![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJAe6-eL5tOl7HXHkxmpgrvR52UU2ImsIFYSBRvJjPh0qmLJcrvWIYT4SyaELVXGGtU_9UE3UInH1G0Nw2uhE8d-uHp7mmkDMMP7PSAU6tULWYCPKawrKwBjaFic8HMAXjuU7bVMlfC_I/s400/Corvette_FX+.jpg)
Ao restaurar um Corvette, ou trocar a roda do mesmo (sendo original ou restomod) é importante saber qual é o offset correto. Na verdade, isso é muito fácil de se calcular como vamos mostrar.
A Fabiana T da MMXRodas nos pergunta o seguinte:
Olá Carlos, muito obrigada pelo pronto atendimento!!!
Você saberia me dizer o Off Set da roda para uma Corvette 59 ?
Sei que é OffSet negativo, mas gostaria de saber o tamanho aproximado.
Novamente agradeço sua atenção!
Fabiana
A figura a seguir, ilustra o que são as medidas (em inglês) na roda para poder usar o cálculo.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZA1TIdC2iRdWPkeeOf06cRKaVVjv8jPzG1wTyyTRig3KCKsinG7YEQFrX5CfAK4a-oMbHqqPoK59GtYn6cURkX0zd5ivVWFjQ3668ocsPQRmv-gxv3gmQ9zymYZexCPl0oiJSng443kI/s400/wheel-offset-large.jpg)
Fabiana,
Obrigado pelo email, tenho certeza que essa dúvida é comum para os demais colecionadores, então aqui vai a receita do que fazer.
- Meça primeiro a largura total da roda (você deve ter já em polegas, então apenas converta em milímetros). Vamos dizer que a roda meça 18 polegadas por 9.5 polegadas de largura.
- Agora, converta para milimetros multiplicando por 25.4mm, ou seja 9.5 x 25.4mm = 241 milimetros.
- Divida a largura da roda por dois para denterminar o ponto do meio (centerline), no exemplo 241/2 = 121mm.
- Determine a largura de dentro entre o cubo e a parte exterior da roda, isso se chama backspacing veja a figura.
- Subtraia o valor do centerline pelo backspacing, por exemplo 171mm - 121 mm = +50mm. Isso é um offset positivo de uma roda moderna, mas no seu caso vai dar negativo pois o seu backspacing (se for uma roda original de 1959) será menor que o valor do centerline e portanto vai ser negativo como disse.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjp-hu00GHkmeFGatf9SyN3XY6qbYaK2zmBLMuNJdrJCME1qcOMZjDhD2Z3DH4QUT889LxSKk3xSYQfcRqu7_ZgHDtwGAvFKno0vvcBjXvZQ92fboTWGnYDmwAS-dpcvvceBLFr662cIOA/s400/wheel-backspace-large.jpg)
Como medir o backspacing de uma roda.
Agora, em termos de alinhamento para o seu Corvette:Alinhamento para o C1 1959-1961 é o seguinte:
- Caster 2 graus +- 1/2 grau.
- Cambagem 1/2 grau +- 1/2 grau.
- Inclinação do pino mestre (King Pin) entre 3.5 e 4.5 graus.
- Toe-In (não lembro como se fala isso em portugues) 1/16 de polegada – 1/8 de polegada.
- Toe-Out em curvas: Rodas internas 20 graus +- 2 graus, Rodas externas 24 graus +- 2 graus.
O que quero dizer com +- é a variação aceitável da medida.
Espero que isso ajude.
Grato,
Carlos.
2 comentários:
Carlos, toe in = convergência.
Valeu Luiz! Como sempre você salva aqui.
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