show em Atlantic City e foi usando a criatividade para as demais peças. O resultado realmente parece um tubarão de dunas. Notem o parachoque dianteiro para se colocar as varas de pescar que foi feito de forma a respeitar o contorno pontudo do nariz. Depois foi apenas uma questão de adicionar pneus altos, as extensões de arco de rodas do L88 e, para ser bem diferente, um motor V8 392 Hemi com dois carburadores quadrijet.


Desde muito jovem, Dewey Powell ajudava seu pai a administrar o posto de gasolina da bandeira Esso desde 1945. O seu tio era dono de uma das pistas de terra mais famosas do sul de New Jersey chamada de Powell Speedway então imaginem o que tudo isso fez na cabeça de um menino crescendo em volta de carros. Sua família tinha gasolina nas veias.

Powell começou a construir todo o tipo de carros para pistas de terra assim como dragsters enquanto crescia. Os pilotos de pista de terra tem uma peculiaridade de não costumar consertar seus carros cosméticamente pois apreendem desde cedo que isso é total perda de tempo. Também são particularmente talentosos em misturar peças dos mais diversos carros e marcas com o intuito de atingir seus objetivos.


O Corvette 4x4 de Powell vem de uma engenharia típica de garagem. O chassis foi aproveitado de um Corvette 1969 que Powel comprou em 1976 e o usou para provas de largada equipado com um motor LS6 454. A vida de um carro costeiro é bem dura com a maresiaa e o sal comendo-o vivo de forma que não sobrou muito da carroceria original. Mas Powell tinha um amigo com a carroceria de um C3 1981 que iria servir no seu chassis e pedia uma quantia modesta pela peça de forma que Powell comprou para colocar no seu carro. Já que Powell era mecânico de profissão resolveu trabalhar no carro ele mesmo.

O motor era um 392 original de um Chrysler New Yorker 1958. Depois de desmontado e remontado, Powell colocou um Turbo e um pequeno conversor de torque com 1.800 RPM de atraso. Também colocou uma caixa de transferência para o sistema 4x4. O Hemi tem compressão de 10.5:1 e tem um comando de válvulas hidraulico. Para alimentar o motor, dois carburadores Holley 600 foram usados.
Uma vez que o motor foi finalmente montado no chassis e tudo resolvido, a carroceria 1981 do C3 iria precisar de alguns ajustes. Os paralamas dianteiros tiveram que ser abertos para acomodar os pneus bem maiores. Foi manufaturado extensões de para-lama no estilo do Corvette L88 de competição para os paralamas das 4 rodas. Um capô com domo foi necessário para acomodar os duplos carburadores quadrijet do Hemi. Os faróis acoplados no parachoque são do Chrysler Imperial. E no lugar do parachoque foi feito um rack de pesca forte o suficiente para segurar um tubarão verdadeiro quando fisgado.

A traseira teve suas modificações também. O parachoque da carroceria 1981 foi acoplado ao conjunto ao invés de ser um ítem separado. As lâmpadas traseiras são unidades de LEDs. Já que o carro é de uso diário e uma máquina de praia, o rack do teto é permanente. Quando se mora na costa, deixar um carro limpo é difícil ainda mais sendo preto. Dessa forma o carro recebeu 8 camadas de pintura e não tem adesivos nem plaquinhas o que contribui para o visual sempre limpo.

O interior fornece mais evidências que se trata de um carro para todo o dia. A primeira vista, o interior parece stock. Mas olhando melhor os mostradores do painel são na verdade iguais aos dos carros de corrida de terra. A alavanca extra do lado direito do console é para controlar o sistema 4x4.


A cidade onde Powell mora, Ocean City, é quase tropical no verão porem não perde muito para o Alaska no inverno de forma que o carro tem aquecimento. A tampa da buzina no volante tem o logotipo do pássaro que adornava o Chrysler Imperial de 1958.


Powell gosta de pescar e surfar então o Corvette foi construido para que ele facilmente pudesse dirigir pelas areias brancas e finas da costa de Jersey. De Outubro à Maio veículos são permitidos na praia. A areia ao longo da praia é tão fina e funda que a maioria dos SUVs 4x4 ficam atolados. Powell se diverte rebocando os SUVs vitimados de vez em quando com o Corvette. "Você deveria ver a cara dos caras quando chego na praia com meu monstrengo!" Ele diz com satisfação marota. "Primeiro eles ouvem o ruido do motor e acham que é uma pickup grande se aproximando. Depois eles veem um Corvette preto e não acreditam. O carro é na verdade bem sólido e pode ser judiado sem medo de quebrar."

Powell já é dono desse carro há 33 anos tendo colocado 190.000 milhas nele. Claro, o carro foi totalmente modificado nesse projeto. A melhoria que ele vai colocar agora é um gatilho atrás para rebocar coisas. E a placa vai esconder o sistema de forma que vai ter que baixa-la antes de engatar uma carreta.

Portanto, se algum dias vocês forem para a praia de Ocean City em New Jersey não estranhem se virem um Corvette preto andando na areia.



Obs: Esse carro foi achado originalmente pelo nosso amigo K. Scott Teeters, quem tirou as fotos e também autor de outro artigo à respeito.

4 comentários:

erlanbiker disse...

Esse daria para participar do filme TRANSFORMERS!

Lawrence Jorge R S disse...

Ficou meio Mad-Max! Me amarro nesses carros customizados completamente fora do normal com muita criatividade!

K. Scott Teeters disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Irado esse carro. Agora ele ta completo!!!