![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVgTLVd0ro4DGAQ0t9PZ21rCm7YF5tc2uoj0rru0Y0PRnrVhgjreZ-grez9C_LSyYOArsuJp9bk2sd0pBHuZTWk8kalrgAEcVWlwqmC1CRv9Ot3jQ4lKaqaDQ2LXqMTWH7CsHBgKRkZl4/s400/2012-02-01_18-34-22_729.jpg)
Morar na América do Norte em território com muita natureza e neve exige certas coisas. Uma delas é dirigir uma pickup para poder descer e subir a montanha todos os dias. É belo ver os animais passando e toda aquela natureza, porém a natureza pode ser fatal e na última Quarta-Feira passei um bom susto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh89lshtFIPJhXovv_p2UbUHO3VX_apw4vJFIiSZQIIyy1UpzJXkUPvOJ5iYSEiV0RGX16l8FdLuE1hPhLuZIrsNxrs0YDw4FGficTYhjvP5QDnLZxOOvwZQgOi7NWvDnj4N8RQ2paktvQ/s400/2012-02-01_18-55-50_142.jpg)
Voltando para casa, passo por uma pequena cidadizinha do velho oeste chamada Heber. Estava na Main Street de Heber, parado no farol e começando a acelerar quando um estrondo aconteceu do meu lado levantando os pneus do lado esquerdo da pickup do chão. Não é uma pickup leve, é uma full size e pelo estrondo mais escuridão sem nenhum carro muito próximo achei que era um dos pequenos aviões que colidiu com o carro. Uma rápida olhada no retrovisor vejo algo grande como um cavalo deitado no chão e se mexendo. Logo ele levanta, faz a volta por trás e sai na calçada do outro lado mancando para depois acelerar novamente e sair voando. Bem, tratava-se de um bando de bull elks correndo em velocidade no escuro e atravessando a pista para dois atingirem em cheio a lateral do motorista da pickup.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij-rOf7da0tdxRU_EoKJCA6E8cgKlVn54pTYWm81fbfvryn3zOHqFgai1v-ISvEwCsJ0FwqPNyYL7yxt4n1R8a2vUbx2fAm59fdwMkFET7rchzkH2aqioLEh9mULL6g34TWfdIqXHvQho/s400/2012-02-01_18-55-24_26.jpg)
Sorte esteve comigo uma vez que a cabeça de um atingiu a coluna do parabrisa e o chifre furou o lado esquerdo do mesmo. Se fosse um pouco mais para tras e ele teria entrado pela janela com um resultado fatal para o motorista. Tive muita sorte. Veja os pedaços de pelo (Muito grosso desses animais) que ficou fincado na lataria no paralama e na porta conforme fotos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9AwT9SKEPmBIiXL8RVENWJgmH8-WN0udCYSFGwVQBU0AmpGaQRXEj9qvwHON6ZrHcNjcKGrz84WkqBA7YN8w3aBPy9sYpCfXE2pd30kurB72lDheVl5wype0PIjTGQ4c4S1ZUjk1k2bY/s400/2012-02-01_18-55-33_241.jpg)
Havia um policial uns 50 metros atrás que viu a curiosa cena. Logo que fui atingido, manobrei a pickup para dentro de um estacionamento de supermercado do outro lado da rua para poder parar o carro num lugar seguro. Os airbags não abriram e não sofri nada exceto uma chuva de vidro no rosto e na mão. Notem, a velocidade de corrida de um bull elk (que pesa mais que uma vaca) é de 45 mph ou 72 km/h e foi assim que fui atingido. A força que é a massa multiplicada pela aceleração (desaceleração nesse caso) foi grande.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7u8Xe_TRjMNzhuSI2f3ZreUO1KT-v8Rapco1vpql3basuD-DTRyyF_DiMWnYdoj8KupAbB2SPDmLGTUldKkxeaEA-Jyvb6dvjMKaAZSh1amY6nWlbwjM44J9NWX1LGtYydRnj4R8iglc/s400/2012-02-01_18-56-02_266.jpg)
Quando parei o carro vi que estava tudo bem, liguei para o seguro e depois me lembrei que tinha o sistema onStar e apertei o botão de emergência. É obrigatório se fazer ocorrência num caso desses devido ao seguro. O policial que estava atrás recebeu um chamado da onStar com as coordenadas precisas de onde estava e logo também chegou um patrulheiro da UHP. Eles simplesmente não acreditaram na minha sorte, brincaram comigo, inspecionaram a pickup e depois me contaram histórias da profissão. Ainda, fizeram a ocorrência que dizia: "Motorista foi atropelado por bull elks".
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCv2zoS9I5q_T27mO2TnANH_z9ooAB-E9V16PtInle48xx9n6HkJBpdxzYjdOJzirnzLN-AgMwmfhZxkhQ-jGn_nGHnk6OePR08ipBnQXSSkDA-nFAPPRaFRcAZDe0nvtNIPXBGp92aTU/s400/2012-02-01_18-34-46_400.jpg)
Em casos semelhantes, porém quando alguém atinge um animal desses de frente a possibilidade de sobrevivência é mínima se o animal invadir o habitáculo via o parabrisa. Um dia de sorte para mim porém não para a Silverado que é praticamente nova e agora está na oficina. Aí o motivo de dirigir sempre uma pickup nessa época do ano. Fico surpreso com alguns amigos do Brasil terem criticado o fato de guiar uma pickup por gastar mais combustível que um carro. Mas aqui, nas montanhas e no meio da natureza, é o que é preciso ser feito. Está aí a prova.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNwgZlOZEZ6FEzPpFAkIfT5Agk9fyATV_yLHYrSxXTjoke8aH1zQ4lEi266MZ2yMFsXVgCu17jQHtBVjugS3OaulzFHFJPZJf8so4f7MmT-CnDF4nkfWL-5W8YMDIaNjI5VIty-oq3B3s/s400/Rocky_Mountain_Bull_Elk.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8lCW6ExtiRmWWFLnkNfiSVkUCMDjW3gOuUHQ69c3MKNfBsPKVkZBMemdJofxGovl2jAf_-DQ93TBZJqdu7yBVzUigQNINwnw0i-3t_Tg-GO_pLOv8DeOGomKRN2jS-eXOTxQ3j_xNGVY/s400/2012-02-02_09-52-11_907.jpg)
No dia seguinte notei que a pata de um afundou a lataria mais grossa da traseira do habitáculo, impressionante.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhANYv3-r6QyyAr9eOJRhxf0yu-Yzr6Yl1-RctuGaY5OM7syme8FLp0egCUsha5B67egmfoPrjPWewBeEihgUdaEsgnn_9aOoieoOGp5FW9j-RIiQ1KVGnCPdWXCawva4RibKBYgjnN1Gw/s400/2012-02-02_09-51-39_870.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOGxmigoHpByjIajMRagc1hFY5YGqDFHoCZHXIsB3o4snLTkYjwkAsQRl_Hd2F3X4bO8DXMcEWnl5w9u9TPutlRs1-IOK8lKReSY2iUzgWfnp1hjklZYRvMrBn8hh7KCUk_AHCzfmc7KM/s400/2012-02-02_09-51-49_267.jpg)
7 comentários:
Caramba ,
Nao tinha ideia que esses animais eram perigosos... que estrago na pick up heim?
To fora desses galhudos!
Carlos,
Tudo o que me ocorre dizer é ainda bem que não foi uma das suas Corvettes e que você saiu inteiro. O seguro cobre esse tipo de acidente?
Abs,
Luiz
Luiz,
Verdade. Sim cobre, chama-se comprehensive uma vez que não foi colision e sim acidente da natureza. O carro está recebendo novos paines hoje como as portas e o para lamas e ja vi o carro na oficina hoje.
Triste pelo carro e contente por você estar bem! Mesmo que o seguro não cobrisse, o importante é a sua integridade!
Quando vão inventar um detector de alces? Rs...
Falando sério, não seria tão complicado assim colocar chips nesses animais e colocar sensores por onde passassem; já que o estrago e o risco a vida humana é tão grande.
Abs
Que perigo hein, fala sério que bicho perigoso....importante é que são só danos materiais...e vc está bem.
Rapaz! Nunca imaginei que um alce fosse tão perigoso. Mas também, ser atingido por dois a uns 70 km/h (e como correm esses bichos!!!), não é brincadeira. De fato, se fosse um carro comum, o estrago seria terrível...
Assustador!
Ainda bem que tu estás inteiro e ainda deu pra salvar a Silverado.
Postar um comentário