No Brasil é normal se usar uma mecânica bem comum e abundante para se construir buggies de areia. Porém na América do Norte, outros tipos de mecânicas são mais abundantes geralmente envolvendo motores com oito cilindros em V.
Então imaginem um sujeito que mora na praia, que gostaria de ter um veículo personalizado que fosse 4x4, tivesse um motor V8, um pouco de estilo e tambem um parachoque que desse para deixar as varas de pescar. O que ele compraria? Uma pickup? Não, muito convencional. Dessa forma Dewey Powell resolveu inovar e construir um veículo bem customizado. Ele começou com um chassis de um Corvette 1969 que ele tinha, adquiriu uma carroceria de um C3 1981 modificada da Strictly Corvettes Show em Atlantic City e foi usando a criatividade para as demais peças. O resultado realmente parece um tubarão de dunas. Notem o parachoque dianteiro para se colocar as varas de pescar que foi feito de forma a respeitar o contorno pontudo do nariz. Depois foi apenas uma questão de adicionar pneus altos, as extensões de arco de rodas do L88 e, para ser bem diferente, um motor V8 392 Hemi com dois carburadores quadrijet.
Desde muito jovem, Dewey Powell ajudava seu pai a administrar o posto de gasolina da bandeira Esso desde 1945. O seu tio era dono de uma das pistas de terra mais famosas do sul de New Jersey chamada de Powell Speedway então imaginem o que tudo isso fez na cabeça de um menino crescendo em volta de carros. Sua família tinha gasolina nas veias.
Powell começou a construir todo o tipo de carros para pistas de terra assim como dragsters enquanto crescia. Os pilotos de pista de terra tem uma peculiaridade de não costumar consertar seus carros cosméticamente pois apreendem desde cedo que isso é total perda de tempo. Também são particularmente talentosos em misturar peças dos mais diversos carros e marcas com o intuito de atingir seus objetivos.
O Corvette 4x4 de Powell vem de uma engenharia típica de garagem. O chassis foi aproveitado de um Corvette 1969 que Powel comprou em 1976 e o usou para provas de largada equipado com um motor LS6 454. A vida de um carro costeiro é bem dura com a maresiaa e o sal comendo-o vivo de forma que não sobrou muito da carroceria original. Mas Powell tinha um amigo com a carroceria de um C3 1981 que iria servir no seu chassis e pedia uma quantia modesta pela peça de forma que Powell comprou para colocar no seu carro. Já que Powell era mecânico de profissão resolveu trabalhar no carro ele mesmo.
A tração dianteira veio de um Cadillac Eldorado mas isso impossibilitava montar um motor Chevrolet e acoplar ao sistema. Assim, Powell procurou um motor mais curto de forma que utilizou um MOPAR Hemi para o carro.
Na frente do carro, um conjunto de peças bem interessantes propiciam a tração dianteira. A unidade de tração dianteira vem de um Cadillac Eldorado dos anos 70 incluindo a estrutura, suspensão dianteira, freios e caixa de direção. Cada eixo dianteiro foi feito à mão. Uma caixa de transferência de Jeep foi montada atras da transmissão com um eixo único indo para a traseira e um eixo em duas partes indo para o diferencial dianteiro. A suspensão dianteira usa molas sobre amortecedores. Apesar de ter a caixa de direção do Cadillac, Powell achou que freios servo assistidos não eram necessários. A suspensão traseira é quase de série com excessão da mola única de fiberglass emprestada do Corvette C4.
Como todas essas peças a mais embaixo do capô, o firewall original tinha que ser trocado. O Hemi 392 é uns 10 centímetros mais largo porem pouco mais curto que um Chevrolet big-block além do fato que o motor tinha que ficar uns 7 centímetros recuado para dar espaço para o radiador dianteiro. Powell determinou que era mais fácil fabricar um novo firewall com aço de forma que desse para acomodar o magneto do motor. Um radiador de alumínio de stock car cuida da refrigeração do Hemi e um radiador extra para a direção hidráulica fica bem à frente. Os pneus são BFGoodrich T/A off road.
A traseira teve suas modificações também. O parachoque da carroceria 1981 foi acoplado ao conjunto ao invés de ser um ítem separado. As lâmpadas traseiras são unidades de LEDs. Já que o carro é de uso diário e uma máquina de praia, o rack do teto é permanente. Quando se mora na costa, deixar um carro limpo é difícil ainda mais sendo preto. Dessa forma o carro recebeu 8 camadas de pintura e não tem adesivos nem plaquinhas o que contribui para o visual sempre limpo.
A cidade onde Powell mora, Ocean City, é quase tropical no verão porem não perde muito para o Alaska no inverno de forma que o carro tem aquecimento. A tampa da buzina no volante tem o logotipo do pássaro que adornava o Chrysler Imperial de 1958.
Powell gosta de pescar e surfar então o Corvette foi construido para que ele facilmente pudesse dirigir pelas areias brancas e finas da costa de Jersey. De Outubro à Maio veículos são permitidos na praia. A areia ao longo da praia é tão fina e funda que a maioria dos SUVs 4x4 ficam atolados. Powell se diverte rebocando os SUVs vitimados de vez em quando com o Corvette. "Você deveria ver a cara dos caras quando chego na praia com meu monstrengo!" Ele diz com satisfação marota. "Primeiro eles ouvem o ruido do motor e acham que é uma pickup grande se aproximando. Depois eles veem um Corvette preto e não acreditam. O carro é na verdade bem sólido e pode ser judiado sem medo de quebrar."
Powell já é dono desse carro há 33 anos tendo colocado 190.000 milhas nele. Claro, o carro foi totalmente modificado nesse projeto. A melhoria que ele vai colocar agora é um gatilho atrás para rebocar coisas. E a placa vai esconder o sistema de forma que vai ter que baixa-la antes de engatar uma carreta.
Obs: Esse carro foi achado originalmente pelo nosso amigo K. Scott Teeters, quem tirou as fotos e também autor de outro artigo à respeito.
4 comentários:
Esse daria para participar do filme TRANSFORMERS!
Ficou meio Mad-Max! Me amarro nesses carros customizados completamente fora do normal com muita criatividade!
Irado esse carro. Agora ele ta completo!!!
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