Corvette Brasil

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domingo, 3 de junho de 2012

Manutenção: Diagnosticando um LT1 sem scanner

Talvez o melhor C4 em termos de preço e satisfação que se possa comprar é um 1992 com o motor LT1 (que veio naquele ano) desenvolvido pela Lotus e um câmbio manual exclusivo da ZF para o modelo. Por isso, tivemos dois desses carros sendo que um durante os tempos de estudante. Estudantes tem uma certa preocupação com orçamento, de forma que ler o código do motor do seu Corvette sem um scanner é algo fundamental e uma questão de honra para um estudante de engenharia. Assim, vamos hoje falar do assunto de acordo com um email que recebemos do Jober há alguns minutos atrás.

Jober diz:
Amigos do Corvette Brasil, gostaria de solicitar ajuda referente a um problema em meu Corvette 1992 motor LT1, o mesmo esta agora com 20.000 Km e começou a apresentar inicialmente dificuldade para ligar pois pegava e logo em seguida apagava, após isto começou também a apagar enquanto estava andando normalmente, independentemente da temperatura ou trepidação. Inicialmente foi suspeitado que fosse a bomba de combustível e a mesma foi trocada, depois também foi trocado o distribuidor, já foram chegadas a pressão na linha de combustível, os bicos, velas e cabos, porém o problema continua, na minha região não consigo oficina com Scaner para este carro, teria alguma forma de verificar problemas sem o Scaner (tipo código de piscadas, etc.), qual outras coisas e sensores deveriam ser verificados? Caso vocês saibam algo sobre este problema agradeço desde já. Jober.

Jober, obrigado pelo email. Por incrível que pareça é muito fácil fazer isso. em primeiro lugar o terminal do ECU fica abaixo do painel do lado do motorista sendo que originalmente tem uma pequena tampinha para tampar os contatos. A figura feita à mão abaixo mostra a posição dos pinos de contato do terminal.

De 1984 até 1993 um ALDL de 12 pinos como acima foi usado. De 1994, 95 e 96 um outro ALDL de 16 pinos foi trocado porém o sistema OBD-I continuou o mesmo de 1984 até 1995 sendo apenas mudado em 1996 para o OBD-II. No OBD-I é possível se obter o código sem o scanner enquanto que no OBD-II um scanner é necessario.

Para fazer isso, veja na figura e ligue o pino A é pino B que pode ser feito com um clip de papel. Isso vai fazer com que o sistema de leitura de diagnóstico do ECU conhecido como ECM/PCM fique ativo. Porém isso deve ser feito com a ignição desligada.

Depois de ligar o A e o B com um clip de papel, vire a chave na ignição porém não ligue o motor.
A luz "Check Engine" ou "Sys" vai ascendar e vai piscar com um código 12. O que é um código 12? Bem, 12 na prática é um flash único seguido de dois flashes e vai repetir 3 vezes quando fizer isso. O código 12 é como um delimitador de códigos e vai marcar onde os erros começam e onde terminam, ou seja vai ser : 12xxx12.

Depois de piscar em modo 12 por 3 vezes você vai receber um sinal de erro ou vai receber uma outra sequência de códigos 12 se não houver nenhum erro armazenado no computador.
Todos os códigos são repetidos 3 vezes com uma longa pausa entre cada grupo. Por exemplo, código 36 vai ser: Flash, Flash, Flash, uma pausa e depois seguindo de 6 flashes. Isso será repetido 3 vezes, depois uma longa pausa e códigos adicionais de erros seguidos por um 12.

Por exemplo, supondo que tenha codigos 35 e 36. Então seria 12,pausa,35,pausa,35,pausa,35,pausa,36,pausa,36,pausa,36,pausa,12.

Agora você vai saber o código ou códigos de erro e pode nos informar.

Lembrando que quando o carro estáa ligado a luz de "Service Engine" vai ficar ligada e se apagar é porque os limites de armazenamento do sistema se esgotaram porém os últimos códigos vão ficar no sistema para o teste.

Se você quiser apagar códigos armazenados para resetar o sistema, basta apenas desconectar o positivo da bateria por 1 minuto. Aí liga o carro, anda com ele até a luz acender, delisga e pode realizar o teste novamente.

Espero termos respondido prontamente e aguardamos o seu retorno para ajudar mais se for preciso.

Grato.

Um comentário:

Francisco J.Pellegrino disse...

Quando eu coloquei no Camaro a arquitetura da injeção do Corvette 1989 tínhamos o problema de como ligar a fiação, mapeamos fio por fio com ajuda de um tôsco esquema de ligações, num trabalho insano...acabamos optando por usar Fuel Tech que está lá até hoje funcionando, de vez em quando um distribuidor Hall feito à mão aqui no Brasil dá um pequeno trabalho....o novo distribuidor eletronico Mallory já está por aqui...