Corvette Brasil

Maior conteudo sobre Chevrolet Corvette na língua Portuguesa.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Video: Troca da bateria do Corvette Z06


Certas coisas simples as vezes podem ser complicadas. Lembro quando compramos o Z06 e eu observei que a bateria era no compartimento de carga. O objetivo disso era fazer o carro com um peso mais equilibrado, coisa que os projetistas acertaram. No inverno não usamos o carro que está parado à meses. Por causa disso, ligamos o carro regularmente mas recentemente compromissos me obrigaram a deixar o carro sozinho por semanas descarregando a bateria. A bateria desse carro não deve ser carregada, assim obtivemos uma nova para ser trocada. Devido ao tempo, resolvi fazer eu mesmo algo que me pareceu bem simples, porém estava enganado.




Para ter certeza de estar seguindo o procedimento correto, peguei uma cópia de como fazer na concessionária que levo o carro, são três páginas que estamos incluindo aqui. Mas para começar, qual é a bateria original desse carro? É uma AC Delco modelo 90-6YR que tem as seguintes características: Professional - 6 Yr-Battery]; 2DR; Use vent tube 10344851; Battery is vented to outside of vehicle; ; Top post-Battery CCA rating 600; 90 BCI; 0600 CCA. Notem que a bateria é ventilada. Na foto acima tem um cano conectado na bateria para que os gases não entrem dentro do carro.


Além do cano de ventilação do lado direito na foto, há do lado esquerdo uma pequena tampinha que não está descrita no manual de instalação à baixo. Assim é importante tira-la e recoloca-la na nova bateria. Mostramos isso no video.


Existe também o procedimento da ordem correta de como desconectar os polos. Isso pode ser visto no video e nas 3 páginas da GM.



O grande problema da bateria é que o manual não diz como tira-la. Digo, aparentemente parece fácil mas com os cabos e as mãos não cabem no compartimento. Tentando tirar a bateria, esmaguei a mão esquerda e por sorte não quebrou. Porém, fiquei uns dias sem poder usar e a medicando com gelo periodicamente. A solução, depois de ter apanhado uns minutos tentando tirar a bateria e machuando a mão, foi usar um pouco de ingenuidade. Assim, pegando dois cadarços de botas fortes e passando por cada lado da bateria pude iça-la e retira-la do pequeno compartimento.


Depois foi fazer a operação oposta, içar devolta a nova bateria.


Notem aqui o pequeno pino que encaixa no outro orifício esquerdo de respiro da bateria. É importante retira-lo da bateria velha e recolocá-lo na nova que vem sem. Se isso não for feito, os gases da bateria irão entrar no habitáculo do Corvette.


Missão comprida e o carro de volta. Vejam o video para conferir mais explicações e abaixo segue as três páginas do procedimento de como trocar a bateria do Z06, cortesia da GM.








2 comentários:

Julio Cezar Kronbauer disse...

Espero que, um dia, tenha que passar o mesmo trabalho que você teve...

Lindo carro!

Abraço!

Luiz disse...

Essa bateria deveria ter uma alça ou coisa parecida.