Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Video: Samurai visita o Joe Santacroce


O nosso amigo e colaborador Samurai é quem hoje nos brinda com essa história de um homem dedicado aos Corvettes: Joe Santacroce. Para quem não conhece o Samurai ainda começe por aqui.

Texto: Flávio Samurai




Carlos & amigos,

Aproveitei um vôo atrasado e neste último sábado e fui visitar um construtor de Corvettes, Joe Santacroce, de Newburgh, NY.

Joe é apaixonado por carros e mais ainda por Corvette's, aquilo que começou com um C3 1978, Silver Anniversary, se tornou um hobby integral, e ele, como todos nós, se apaixonou por Corvette's clássicos e iniciou trabalhos de restauração de alguns veículos.


O primeiro veículo restaurado foi um Conversível 1963 branco, fuelie (injeção mecânica), a restauração foi tão boa que recebeu o Top Flight award com mais de 98% na primeira aparição em um evento da NCRS.

Top Flight 1963 Roadster

Eventualmente o hobby evolui para um trabalho full time, foi quando ele abriu a Vette Tech Inc, na sua casa mesmo, tendo com trabalho Corvette, mas tambem muitos trabalhos de tuning, superchargers, etc. A lista esta no seu site, e é impressionante quanto ele fez, sozinho, em tão pouco tempo.

O blue ribbon do Top Flight award no retrovisor

Eventualmente ele teve que fechar o negócio por razões de saude, porem terminou mais um trabalho antes de fechar a oficina por completo, um corvette 1981, chamado de Frankensport.

Eu fui visita-lo para conhecer o FrankenSport, um projeto restomod, porém coloca restomod nisso. Começou com coupe 1981, totalmente abandonado, porém com bom histórico, chassi em ordem, e carcaça em razoáveis condições.

O carro foi totalmente desmontado, e a carcaça preparada para receber o novo chassi. O chassi veio da SRIII, uma fábrica que monta chassis para conversões de Corvette's antigos para aceitarem equipamentos novos.

O chassi recebeu suspensão do C4, como base, mas foi melhorada por um pessoal de NY, onde foram instaladas novas barras de torção e amortecedores QA1 "coil-over", tudo pintado, polido, etc. um nível incrível de detalhes foi usado nele. A suspensão dianteira veio de um C4 Z51

Para movimentar o carro um motor de um C5 Z06 2002 (LS6) com comando, cabeçote polido, peças cromadas e um supercharger, creio que no setup atual Joe falou em algo como 500 rwhp – ou uns 650 no motor, ele comentou que o motor pode dar mais, algo como uns 15% a mais com modificações na injeção e nas polias do supercharger. Tudo isso foi acoplado a uma caixa tremec T56 de um Camaro, 6 marchas e um diferencial de C4 Dana com relação 3.90.

E para terminar rodas do C6. Existem algumas peças de C1 e C2 espalhadas pelo carro, como tags, plates, etc. Joe ria dizendo que este Corvette representava uma mescla de tudo aquilo que ja havia sido feito para Corvettes, desde o C1 até o C6, todos tinham contribuído um pouco.

Bom, o Joe me levou para uma volta no carro, tudo funciona perfeitamente, tudo otimamente bem, sem nenhum problema, o carro arranca bem, a primeira não ficou muito curta, tudo evolui otimamente bem, a sexta marcha tem relação de 0,5:1, ou seja desmultiplica a rotação, Joe engatou a marcha a uns 80 e a rotação ficou um pouco acima dos 1,200 rpm.

O comportamento nas curvas é excepcional, o carro ficar firme, e não tem tendências, como a suspensão foi modificada ela pode receber uma serie de acertos, quase infinitos, neste dia o ajuste estava firme e o carro bem baixo.

No restante ele me mostrou um pouco do carro da construção dele e detalhes, tudo muito impressionante, feito com um nível de esmero e capricho impressionantes. Tudo tem regulagem, desde a bomba de combustível, a bomba de booster, etc. e tudo isso sem nitro, sem mágicas.

Tem um vídeo para que todos possam ter uma idéia do trabalho.




Ele está construindo, como ultimo projeto, um conversível vermelho para um amigo dele (construindo é a palavra correta), seguem as fotos para que todos vejam. Uma pena ele ter parado com os trabalhos.

Ótima semana a todos.

Flávio
























Um comentário:

Lawrence Jorge R S disse...

Excelente post como sempre, altíssimo nível! Carros incríveis e ótimo vídeo. Parabéns Carlos e Flávio.