![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjAfaq_Dj_bgfeHgmE0GfiTXvMxIfiUrVQohab1_SAkxsMAtjyJ5fDVOMC1lqVtN55yC-iMTN2Z1awE5bDGH0jKHETIT3C1W7RybfGLIk0Y5F_zXmMw9TEZ_Py1S7VDzt8qDlc-HDh1mzts/s400/XKE_5.jpg)
Como alguns de vocês sabem, sou grande entusiasta e admirador da Jaguar. Quando novo, apreendi muitos sobre esses carros, e tive o privilégio de andar em todos incluindo o primeiro carro que Sir Lyons fez o SS-1 (antes de se chamar Jaguar). Quando há a oportunidade de matar a saudade com um desses felinos não penso duas vezes. Além de tudo, o Jaguar XK120 foi a inspiração que resultou no Corvette.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgSk0NTifwtaeIREsvPDiXHprr_FL6Qu9dLlrJcuoABk-lSy2l1P8Jon7uOfgcyscUaX1yPVY5PQ1jQ6JPbcgd0ORZeBiAEZbzYm_S8cMG0lr6KXMEpm2CAuWBhtgmm6xQbmlCavmQtZxCa/s400/XKE_1.jpg)
O Jaguar E-Type é talvez um dos designs automotivos mais belos já criados. Inspirado nos carros de competições C-Type, D-Type e no raro e belíssimo sobrevivente XK-SS, o E-Type tinha como missão ser um grand tourer de dois lugares com versões conversível e coupe.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoD2IgZGIhNN0E572EZTvYueWulih_gcP0R0lJS5UeNE4XQnaQ_OEuHLWMZCCE5ZwPYK_mJDxKUB-Mgdxcv3BaV6neZZ8K0QmYhA1k8N_e3CsCp3d2HJps1CEnFEZjeRfFJwMuf80thGVS/s400/XK-SS.jpg)
Para não deixar de mencionar uma curiosidade, ao ver o E-Type pela primeira vez, Enzo Ferrari disse à imprensa: "O carro mais belo já feito." Além de todo o pedigree da marca Jaguar e da aprovação de Ferrari o carro em si tinha pontos bem positivos a seu favor: era belíssimo, preço acessível frente à seus concorrentes e tinha uma ótima performance. Uma receita que provou ser vitoriosa nos anos 60.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiKj1ZYuUAqdxF8ca7glc7yJcsiCCHvESrcZEyRO9MNg9f_RDqxh92-Ql-eJU3qYV4Jh2OIIZCEvaomnZ_DY04mX3JpQnT56GO4ZpCKT07MpxZaAYc4iRmtFaKajCWB4QT-I9HR04a3gksm/s400/XKE_7.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzy6lHf8z8bZ3WZijk_KyM1kzcKklHz8q0Y5cLkl4u29ZJWEPGh2-onJAfwj7LBOtTxfQloyj7_JlR4WNx_3-20UsasDebcAwaIpF-EojPKlc6kbHiXbCSPYDkzRJms0FKDjkv3nfWkhOj/s400/car_photo_266415_25.jpg)
Os primeiros carros, além do motor XK de 3.8 litros, vinham equipados suspensão independente traseira com molas helicoidais, freios à disco (poucos carros tinham essa invencão da Jaguar na época) hidráulicos e câmbio de 4 marchas sem sincronizada na primeira marcha.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgK0qtZbGCX9eB6OtD5AKbb4ZjoVx42KW2Zhk1FrXOmZH5TOdxHZHiiBwyLf8R_guUl48Upi520jOIAp0WyO_1Z4MVBAki2aHqNl11JZygNunQTrIAFxKbduWHiDpw6OIDIuZzS6oKYwEDY/s400/XKE_2.jpg)
O E-Type série I (1961 à 1968) pode ser facilmente indentificável por ter faróis com cobertura, escapamento duplo abaixo da placa, faróis traseiros e sinalizadores acima do parachoque e uma pequena abertura "boca" de radiador. Na minha opinião é a série mais bela e pura do E-Type. Como podem ver, na foto, esse E-Type drop head é um série I.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7lLPKrowpHExm6OdxR5AoaigCKzg6w3jeBXzS0BlsKt5J59v1_35ALSm7nF_mPCZJk3O8onXdwVWgf-Hl9S7SpBl_cZJTe5l1I-fEKmJ85klWyx52fse-jdEZJZTT_IghwPBDEV5LY8NA/s400/XKE_3.jpg)
Na série II (de 1969 à 1971) o carro difere estéticamente por fárois abertos sem cobertura, parachoque traseiro involvente, sinalizadores dianteiros e faróis traseiros posicionados abaixo dos parachoques e uma boca de entrada de ar maior com um radiador com duas ventoinhas elétricas que foi uma lição apreendida com os clientes da ensolarada Califórnia. No série III (1971 à 1975) tivemos a triste introdução do motor V-12 que viria equipar o sucessor XJS, os chassis eram maior para acomodar o layout 2+2 de assentos, rodas e pneus modernos e lanternas diferenciadas. As versões Americanas tinham horrendos borrachões de proteção nos parachoques cromados.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJe-DvikhddZ8YdBjhT_GznxbGtPh2qP-Bda2U4yxEKDK6gLtSWawhKwrdzNbbEAly9IeIx1PyX2AwhSpWyIhxg_odYjfOrTl1PslorDiRPKqv_lyyNlgzeqS0AvUQP1a3rNpkXpAwtRUA/s400/XKE_4.jpg)
Mas voltando ao carro tema desse texto, não há nada mais prazeiroso que guiar um série I com o ronco do motor XK em linha 6, o cheiro de óleo misturado com o couro Jaguar. Na minha opinião a melhor versão do E-Type foi a drop head, os coupes me agradam apenas na série I e mesmo assim acho que o desenho mais harmônico é do conversível. O dono, descobrindo meu passado com Jaguar, pediu para que eu experimentasse o carro nas ruazinhas de montanha de Midway. Você diria não à um pedido desses? Eu certamente não. Poderia escrever páginas sobre o E-Type mas infelizmente o tempo não permite. Talvez no futuro visite o tema novamente mas por equanto fica aqui a lembrança do passeio nesse belo série I.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgS_LuW06gx-ARofNfAOSQTvcQIcH-_dbFxJIfC7vT1XDV_aK87dYAeG4mwOQdqJGv8OhH4euOuP3XXrWVyCkabdZCIRGvECZogDZbsBLiH995DbFP6vMcxhUZNTma7xvrQck06huONKu8P/s400/XKE_6.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg83mwjLVWKxfgkw0M4J4X34FOcbM5mRxVpI49iOIiozAb0gbIeq8J9uYMxx2LjnHX4Af0OFQEZosmJOhYVTnMOo07CYoU1YPCiCgiW1PEVpR8UNqrodBpE-9KK58hCTHXFfH-NDwgEj9qJ/s400/XKE_7.jpg)
Mas que esse carro é belo é apenas pouco para ele.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-3xiKJdVyQntDGTH1HHXNYrUToOrnKmthlh3QwJwHoKDrBLF182xMKY7-WhjDm2C6gIrkUO_XZxNZ-vo9vO9dK7Facb5eEk7DjqJGsDf9yIDAtHyWfUqCRA6h_uk7ZWAgr7DpM-NAnvOx/s400/XKE_8.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJoE-svwxZhE27M6Su7JLldnTgauRZYrXKFf5ctcGGgsvdykYVoJdR6Jeg1b96lsNsrDyEkzP63qms5BBF7wbtLPA8nngoIb0-q9tNy_D_pWQ3sKkci5l3mB7czJV1uzhvCXqrwlWrBBKo/s400/XKE_9.jpg)
Nada como brincar com um E-Type por Utah. Além de termos passado o final de semana nesse resort Suíco belíssimo, equanto minha esposa curtia o spa eu estava fora curtindo o tipo de exercício que faz bem para minha alma entusiasta: um belo E-Type como Sir William Lyons tinha planejado. God save the Queen and the Jags!
3 comentários:
Eu fico aqui imaginando o teu "sacrificio" em andar neste JAG...parabens
Foi duro mesmo Francisco.
Eu também sou fã do Sir William Lyons!!! Ele começou fabricando Side-Cars para motos!
Tenho um livro sobre a Jaguar até o XJ-220! Se precisar de algum detalhe me pergunte q eu vejo para vc! O série3 exportado para os EUA tem aquele horrivéis pára-choques absorventes de impacto devido as leis americanas que haviam mudado.
Assino embaixo de tudo q disse, E-Type revolucionou os esportivos e a Série 1 é a mais incrível! Para mim compete cabeça a cabeça com o XK-120 pelo posto do melhor Jag esportivo de rua.
Apesar da falta de criatividade, tb invejo essa vida dura q vc leva! KKKKK, abraços!
Postar um comentário